3/10/2020

Retratos de Floriano

Praça


Fonte: Flagrantes de uma cidade 1997/Luís Paulo

Praça

Dentro do contexto das divagações do cronista e professor Luís Paulo, nesse flagrante especial ele exalta  uma tomada telúrica, e diz com realce "um interessante flagrante da nossa cidade, num tomada que mostra um trecho da praça doutor Sebastião Martins."

Mais a frente, expressa o professor, "vemos antigos casarões e sobrados de épocas passadas. O primeiro, à direita, pertence à damília Atem - Adala Atem. Adiante, na esquina, com letreiros, o prédio onde funcionou o antigo Cine Teatro Itapoã."

Seguindo nessa mesma emoção, o nosso saudoso Luís Paulo, diz que "nesse local morou, há mais de cem anos atrás, o primeiro imigrante sírio aqui chegado, que foi Antun Zarur. Mais adiante, o imenso sobrado de Salomão Mazuad, hoje restaurado, e que é um dos belos exemplares da arquitetura antiga da cidade. À esquerda, o prédio onde, por décadas e décadas, funcionava a loja Salomão Mazuad, um dos grandes comerciantes de Floriano já falecido".

Finalizando, o poeta florianense diz que "vale realçar que os edifícios estão preservados, mostra que há um interesse em mantermos as imagens do passado e dizermos ao futuro o que foi esta cidade, antigamente." 

Nenhum comentário:

O Silêncio de um homem

    (Crônica dos Anos de 1990) Extraído do livro: Flagrantes de uma Cidade (Luís Paulo de Oliveira Lopes. Quem é esse homem? De onde veio? Q...