Pular para o conteúdo principal

RETRATOS

Braulino Duque de França

Por - Tibério Melo

João, Dr. Braulino foi um advogado em Floriano mas a sua atuação maior foi na área da Educação. Foi diretor e professor do Ginásio Primeiro de Maio, diretor e professor da Escola Normal, diretor e professor de francês no Ginásio Estadual depois Colégio Estadual. 

Foi meu professor. Não conheço nenhuma obra dele assim, que se possa dizer que fosse intelectual. Foi meu professor de francês. Era muito mas muito rígido mesmo. Era negro,  bem alto e muito elegante. Não me lembro de Dr Braulino pelo menos sorrindo. 

Quando aparecia em frente àquela multidão de alunos ninguém dava um pio. Sua esposa, Sra. Maria do Carmo Gaze Duque de França, era uma senhora muito distinta, professora de História. Era rígida como Educadora uma pessoa muito boa. Tiveram 3 filhos, me parece, duas meninas e um menino. 

Moravam numa casa muito bonita  na  Rua Pe Uchôa. Ele tinha uma irmã, chamada Joana Duque de França, era muito gorda e envolvida com a Igreja Católica. 

Após sua morte (de Dr. Braulino), dona Maria do Carmo foi morar em Brasília. Certa vez em Brasília encontrei-me com  ela na missa e conversamos bastante e falou que seus filhos moravam no Espírito Santo. Soube que ela veio a falecer em  Brasília.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite