Pular para o conteúdo principal

MALHA RODOVIÁRIA


Em cinco anos, entre 2006 e 2011, o Piauí quase duplicou a extensão de rodovias estaduais pavimentadas, crescendo de 2.698,10 quilômetros para 4.732,34 quilômetros em extensão. O valor dos investimentos executados no ano passado, relativo à pavimentação de rodovias, somaram R$ 76,387 milhões, em construção de pontes R$ 885,7 mil e em conservação de rodovias R$ 1,535 milhão.

Somente em 2011, foram pavimentados (ou revitalizados) mais de 700 quilômetros de rodovias estaduais, com destaque para os trechos de Floriano a Itaueira, José de Freitas a Cabeceiras, Picos a Bocaina, Itainopólis a Vera Mendes e Curimatá a Parnaguá.

Desde o começo de janeiro, vários trechos com pavimentação concluída foram inaugurados pelo governador Wilson Martins, com destaque para os 32,4 quilômetros da PI-110, ligando a sede do município até o entroncamento com a BR-222, em Alto Alegre, entregue no dia 22 deste mês. O asfalto desse trecho custou R$ 9,2 milhões, oriundos de convênio do Governo do Estado e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O governador e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER), Severo Eulálio, também entregaram agora em janeiro a restauração da pavimentação asfáltica da PI-143, nos trechos entre Oeiras e Colônia do Piauí, obra orçada em R$ 3,5 milhões. O trecho de Colônia do Piauí a Simplício Mendes, orçado em R$ 11,657 milhões, está em andamento.

O Piauí tem 4.732 quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas contra 2.429,50 quilômetros de rodovias federais asfaltadas e pouco mais de 52 quilômetros de rodovias municipais com pavimentação asfáltica.
Em 2011, foram concluídos 294,4 quilômetros de trechos com pavimentação; 234,4 quilômetros de trechos com restauração; 1.216,7 quilômetros de trechos de conservação com revestimento primário e manutenção de rodovias (roço, drenagem, tapa buraco e sinalização). As obras concluídas beneficiaram uma população estimada de 795 mil pessoas.

O valor dos investimentos executados em 2011 relativo à pavimentação de rodovias está em torno de R$ 76,387 milhões; em construção de pontes equivalem R$ 885,7 mil e em conservação de rodovias somam R$ 1,535 milhão.

Já em relação às obras em andamento, existem 350 quilômetros de trechos com pavimentação; 380 quilômetros de trechos com restauração e 160 quilômetros de revitalização de rodovias com microrrevestimento asfáltico, além de 101,7 m de pontes em construção, obras que deverão beneficiar 891.399 habitantes.

Algumas obras paralisadas – por pendências de ordem técnica, jurídica e/ ou orçamentária – estão sendo retomadas. Ao todo são 324 quilômetros de trechos a serem pavimentados e 380 metros de pontes a concluir. A conclusão destas obras poderá beneficiar 65.076 habitantes.

Fonte: noticiasdefloriano.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

Tempos de Natal

  Fonte: Dácio Melo (filho de Mestre Walter)   Véspera de Natal. Os mais velhos sentados na porta, todos animados conversando e os meninos ao redor sentados na calçada. E o Papai falou bem alto pra " todos ouvirem": - Ô, Inhá, é verdade que Papai Noel num visita minino  que dorme tarde na noite de Natal?  - E mamãe disse  "eu ouço isso desde que era pequena. É verdade" . Num demorou muito a molecada foi se levantando, passando as mãos  no fundo das calças e saindo de mansinho pra estebungar no fundo da rede. De manhã cedinho, era todo mundo revirando a cabeça pra debaixo da rede. Todo mundo ansioso pra saber o que Papai Noel deixara pra gente!  A rua amanhecia cheia de minino! Uns chutando bolas zeradas, outros puxando carrinhos pelas calçadas, alguns sentados  na calçada estirando as pernas pra mostrar os chinelos novos e os tiros de revolver de espoletas. Tudo isto ao som das notas amalucadas do violão do Tete! Ahhh, tempinho Bom!

Natal Retrô

Colaboração: Dácio Melo No início do mês de dezembro o clima mudava, o tempo mudava, no ar a expectativa pelo aniversário de Jesus!  As pessoas tornavam- se mais fraternas e mais alegres. E a meninada ansiosas pelas festas, bolos, bombons, refrigerantes, q-sucos supercoloridos, mas os brinquedos, ah os brinquedos! Eram o motivo maior da ansiedade.  Nossos sonhos giravam em torno da chegada do Papai Noel. O que será que ele vai trazer pra mim..... nas rodas de conversas todos falavam de suas preferências.......ah se ele me desse uma bola, daquelas boas que duram bastante.....eu queria um revolver de espoleta..... já eu queria uma caçamba, que aguenta carregar barro, areia e pedra.....eu me contento com uma havaiana amarela.  No dia 25 todo mundo acordava bem cedo e virava a cabeça por baixo da rede com o coração disparado de emoção pra ver a surpresa que Papai Noel deixara para nós! Fosse o que fosse, todos saiam a mostrar uns para os outros o que o bom velinho tinha nos d...