Pular para o conteúdo principal

Fatos e Fotos

 Casas Daher

"As CASAS DAHER, quando chegou em Floriano, segundo relembra o nosso historiador Sady, "se instalou no antigo CINEMA,C INE  ITAPOAN, negociaram  por muito tempo naquela Rua repleta de Comércios, quase todos, ou a maior parte de Sírios, outros Sírios libaneses, a loja cresceu  seu espaço  tornou-se  pequeno.

Procuraram é encontraram, um antigo Casarão  na praça  do mercado (foto), canto com a Rua Castro Alves, ali construíram  um prédio  em todo o comprimento do terreno, fazendo  uma grande Loja com espaço  suficiente  para expor suas novidades, isso por volta de mais ou menos sessenta e seis, trazendo  de Recife seu  gerente, AGUIAR, conheci  na Maçonaria  por volta de 1968, com que mantive sempre um papo Fraternal, a DAHER, precisava expandir  aí criou uma filial em São  João  dos Patos, essa loja  sobreviveu por muitos tempos, aí  perdi  o meu contato com o AGUIAR,César, é  tudo que sei."

Continuando Sady finaliza "Janclerques, como disse já  algumas vezes  ao grupo ter pertencido  ao  INTERACT  INTERNACIONAL UM SEGUEMENTO DO PRÓPRIO  ROTARY, PARA JOVENS, estava numa sessão  do ROTARY, em um dia de semana, dia de reuniões  ordinária  sempre com um jantar, estava sendo presidida pelo eminente Presidente, Sr.  ABÍLIO  NEIVA, quando anunciava o nome de um Senhor de boa idade, entre seus trinta anos mais ou menos Sr. DAHER  tecidos, estava chegando em nossa cidade para em breve  abrir  uma filial  de suas  lojas em Floriano, e foi feito uma saudação  de boas vinda do Rotary, pela chegada  dessa loja, que com certeza  geraria, emprego e rendas para nossa Floriano".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite