3/01/2024

Fatos e Fotos

 USINA SÃO FRANCISCO

Segundo o nosso amigo e historador Sady, "conheci a Usina São  Francisco, bem aí  na Avenida Esmaragdo de Freitas, na beira rio, pertencia ao GRUPO EDMUNDO GONÇALVES  E COMPANHIA, era uma época que incentivava a agricultura de Subsistência  a produzir, com o fixamente dessa indústria Algodoeira, a economia no interior despencou, sem falar  no desemprego, na falta de frete para os caminhões. 

Foi uma época  difícil, as grandes tecelagens do Brasil, importava o fio, da Turquia, Índia  e outros países produtores, chegando aqui no Brasil  por um preço  competitivo, como foi também  o óleo  de Babaçu, sendo substituído  pelo óleo  da PALMA, para quem não  conhece, é  o DENDÊ, produzido na Ásia  em grande escala de produção  mais barato, isso é  a lei  da concorrência.

Continuando, Sady exalta "meu caro César, nessa época  as Indústrias  entravam  em colapso, uma da maiores indústrias  do Nordeste  parou também  pela concorrência, muitas fábricas deixaram suas portas. Elas produziam o óleo  bruto, o fardo de algodão, enquanto  as indústrias  de transformação, ditavam seus preços, a pequena e a grande INDÚSTRIA, não  tinha como sobreviver.

Foi a época  das IMPORTAÇÕES de países  pobres chegando aqui com preços  bem mais competidor, assim é  o sistema capitalista, o importante é  o lucro cada vez maior".

Para o nosso amigo Cesar, de Antonio Sobrinho, o nosso amigo Sady "excelente amigo, sua memória é privilegiada, participou ativamente dos anos inesquecíveis da nossa querida Princesa do Sul.

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...