12/27/2019

Retratos de Carnavais


BLOCO TIETE DO SAMBA – MAIOR BLOCO DE RUA DO PIAUÍ!

PRESIDENTE: José Luis Lopes Lima
Fundação: novembro/1985 – Ensaios: Clube 21 de Março

PADRINHO: Emídio Nonato

BATERIA: Com 80 componentes

COLABORADORES: José Luis, Emídio Nonato, Joaquim Ferreira, Profº Luna, Gonzaga, Raimundinho, Luis Carlos, Júlio César Araújo, Jair Marques, Ivana de Chico de Patrício, Veloso da Eletromóveis, Carlinhos, Dorival...

Desenhista das camisas e slogans: Expedito Júnior – In Memorian.

Compositores: João Raimundo, Hélio Ferreira

Idéia foi para resgatar o carnaval de rua e Floriano, o carnaval na época estava meio pra baixo. Saia da Praça do Estadual às 15:00, rua Assad Kalume, rua Gabriel Zarur, Av. Bucar Neto,  Rua do Amarante, até o Bar Fundo de Quintal, de Afonsinho e Gilza. Ficava esperando a hora de desfilar na Avenida Getúlio Vargas. Um detalhe o Bloco Tiete do Samba, solicitava ao prefeito para sair em 1º lugar, assim chamaria  atenção da população para facilitar o resgate do carnaval que passava por momento de decadência.

1985 - Primeira música que o bloco saiu: da Banda Chiclete com Banana, nome da música, “TIETE DO CHICLETE”
“Oh! maluquete, de quem você é TIETE?”
A partir de 1986, todas as músicas foram compostas pelos participantes: João Raimundo, Hélio Ferreira e outros compositores  do bloco.
O  Bloco Tiete do Samba, foi considerado o maior do Piauí, por sair com mais 1.000 integrantes, todos eram padronizados, com o mesmo uniforme, camiseta e bermuda.
Sai sempre com um lema “SOS CAIS”, pois o cais estava  se acabando aos poucos, e com esse alerta, chamou atenção das autoridades.

Primeira manifestação dos “Caras Pintadas” foram os integrantes do Bloco Tiete do Samba, com o seguinte  tema:  “A FARSA DA NOVA REPÚBLICA”, com a música: “Quem, Colou se Melou”.

O Símbolo do bloco era um Olho chorando!
PRIMEIRO BLOCO A APRESENTAR UM CASA DE BONECOS, DE 8 METROS, CUJO PADRINHO ERA JOAQUIM FERREIRA!
O Bloco Tiete também foi o maior responsável pela recuperação do movimento do carnaval da Beira  Rio.

Inclusive vários tietistas sairam do bloco e fundaram vários blocos alternativos.
1992, foi a última apresentação do bloco Tiete do Samba, e o maior motivo da não continuação foi a morte prematura do integrante Expedito Júnior, que faleceu estava apenas 27 anos, além de participar ativamente, era o criador das dos desenhos das camisetas, lemas, slogan, etc. uma das cabeças pensante!

Floriano(PI), 27 de dezembro de 2019

Pesquisa: Adm.: César Augusto de Antônio Sobrinho

Um comentário:

bocadoinferno disse...

Tiete do Samba. Memória de muitos, inclusive as minhas. Mas a memória maior é mais afetiva é de Expedito Júnior, entusiasta do nosso Carnaval, falecido muito jovem.

S. LUNA

Semana da Consciência Negra

  A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...