5/20/2006

CINE NATAL I


O velho Cine Natal era Situado na avenida Álvaro Mendes, hoje avenida Getúlio Vargas, onde atualmente funciona o Mercadão das Malhas.
Era de propriedade da firma Bento Leão & Cia, que tinha como sócios os senhores Bento Leão e Costa e Honorato Drumond de Carvalho.
Fora inaugurado já com filmes falados em 15 de junho de 1937 com a película - AMO TODAS AS MULHERES, com Marlene Dietrich.
O primeiro projecionista (operador) do velho Cine Natal fora o senhor José Barreto, que também montara as máquinas. Por quarenta anos tivemos outro operador, o senhor José Maria de Araújo (Zé Pequeno), até o seu fechamento.
Em 1952 houvera uma reforma completa, vindo a máquina da cidade maranhense de Carolina, quando então fazia sucesso a marca cinemascope.
O Cine Natal funcionara até o dia 31 de dezembro de 1988 e a última película projetada fora um lemantável pornô brasileiro.
Hoje, esse prédio encontra-se totalmente descaracterizado, ridículo, horroroso e sem a mínima inspiração criativa, desrespeitando, até, as suas antigas características e detalhes.
Seria de suma importância se o proprietário atual pudesse rever, mudar, alterar, resgatar a frente desse belo monumento arquitetônico de nossa cidade, que em outrora fazia a alegria dos amantes do cinema.
Chega de tanto consumo!
.......................................................................................................
Fonte: Floriano de hoje e de ontem / Teodoro Sobral Neto

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...