3/13/2020

Retratos de Floriano

CASA LÚ
Casa Lú na década de 1910

Mais uma vez, o professor Luís Paulo vem nos expor uma de suas crônicas de seus flagrantes, onde explica sentimentalmente "o que foi uma das maiores casas comerciais da cidade de Floriano nos anos de 1910, a famosa Casa Lu de Luiz Fernandes Ribeiro Gonçalves, figura da tradicional família Ribeiro Gonçalves.

Esta casa comercial, segundo fala o professor, era localizada onde funcionou por muitos anos as Casas Pernambucanas e atualmente é a loja Lar Paraty.

A movimentação dessa empresa comercial era muito grande, especialmente por vender produtos importados da Alemanha, França e Inglaterra. Nas vendas em geral sua especialidade era tecidos estrangeiros, estivas, ferragens, louças e mercadorias de bazar. Além disso mantinha um departamento de exportação de gêneros para a Europa, principalmente.

Com a morte de Lú Ribeiro, como era mais conhecido, esse grande estabelecimento comercial não fechou as portas.. A viúva dona Josefa Ribeiro Gonçalves ficou à frente dos negócios por muitos e muitos anos, desempenhando com grande conhecimento essa casa comercial que marcou época em Floriano. Como curiosidade, o tão conhecido senhor Conrado Andrade Sobrinho, mais conhecido como o seu Andrade, foi balconista dessa loja quando ainda era muito jovem.

E, finalizando, o professor diz que o edifício, hoje, passou por modificações, contudo ainda guarda alguns traços do passado. A famíçlia Ribeiro Gonçalves ainda é proprietária do imóvel na pessoa da nossa estimada Lourdes Ribeiro Gonçalves, filha de Lú Ribeiro e Josefa Ribeiro Gonçalves".

Fonte: Flagrantes de uma cidade 1997/Luís Paulo

Nenhum comentário:

O Silêncio de um homem

    (Crônica dos Anos de 1990) Extraído do livro: Flagrantes de uma Cidade (Luís Paulo de Oliveira Lopes. Quem é esse homem? De onde veio? Q...