Pular para o conteúdo principal

ALBEARTES - 18 ANOS DE EXISTÊNCIA

Novo Livro de José Bruno
dos Santos
No último domingo (08), foi o aniversário de 115 da cidade de Floriano  e ainda com muito júbilo foi festejado os 18 anos de existência da Academia de Letras e Belas-Artes de Floriano e Vale do Parnaíba – ALBEARTES.

Compareceram muitos convidados e um grande número de Acadêmicos. Foi também o lançamento de mais uma obra do imortal José Bruno dos Santos que é Presidente da Albeartes, cujo trabalho leva o nome de COLETÂNEA DE CAUSOS E CASOS. De seus nove filhos compareceram seis, e compareceu um de seus netos que também é acadêmico da Albeartes.


A Acadêmica Cândida Goes fez uma saudação aos presentes e fez uma dissertação desde a fundação da Albeartes aos dias de hoje, inclusive citando nomes dos patronos e sócios honorários. Vários acadêmicos se pronunciaram em torno das festividades, inclusive Sebastião de Oliveira Rosal, pessoa simples que também tem dado sua parcela de contribuição para a cidade de Floriano.

A ALBEARTES foi fundada em 08 de julho de 1994 por iniciativa de um grupo de intelectuais, sob a inspeção de Herculano Morais Filho, José Milton de Deus Fonseca, Heitor Castelo Branco, José Fortes e João Carlos Ribeiro Gonçalves, que foi o primeiro presidente da Academia onde presidiu por 3 anos.
O atual presidente da Albeartes José Bruno dos Santos está muito satisfeito com o quadro de acadêmicos e falando sobre a festa de aniversario da entidade, disse que se sente muito feliz inclusive com o lançamento de seu novo trabalho. A Academia é composta por 40 acadêmicos, 78 sócios honorários e 18 sócios beneméritos.
Fonte: florianonews.com


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite