Pular para o conteúdo principal

FALECEU O ILUSTRE ZÉ VENÂNCIO

Faleceu em Brasília (DF), uma das figuras ilustres da cidade de Floriano. O lendário Zé Venância, babeiro por muitos anos e protagonistas de histórias que são contadas pelos florianenses com satisfação, como exemplo, não perder um velório e colecionar gravatas, uma das peças que faziam parte do seu manequim diário.

José Venâncio estava na capital federal em tratamento de saúde. As primeiras informações sobre a morte de um dos grandes carnavalescos do município começam a chegar à cidade.

Por muitos anos o barbeiro José Venâncio trabalhou num local nas proximidades dos Correios, à Avenida Getúlio cargas, centro da cidade florianense. O período festivo de momo em 2012, não terá um dos “Ingratos” num dos blocos que é história na festa numas das maiores festas populares do Brasil.

Fonte: piauinoticias

Veja o video:

http://www.youtube.com/watch?v=y4WIx_vRRMc

Em tempo:

Na foto acima, observamos o Zé Fernandes, um dos alfaiates mais conhecido  e renomado da cidade, Zé Alberto ( o Dito, filho de Francisco Borges e de dona Cirene ) e o mais antigo barbeiro de Floriano em atividade,o nosso querido Zé Venâncio, num domingo, quando fazíamos um roteiro pelo centro da cidade no ano de 2010.

Comentários

Chico Kangury - Teresina disse…
Zé de VenÂncio, uma figura impoluta, nobre, amigo, alegre, brincalhão,operário dos bons, tinha uma bicicleta, que é, ou já foi famosa. Meu coração chora este momento, a sua família, seus amigos, que me conhecem,sabem o respeito e o amor que tenho aqui dentro de mim, por ele e pelo seu pai. Amigo da minha família, amigo de todas as horas. As lembranças que tenho dele e do seu pai são bem vivas, no meu viver. Quantas vezes viajei para Floriano,e jamais deixei de passar na Barbearia do Zé de Venancio só para dar-lhe um abraço, saber das notícias e cortar o cabelo. Que o GADU, ilumine o seu caminhar com os resplendores da Luz Divina, ELE o proteja e o guarde sempre à sua direita até o dia do ajuste final. Gostaria de saber se o sepultamento vai ser em Floriano ou Brasília. E quando ocorre!

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite