Pular para o conteúdo principal

PARA O RESGATE DA MEMÓRIA DA CIDADE

 DJALMA SILVA, O PROFESSOR E SUAS MEMÓRIAS

A chegada do Primeiro Avião
Foto: acervo Teodoro Sobral Neto
Chegada do primeiro em
Floriano - 1934

Em 1934, deu-se em Floriano um grande acontecimento, a chegada do primeiro avião. O fato teve lugar em 14 de julho, com a esticada até a cidade de um aparelho do CAN - Correio Aéreo Nacional, que fazia a linha Fortaleza / Teresina, comandado pelo Capitão Neto Macedo.

A Prefeitura administrava o campo de pouso no Meladão na previsão de que a linha do Correio Aéreo Nacional fosse estendida até Floriano. E antes que os vôos fossem autorizados, o doutor Teodoro Ferreira Sobral, então prefeito do município, conseguiu a vinda oficiosa do aparelho.

Ficou estabelecido que, acertada a hora da saída do avião de Teresina, a população seria avisada por meio de foguetes (1). E, assim, aconteceu.

Pouco depois das 13 horas estrigiram no ar. O comércio fechou suas portas. As escolas e representações também. Uma grande massa de pessoas acorreu ao Meladão usando os mais diferentes tipos de transportes. Muitos indo mesmo a pé.

Eu fui de jumento. Um lerdo animal, emprestado por José Leonias, marido da minha tia Joana (2). O jegue, mesmo, verdadeiramente, um "orelhão" ou "filósofo" no dizer do povo, não era de nada. Deixando a sua vontade, mal trocava os passos. Picado de esporas e surrado de chibata, apressava-se um tiquinho e voltava a trocar  os passos me irritando.

Assim, fui até o campo onde cheguei nervoso e cansado. Mais ou menos às 16 horas o aparelho sobrevoou o rústico campo (3) e pousou na pista arremetendo contra o povo que imprudentemente havia convergido para a pista para ver melhor. Um dos imprudentes acenou desesperadmente com as mãos e a população recuou um pouco, dando passsgem ao barulhento avião, que lá adiante parou. Uma poeira infernal, escura, a ssistência para a orla próxima da mata, mas logo depois ela voltou a cingir o aparelho já de hélices paralizadas.

Após pequena demora, o avião alçou vôo. A linha regular só tempos depois seria estabelecida.

NOTAS EXPLICATIVAS:

(1) José Leonias, conceituado comerciante de nossa cidade; (2) Dona Joana, irmã da mãe do focalizado; (3) que era localizado do outro lado da Vereda Grande à direita da sede da AABB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite