5/22/2006

GINÁSIO PRIMEIRO DE MAIO


O belo hino de um dos mais queridos colégio de nossa cidade, o GINÁSIO 1º DE MAIO, começa assim: “Nosso Ginásio 1º de Maio.....”, que comemorou este ano 49 anos de fundação, muito próximo do Jubileu de Ouro no próximo ano.
Falar do 1º de Maio, por exemplo, é lembrar da inesquecível diretora MARIA HELENA SIQUEIRA, que muito nos ensinou, com sua simplicidade. Tinha espírito de liderança dos mais incontestáveis.
Grande parte da nata da sociedade florianense estudara no Primeiro de Maio; existe, até, quadros demonstrativos das turmas do passado, com fotografias, expostos nas salas principais dessa tradicional instituição de ensino.
Nos anos sessenta, esses festejos eram realizados no famoso Campo do Artista, com muita barraquinha, vendendo de tudo: alfinim, pirulito, quebra-queixo, chapéu-de-couro, algodão-doce, frito, passoca, castanha, tudo cazeiro. Era uma festa!
Nos aniversário do colégio, tinha que se ensaiar com bastante antecedência, era uma festa. A turma se reunia no pátio e ficava aquela algazarra: gritos, brincadeiras, um empurra-empurra, coisas de estudante, mas quando alguém avistava a sua aproximação para fazer a chamada era um espetáculo, todos paravam de fazer barulho e ficávamos inertes, como uma presa fácil. Aquele ritual era encantador, mas havia um momento hilário. Quando chegava na chamada do 4º ano do ginásio (hoje, 8ª série), tinha um aluno que todos esperavam dona Maria Helena o chamar pelo nome de batismo e ele, quebrando aquele gelo, respondia bem alto: CAÇULA; parecia combinado, mas não era; ele conquistou aquele espaço perante a autoridade, era um momento de êxtase, e até, principalmente a diretora, sorria; era uma festa!
Havia, também, o famoso Pau-de-Sebo: o sujeito quando conseguia subir na ponta para apanhar a grana, pega o cacho de banana, jogava distante, para enganar a negrada e, depos, pernas pra que te quero: se mandava com o dinheiro.
Jamais esqueceremos!
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Foto do Colégio tirada a partir da inspiração de nosso repórter César Augusto

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...