Pular para o conteúdo principal

CINE NATAL I


O velho Cine Natal era Situado na avenida Álvaro Mendes, hoje avenida Getúlio Vargas, onde atualmente funciona o Mercadão das Malhas.
Era de propriedade da firma Bento Leão & Cia, que tinha como sócios os senhores Bento Leão e Costa e Honorato Drumond de Carvalho.
Fora inaugurado já com filmes falados em 15 de junho de 1937 com a película - AMO TODAS AS MULHERES, com Marlene Dietrich.
O primeiro projecionista (operador) do velho Cine Natal fora o senhor José Barreto, que também montara as máquinas. Por quarenta anos tivemos outro operador, o senhor José Maria de Araújo (Zé Pequeno), até o seu fechamento.
Em 1952 houvera uma reforma completa, vindo a máquina da cidade maranhense de Carolina, quando então fazia sucesso a marca cinemascope.
O Cine Natal funcionara até o dia 31 de dezembro de 1988 e a última película projetada fora um lemantável pornô brasileiro.
Hoje, esse prédio encontra-se totalmente descaracterizado, ridículo, horroroso e sem a mínima inspiração criativa, desrespeitando, até, as suas antigas características e detalhes.
Seria de suma importância se o proprietário atual pudesse rever, mudar, alterar, resgatar a frente desse belo monumento arquitetônico de nossa cidade, que em outrora fazia a alegria dos amantes do cinema.
Chega de tanto consumo!
.......................................................................................................
Fonte: Floriano de hoje e de ontem / Teodoro Sobral Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite