3/31/2016

RETRATOS

De volta para a saudade!


Voltando ao tempo, temos ao lado a famosa Sertã, Restaurante e Bar em seu mais belo estilo funcional, com dois pavimentos, época romântica e atração da sociedade florianense no final dos anos cinquenta, quando da administração do prefeito Chico Reis.

Hoje, o nosso patrimônio está sendo delapidado aos poucos, sem uma planilha de recuperação, sem uma revolução, sem uma maquete, para que possamos novamente sonhar com o futuro.

Hoje, a Sertã está com um novo prédio, moderno, bonito, mas é claro que a saudade bate forte daqueles bons tempos. 

É claro que temos gente competente, com vontade de trabalhar, técnicos que podem sugerir, opinar, criar projetos para retratar e resgatar a beleza da nossa querida Princesa do Sul.

Ainda há tempo!

FALECEU O NOSSO AMIGO TIM DE BRUNO

Grande Tim


Faleceu na madrugada de ontem, 30/03, o nosso amigo Martinho José da Silva Neto, o TIM, filho do ex-Prefeito José Bruno.
Seleção de Floriano 1969
Tim tinha 64 anos e era Economista, Servidor da AGESPISA, lotado em Teresina.

Tim, como era conhecido entre os amigos, era polivalente, antes de se formar, em Floriano, dedicou-se, na sua adolescência, aos esportes, jogando várias modalidades, como futebol de salão, volei e futebol de campo.

No futebol amador, jogou pelo Cruzeiro de Nanan (foto), destacando-se fortemente e sendo campeão de vários torneios; no volê, participou também de vários torneios da semana do esporte; e no futsal ( futebol de salão), foi onde se consagrou, jogando por vários times naqueles torneios de futebol de salão férias de  inverno e verão. Uma de suas principais características era a rapidez, o drible e a velocidade, colocando os seus companheiros na cara do gol.  
Cruzeiro 1971

O principal destaque, foi quando jogou pela seleção florianense de futebol de salão (foto), quando jogou com Cléber, Rafael (técnico), Chico Bailarina, Bolo Doce e Paulo, ganhando jogos inclusive em Teresina.

Bloco Bota Pra Quebrar
Tim participava das festas sociais, carnavais e era adorado entre os amigos. No carnaval, naquele tempo, tinha cadeira cativa no bloco Bota Pra Quebrar (foto), junto com outros vários carnavalescos de plantão.

Lamentamos, profundamente e, como sempre dizemos, partiu o nosso amigo Tim, antes do combinado, mas lá no alto, continuará fazendo suas melhores jogadas.



Cori é goleado pelo FLA, mas faz o seu segundo gol no estadual

Fonte: Cidadeverde.com

Durante o primeiro tempo do jogo entre o Flamengo x Cori-Sabbá a representação de Teresina foi dono absoluto das ações. O Cori-Sabbá, time de Floriano,  era envolvido com facilidade pela equipe rubro-negra. Ficou logo a impressão de que haveria goleada.
CORISA
Com 25 minutos o time rubro-negro já vencia por 3 x 0 e com gols de bela feitura através de Capela, Kalebe e Daniel Silva.Daí prá frente os comandados de Athirson diminuiram o ritmo, mas mantiveram o placar ao final do primeiro tempo.

Para a fase final era normal esperar que o Flamengo chegasse à goleada e com facilidade. Afinal, o Cori-Sabbá chegou a Teresina com dificuldades e com apenas 3 jogadores no banco. Pois o contrário aconteceu.

Simplesmente o Flamengo deixou de jogar e a equipe de Floriano marcou aos 18 minutos e criou mais 3 situações para marcar, além de exercer domínio no jogo.Como o alvinegro não transformou as oportunidades em gols, o Flamengo chegou aos 4 x 1 aos 47 minutos. Niel realizou boa jogada e cruzou na área para Ánderson Kamar.

O atacante chutou no poste esquerdo da meta de Alan e a bola entrou.Os torcedores rubro-negros já estavam manifestando insatisfação com a queda de produção do seu time. O gol de Kamar acalmou a torcida.

Ficha técnica de Flamengo 4 x 1 Cori-Sabbá:

Local - Estádio Albertão.

Primeiro tempo - Flamengo 3 x 0, gols de Capela aos 8 minutos, Calebe aos 23 e Daniel Silva aos 25.
Segundo tempo - 1 x 1, gols de Wállace para o Cori aos 18 minutos e Kamar aos 47 para o Flamengo.
Final - Flamengo 4 x 1.

Flamengo - Paulo Sérgio; Niel, Juliano(Ánderson Kamar), Rafael e Daniel Silva; Marlon, Robertinho, Vítor Recife(Cléber) e Capela; Kalebe e Cineuton(Caio). Técnico - Athirtson.

Cori-Sabbá - Alan; Nilmon, Wállace, Pedro e Darlan(Robert); Ánderson, Mateus, Ado e Serginho(Charles); Kléber e Cafezinho. Técnico - Vanim.

Árbitro - Karol Vinícius; Assistentes - Márcio Iglésias Araújo Silva e Maura Cunha Costa; Quarto árbitro - Júlio César de Oliveira Gonçalves.

PARNAHYBA 2 x 1 RIVER

O River não levou força total a Parnaíba e voltou com uma derrota. O Tubarão do Litoral venceu por 2 x 1. Os gols do jogo foram marcados por Luciano e Charles para o time parnaibano e Diego Lira para o tricolor.

PICOS 1 x 3 PIAUÍ

Jogando no Estádio Helvídio Nunes, Picos foi surpreendido pelo Piauí. O Zé do Povo venceu por 3 x 1, gols de Vítor Salvador(2) e Robinho. Marlon marcou para Picos.

CAIÇARA 1 x 2 ALTOS

Em Barras a equipe de Altos venceu o Caiçara por 2 x 1, com 2 gols de Gênesis.

PRÓXIMA RODADA DO CAMPEONATO PIAUIENSE

Sábado; Altos x Flamengo, Cori-Sabbá x Parnahyba e Piauí x Caiçara.
Domingo - River x Picos.
  

3/30/2016

2º Turno. Cori-Sabbá joga hoje em Teresina contra o Flamengo com um elenco reduzido

Fonte: piauinoticias.com

“Está tudo certo e devemos sair as 8:00h da manhã para chegarmos em Teresina e descansar à tarde, fazer um lanche antes do jogo e enfrentar a equipe do Flamengo. O time está consciente e preparado e esperamos que tudo dê certo no que se refere e Federação e que os jogadores estejam liberados para jogar”, externava ainda ontem o treinador.



Cori-Sabbá / Floriano - PI

Mais uma vez o time do Cori-Sabbá vai a campo com a cara e a coragem. A representação esportiva florianense teve muitos dos jogadores que disputaram a primeira fase dispensados e esses, foram liberados devido a péssima campanha realizada. O Cori joga nessa noite de quarta no Albertão em Teresina.
 
O técnico Vanin esperava que os atletas que foram convocados estivessem prontos para a partida, mas devido a documentação nenhum vai enfrentar o Flamengo na partida pelo segundo turno da competição estadual de 2016.
 
Numa entrevista gravada nessa terça-feira o treinador Vanin dizia, “estamos esperando a liberação dos jogadores para estreia no segundo turno e o Time está preparado”. Essa declaração foi feita antes da informação de que os jogadores não estavam autorizados.

O time do Cori que era para sair as 8:00h da manhã de hoje – quarta-feira-, para a Capital deve sair somente no começo da tarde, isso devido a falta de condições financeiras.


Bem! Mas, infelizmente algumas das situações citadas pelo treinador Venin não deram certo, ou seja, os treinos com o novo elenco que foram realizados durante os últimos dias, praticamente de nada adiantaram em se tratando da partida de hoje. O Cori estará saindo no começo da tarde, por volta das 13:00h e deve ir a capital com um número reduzido de jogadores.


Vanim chegou a dizer nessa terça que se a Federação não liberasse os jogadores não tinha condições do time viajar, mas apesar dessa não liberação o time vai sim a Teresina, com um elenco reduzido e tentar pelo menos um empate. Pois, se equipe não comparecer a campo deve sofrer punições e uma delas é passar um tempo sem participação em uma competição estadual que tenha o envolvimento da Federal de Futebol.


O Cori tem 11 jogadores para serem regularizados e para tanto, esses devem estar liberados para a partida de sábado que será no Tiberão no próximo final de semana.  O piauinoticas vai retransmitir a partida, via Rádio.

3/29/2016

Floriano será homenageada no Prêmio Prefeito Empreendedor

O município de Floriano estará sendo homenageado em Teresina nesta terça-feira por meio do projeto Prefeito Empreendedor. Várias liderança municipais de diversas cidades estarão presentes. O município de Floriano estará representado.
Gilberto Júnior
Numa mensagem ao piauinoticias o prefeito Gilberto Junior escreveu, “Nosso projeto foi um dos 21 classificados entre centenas pelo Sebrae Nacional. O resultado do Prêmio sairá nesta terça-feira, ou seja, numa data bem especial pra mim, pra minha família e para os meus amigos. Desde já, agradeço aDeus e a todos os envolvidos (Secretário Edvaldo, Secretário Cezar e Meire Kalume, do Sebrae/FLO) pois só a classificação já é uma grande vitória”.
A mensagem informativa do prefeito Gilberto Júnior enviada ao piauinoticias foi via WhatsApp.

Fonte: piauinoticias.com

RETRATOS

Braulino Duque de França

Por - Tibério Melo

João, Dr. Braulino foi um advogado em Floriano mas a sua atuação maior foi na área da Educação. Foi diretor e professor do Ginásio Primeiro de Maio, diretor e professor da Escola Normal, diretor e professor de francês no Ginásio Estadual depois Colégio Estadual. 

Foi meu professor. Não conheço nenhuma obra dele assim, que se possa dizer que fosse intelectual. Foi meu professor de francês. Era muito mas muito rígido mesmo. Era negro,  bem alto e muito elegante. Não me lembro de Dr Braulino pelo menos sorrindo. 

Quando aparecia em frente àquela multidão de alunos ninguém dava um pio. Sua esposa, Sra. Maria do Carmo Gaze Duque de França, era uma senhora muito distinta, professora de História. Era rígida como Educadora uma pessoa muito boa. Tiveram 3 filhos, me parece, duas meninas e um menino. 

Moravam numa casa muito bonita  na  Rua Pe Uchôa. Ele tinha uma irmã, chamada Joana Duque de França, era muito gorda e envolvida com a Igreja Católica. 

Após sua morte (de Dr. Braulino), dona Maria do Carmo foi morar em Brasília. Certa vez em Brasília encontrei-me com  ela na missa e conversamos bastante e falou que seus filhos moravam no Espírito Santo. Soube que ela veio a falecer em  Brasília.

3/28/2016

RETRATOS

OS MENINOS DAS ESTRELINHAS


OS MENINOS DAS ESTRELINHAS

Resenha de Chico Cangury (para Tibério José de Melo)

O doutor Braulino, quando diretor do Estadual, inventara uma farda, tipo, contendo umas estrelinhas, que de certa forma, indicavam a série que o aluno estava cursando. Após um treinamento da BANDA, pois era a época do desfile de sete de setembro, todo dia havia aqueles tradicionais ensaios pela manhã e à tarde.

Tudo bem, até que em uma certa manhã, após o treino, o Chicão de dona Helena, comandara uma turma, juntamente com Antonio, Poncion dentre outros. Foram, então, para o Mercado que ficava em frente ao colégio.

O certo é que quando eles estavam subindo os degraus, as verdureiras gritaram:

- GENTE, pelo amor de Deus... Cuidaaaaaadoooooo!... Guarda tudo, pois os meninos das estrelinhas estão chegando.

Foi um rebuliço danado. Resultado: demorou pouco tempo para a farda ser trocada por outra.

O LabX lança em Floriano programa de desenvolvimento em liderança voltado para jovens universitários recém-formados


Quais são os seus sonhos? Onde você quer chegar? Que impacto você quer causar na sua carreira? Essas são algumas questões que serão abordadas no LabX, um programa que terá sua primeira edição em Floriano.

O LabX é um programa de desenvolvimento em liderança criado pela Fundação Estudar, uma organização sem fins lucrativos de São Paulo, criada pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira (AMBEV, Burger King, Heinz). O objetivo da Fundação é transformar o país através de duas abordagens: Estudo, na qual ela disponibiliza bolsas de estudo para o exterior, e Carreira, através de programas como o LabX. Em 2014, o LabX chegou a Teresina, e em 2015 ocorreu o Laboratório, um programa mais completo e com carga horária maior que o LabX. Em seu processo de expansão, a Fundação Estudar agora chega ao interior do estado, promovendo edições em Floriano, Piripiri e Parnaíba.

O programa do LabX é feito a partir de estudos feitos pela própria Fundação sobre quais as características comuns aos líderes em geral. A partir de dinâmicas e de um conteúdo bastante interativo, os participantes aprendem como tirar seus projetos do papel e a adotarem posturas mais proativas, tomando a frente para realizarem o seu “sonho grande”.

O evento irá ocorrer nos dias 09 e 30 de abril. As inscrições são feitas através do link www.napratica.org.br/e/pt-BR/processos/labx-floriano-1-edicao-2016/inscricao e vão até o dia 02 de abril. O local será divulgado em breve.

Para mais informações, falar com:

Raimundo Neto: (86)999413756
Eric Eugênio:  (86)999466317

Ou através do site: www.napratica.org.br/labx

Cori-Sabbá recebe sete novos jogadores para o 2º turno do Piauiense

7 Contra Todos
Um grupo de jogadores já está em Floriano e deve atuar pelo Cori no segundo turno do Campeonato Piauiense.  Quatro dos atletas são do Maranhão. 
Os novos corisabbanos que estão de coletes preto são: Kleyton – lateral esquerdo e meia esquerdo; Kleidison- meia direita; Bruno – lateral esquerdo e o Célio que atua como geleiro.

Os de coletes amarelo são o meia atacante Elton; meia direita Israel e o atacante Matheus.  Esses são de Fortaleza.  Ainda para se integrar ao elenco está sendo aguardado o atacante Joãozinho, que virá do estado do Rio de Janeiro.
  
O time que vem sendo comandado pelo ex-jogador Vanin  treinou na manhã desse sábado e joga na quarta-feira às 20:00h contra o Flamengo, no estádio Albertão em Teresina.

Fonte: florianonews.com

Em meio a crise, ambulantes comemoram lucros na Paixão de Cristo em Floriano

Fonte: florianonews.com

Além de um belo espetáculo, a 21ª edição da Paixão de Cristo em Floriano também foi sucesso total em termos de geração de renda para os ambulantes que comercializaram seus produtos durante os dois dias do evento. Segundo o vendedor Gilberto, o lucro superou as expectativas de grande parte dos ambulantes.

“Esse ano eu senti uma melhora em relação ao ano passado. Mesmo com toda dificuldade financeira as coisas funcionaram bem”, declarou. 

Para maior comodidade dos espectadores da encenação teatral, as barracas foram dispostas em um espaço na lateral do Teatro Cidade Cenográfica, com alimentação regional, churrasco, refrigerantes e lanches variados para todos os gostos.

3/24/2016

A PEÇA PAIXÃO DE CRISTO EM FLORIANO ESTÁ NOS DETALHES FINAIS

Fonte: piauinoticias.com
Um grupo de profissionais vem trabalhado nos outros ajustes para um dos maiores espetáculos de teatro e que ocorre na Cidade Cenográfica em Floriano. peça
A Paixão de Cristo há anos vem se realizando em Floriano com a direção de  César Crispim. São mais de 350 pessoas envolvidas entre artistas, figurantes e membros da direção do espetáculo.
peça1
 “Com o espetáculo montado estamos nos ajustes e fizemos alguns ensaios no final de semana com todo o pessoal e vamos ao ajustes da sonorização”,disse Alysson  Rocha, um dos homens da coordenação, afirmado que os atores convidados devem chegar em breve, ou seja na quinta e sexta-feira quando deve haver um ensaio de apronto. 

 pea23
Com verbas do governo, todo o local foi melhorado o que está proporcionando mais comodidade e conforto aos espectadores que deverão ficar num local totalmente pavimentado. 


O espetáculo foi trabalhado por meio de agentes culturais em 51 cidades do Piauí e Maranhão e muitas caravanas estão sendo aguardados. Não há cobranças para entrada no local da apresentação.

3/23/2016

RETRATOS




Ah, que saudades que tenho das esquinas de Floriano, da Mascote e da Rosa de Ouro, onde corríamos por ali sem nenhuma preocupação com tempo.

As Casas Pernambucanas eram uma das lojas mais procuradas e a vida transcorria simplesmente em suas lambretas e em suas bicicletas de marca guliver.

Fotografias que nos transportam para um tempo bom, que outrora a vida era mais romântica; os vícios eram outros: cinema, tertúlias, futebol de primeira no campo do Ferroviário.

Delícias, que hoje vamos relembrando, mas tentando suportar e segurar as novas ondas, as novas esquinas e os novos carnavais em seus sons ensurdecedores, no seu consumo de suas novas atitudes mais libertárias.

3/21/2016

PAIXAO DE CRISTO EM FLORIANO 2016

Fonte: 180graus.com

Nos dias 25 e 26 de março (sexta e sábado), acontecerá às 20h, no Teatro Cidade Cenográfica, segundo maior a céu aberto do Brasil, uma das mais belas histórias da humanidade a “Paixão de Cristo”, organizada pelo Grupo Escândalo Legalizado Teatro - ESCALET. Com 45 mil metros quadrados, quatro cenários construídos e sete naturais, localizada em Floriano/PI, município a 240 km de Teresina.
Paixao de Cristo 2016 em Floriano
Fé e emoção definem o espetáculo que mostra a trajetória de Jesus do batismo à ressurreição. Considerada a mais consagrada e emocionante história da humanidade, atrai um público de todas as idades. Estima-se que a montagem do grupo ESCALET já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 170 apresentações tanto no Teatro Cidade Cenográfica como em festivais e praças públicas do país. Além disso, ele é considerado o maior evento cultural do Piauí - um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 30 mil espectadores por ano.
O evento está na sua 21° montagem com um elenco de estrelas, formado por 350 atores. Para enriquecer e valorizar ainda mais a encenação, o grupo conta desde 2002 com a participação de atores de projeção nacional, ao longo dos anos já estiveram presente artistas como, Claudio Herinch, Monica Carvalho, Dalton Vigh, Guilherme Weber, Caio Blat, Manoela do Monte, Camila Rodrigues, Patrícia Wernek, dentre outros.
Em 2016, o espetáculo contará com a participação dos atores nacionais Kayky Brito, que irá viver o personagem Pilatos, governador romano que por volta de 33 foi enviado para Jerusalém com objetivo de pôr ordem à situação que havia se instalado na região, após a dominação do império romano. Em Jerusalém, Pilatos se depara com situações complicadas que vai desde a revolta do povo da Galiléia com os impostos cobrados por Roma até o surgimento de profetas como João Batista e Jesus nazareno. A situação imposta na trama, que é a maior encontrada na Bíblia Sagrada, leva o governador a lavar as mãos ante o julgamento de Jesus e este é Crucificado.
Armando Babaioff irá incorporar o personagem Caifás, um edomita judeu romano. Caifás foi participante de destaque no julgamento de Jesus organizado pelo Sinédrio; por ser um sumo sacerdote, ele também ocupava a posição de chefe da corte suprema. De acordo com os evangelhos Jesus foi preso pela guarda do Templo de Jerusalém, e foi levado diante de Caifás e outros, por quem foi acusado de blasfêmia. Após considerá-lo culpado, o Sinédrio entregou-o ao governador romano Pôncio Pilatos, por quem Jesus também foi acusado de sedição contra Roma.
A atriz Ana Rosa dará vida a Maria, mãe de Jesus, também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Nossa Senhora, é a mulher israelita de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina. Maria teria vivido na Galileia no final do século 1 a.C. e início do século 1 d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo.
Além de florianenses, o espetáculo atrai grande público de cidades vizinhas, como Teresina, onde grupos se organizam em excursões para assistir ao espetáculo ao vivo. Quem for à cidade em busca de uma experiência religiosa pode conferir não apenas a Paixão de Cristo, mas também a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas. Segundo o diretor do espetáculo, Alisson Rocha, o público ficará maravilhado com a estrutura completa que os espera em Floriano, como iluminação, figurino e atuações marcantes.

Fonte: Com informações da Assessoria

Publicado Por: Fábio Carvalho

3/19/2016

RETRATOS

Antigo Prédio da Prefeitura

Este excelente exemplar fotográfico, ainda consegue exaltar uma certa poesia, graças à inspiração de Agamenon Pedrosa que, naquele momento, expondo-se de um ângulo mais que perfeito, nos mostra, dessa vez, esse belo retrato.

Trata-se do antigo prédio onde funcionou a prefeitura de Floriano no cruzamento das ruas São Pedro com Fernando Marques.

Apesar do asfalto estragar a pureza desse casarão, podemos nos reportar aos velhos tempos.

Precisamos repensar, cuidar do ambiente central da cidade, antes que seja tarde, darmos uma nova realidade, que possa unir o passado, o presente e o futuro de uma maneira mais harmônica.

3/18/2016

Prefeitura de Floriano e Sebrae inauguram Sala do Empreendedor

sala d
Complexo Comercial do Cruzeiro

Fonte: piauinoticias.com

A Prefeitura de Floriano em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), inaugurou na manhã desta quinta-feira (17), a Sala do Empreendedor, localizada no Complexo Comercial do Cruzeiro. A Sala do Empreendedor visa incentivar a legalização de negócios informais,prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitando a abertura de novas empresas, regularizando as atividades informais e oferecendo serviços aos Microempreendedores Individuais (MEI). Durante a solenidade de inauguração foi apresentado para a comunidade o agente de desenvolvimento, Flávio Lima, que irá coordenar os trabalhos da sala.

Presentes da inauguração o prefeito Gilberto Júnior; diretora do Sebrae-PI, Ana Lúcia Oliveira; gerente do Sebrae-Floriano, Mary Kalume; secretário de Desenvolvimento Econômico, Idílio Macedo; agente de orientação Empresarial, Joseane Barbosa; secretário de Infraestrutura, Didi Nunes; secretário de Desenvolvimento Rural, Edvaldo Araújo; superintendente de Trânsito, Wellington Batista; presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, Conegundes Gonçalves de Oliveira; delegado da Receita Federal em Floriano, Joilton Soares; vereador Manoel Simplício; diretor do Complexo Comercial do Cruzeiro, sr.Avelar; secretário de Comunicação, Marcos Veras; diretora do Espaço Cultural Cristino Castro, Laurijane Morais; servidores da Prefeitura de Floriano e Sebrae e empresários da cidade.

A diretora do Sebrae, Ana Lúcia Oliveira, lembrou que a Sala do Empreendedor é um instrumento preconizado pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e uma ligação entre o empresariado e o poder público. “Um dos focos principais da lei são as compras públicas e é importante tanto para o empresário está preparado para vender para o governo como o governo compre do empresariado local, isso que vai gerar a dinâmica do desenvolvimentoeconômico local. Floriano foi o primeiro município a regulamentar essa lei, o prefeito Gilberto ao fazer com que essa lei seja posta em prática ele está dando uma demonstração da importância daquele instrumento para o seu município”, completou.

De acordo com o prefeito Gilberto Júnior a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa estava engavetada desde 2007 eapós as atualizações que aconteceram na lei nacional, a lei municipal teve que ser adequada. “Estamos hoje entregando o primeiro passo que é exatamente a Sala do Empreendedor voltado para aquelas pessoas que busquem sair da informalidade e que tenha a expectativa de um dia se aposentar, para terem seus benefícios previdenciários e que possam estar contratando com o município. Precisamos fazer licitações e contratações de modo geral e as pessoas não estão qualificadas, não tem a documentação necessária, não estão aptas por falta de alguma certidão e hoje com essa Sala do Empreendedor o agente de desenvolvimento estará orientando para tirar da informalidade as pessoas que tem essa aspiração de viver do seu próprio negócio”, disse o prefeito Gilberto Júnior.

3/14/2016

RETRATOS

Seria um enviado?
RETRATOS DO COTIDIANO DE FLORIANO

(Crônica dos Anos de 1990)

Quem é esse homem? De onde veio? Qual é o seu nome? Ele vive ao léo, entre o Banco do Nordeste e o Café do Senhorzinho.

Sempre falando só, num monólogo sem fim, passa os dias e as noites recolhendo lixo e acondicionando tudo em caixas que vai formando grandes montes, cuidadosmente empilhadas, como vemos no flagrante (foto abaixo).

Geralmente, atende pelo nome de "Tenente", pois em anos passados vestia uma velha roupa militar com boné e tudo.

Nos aproximamos dele e tentamos conversar e, então, descobrimos que ele ainda guarda um pouco de sanidade, mesmo dentro da sua perturbação mental.

Como ainda não tem como quem falar, sua voz é um fio de voz; porém, ele sabe os dias da semana.
Nos pediu uma calça nova, sapatos e camisa, dizendo que pretendia viajar para Fortaleza, Ceará.

Vive da caridade de um prato de comida e dos pastéis que lhe são dados pelo Senhorzinho.

Depois de algum tempo, ele já nos reconhecia, cumprimentava com um aperto de mão ou um sinal de "OK" e abria, na boca desdentada, um sorriso.

Encontramos nele uma lição de Deus e ainda os traços e valores da pessoa humana. Passamos a amá-lo, pois, descobrimos que ele é igual a nós, mesmo no seu infortúnio e na sua solidão.

É, "Tenente": o mundo não lhe abraça, mas nós o respeitamos, pois você também é a imagem e semelhança de DEUS.

Você é nosso IRMÃO!

Extraído do livro: Flagrantes de uma Cidade (Luís Paulo de Oliveira Lopes.

3/13/2016

RETRATOS

CAMPO DOS ARTISTAS

Cajueiro do C dos Artistas Deus te salve
Vejam a paisagem de hoje do velho Campo dos Artistas, onde os piolhos de bola disputavam os torneios do futebol amador no passado.

Pomposo, ainda, observamos o velho cajueiro, que servia de bastidores e das discussões nos fins de jogos decisivos. O bate boca era acirrado e o foco era as decisões de campeonatos.

Quanto ao campo, a especulação imobiliária já torrou tudo e, atualmente, já foram construídos enormes casarões residenciais.


O nosso sonho seria que nossas autoridades, à época, construissem uma pequena arena esportiva para a prática de de esportes em geral. Lamentavelmente, os nossos campinhos foram e estão indo por água abaixo.

Seria de suma importância criarmos um projeto para preservar esse cajueiro de saudosas jornadas esportivas, principalmente pela sua tradição e permanência ali naquele local.

3/12/2016

River-PI luta contra matemática por vaga nas quartas

Fonte: Globo Esporte

River-PI encara Fortaleza mordido após derrota por 3 a 0 na estreia da Copa do Nordeste 2016.(Imagem:Divulgação/RiverAC)
RiverACRiver-PI encara Fortaleza mordido após derrota por 3 a 0 na estreia da Copa do Nordeste 2016
O empate do River-PI em 1 a 1 diante do Botafogo-PB na quinta, pela 5° rodada do Grupo D da Copa do Nordeste, em João Pessoa, na Paraíba, não foi o melhor dos resultados, mas manteve as chances de classificação do Galo. De quebra, fez com que muitos torcedores quebrassem a cabeça para calcular quais e quantas possibilidades ainda restam para que o time do Piauí consiga avançar às quartas de final do Nordestão. O curioso é que, de acordo com as circunstâncias e jogos da última rodada, se classificar em primeiro na chave parece ser mais simples do que se enquadrar entre os três melhores segundos colocados da fase inicial. O GloboEsporte.com analisou a situação e desvendou todas as chances do Tricolor pela vaga inédita entre os oito melhores clubes da região.

Dentre os 20 times participantes, apenas dois entram para a última rodada classificados para a fase seguinte: Bahia, que tem aproveitamento máximo, e o Campinense. No grupo A, o time paraibano soma 13 pontos, e apenas assiste de camarote a luta do Salgueiro por uma das vagas como segundo colocado. ABC e Imperatriz já estão eliminados. Na chave B, CRB, com 9 pontos, América-RN, com 8, e Coruripe, com 7, brigam pela ponta e também pelo segundo posto. Sem chances, Estanciano servirá como presa para os demais.


Único time com 100% de aproveitamento na competição, o Bahia foi o primeiro clube a se garantir na quartas pelo Grupo C, e vê apenas o Santa Cruz, com 10 pontos, tentar sua sorte. Na chave, Juazeirense e Confiança morreram abraçados, ambos com dois e um ponto, respectivamente. Já o Grupo D, chamado de Chave da Morte, tem o Sport como líder, com 8 pontos, Fortaleza em segundo, com 7, e o River-PI, com 6, com possibilidades de ser o primeiro, dependendo dos resultados da rodada final. O Botafogo-PB é o lanterna, e não tem mais chances de avançar.

Por fim, o Grupo E: Ceará e o surpreendente Vitória da Conquista lideram com 10 pontos, três a mais do que o Sampaio Corrêa, que também sonha com a classificação. Nenhum dos três estão garantidos na próxima fase. Pior equipe do torneio, o Flamengo-PI fecha a chave com um ponto ganho, 12 gols sofridos e nenhum marcado.

Dentro do panorama atual de classificação, apenas a vitória contra o Fortaleza, em casa, interessa ao River-PI.

Confira chances do River-PI por vaga nas quartas do Nordestão:

Para ser 1° colocado


Chance 1: vencer o Fortaleza e torcer para que Sport seja derrotado pelo Botafogo-PB
Chance 2: vencer o Fortaleza por três (ou mais) gols de diferença em caso de empate entre Sport e Botafogo-PB

Para ser 2º colocado

Mesmo que vença o Fortaleza, só resta ao River-PI a vaga como terceiro melhor segundo colocado, em decorrência das campanhas de Santa Cruz (Grupo C), Vitória da Conquista (Grupo E) e Ceará (Grupo E), todos com 10 pontos conquistados até aqui.

Chance única: vencer o Fortaleza (confronto direto) por 2 ou mais gols de diferença, torcer para tropeços com derrota ou empate de Sampaio Corrêa (Grupo E) e Salgueiro (Grupo A), e contar com empate entre Coruripe (7 pontos) e América-RN (8 pontos), confronto direto do Grupo B na última rodada.

3/10/2016

RETRATOS



Antigamente, tudo era muito mais simples, mais prático, cada coisa em seu devido lugar e o contexto arquitetônico central de Floriano era algo assim lírico até demais.

Observamos ao lado essa bela paisagem dos anos cinquenta, a praça, os contornos e pomposo casarão dos Demes. Havia, certamente, muita inspiração para os poetas de outrora.

Depois que o asfalto tomou de conta de nosso centro histórico, esquentou tudo e a poesia foi embora, mas para compensar, teremos breve uma nova praça para o alívio de todos nós.

3/05/2016

Paixão de Cristo de Floriano terá novo ator como Jesus e cenário maior


Fonte: florianonews.com

Ator Rithelly Moura fala sobre preparação para interpretar Jesus Cristo.(Imagem:Catarina Costa/G1 PI) O segundo maior espetáculo da Paixão de Cristo a céu aberto do país chega à sua 21ª edição com novidades e a expectativa de reunir cerca de 20 mil pessoas em Floriano, Sul do Piauí. Este ano, a encenação contará com um cenário maior, novo ator interpretando Jesus e a presença dos atores nacionais Kayky Brito, Armando Babaioff e Ana Rosa Guy, que interpretarão Pilatos, Caifás e Maria respectivamente.

Para as apresentações que acontecem dias 24 e 25 de março, o grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) vem ensaiando desde dezembro com os 350 atores e figurantes. A confecção do vestuário também foi acelerada com a proximidade do evento.

"Este ano contaremos com um cenário de 45 mil metros quadrados e mais de 400 pessoas trabalhando para a realização deste espetáculo, que tem entrada franca. Desde dezembro começamos as primeiras leituras e a seleção dos atores nacionais. A expectativa é a melhor possível", comentou o diretor Alisson Rocha.

Quem não esconde a emoção é o ator Rithelly Moura, que interpretá Jesus Cristo pela primeira vez. Para o ator, o papel exige tanta responsabilidade, que ele começou a preparação bem antes dos demais artistas e chegou procurar ajuda de padres para melhorar sua atuação no palco.

"Minha preparação foi bem antes, até mesmo para absolver o personagem. Deixei a barba e cabelo crescerem, tive que emagrecer, mas tudo isso para interpretar o papel do nosso salvador. Trabalho há 10 anos no grupo e receber o convite para fazer Jesus me emocionou bastante, então frequentei mais a igreja e procurei padres, que me orientaram a sentir o Senhor e eu tenho feito isso",
declarou.

A Paixão de Cristo de Floriano está entre os maiores eventos culturais do Piauí e a estimativa é que o espetáculo já foi visto por mais de 2 milhões de pessoas. Além de mexer com referência cultural, a encenação reforça a economia e turismo local.

RAIMUNDO FLORIANO LANÇOU NOVO LIVRO

O cronista, poeta e escritor Raimundo Floriano lançou, recentemente, em Brasília, seu mais novo livro - Caindo na Gandaia.

Raimundo Floriano diz que "neste sétimo trabalho nosso, o do descaso, o da gandaia, incorporo as personalidade do Ajudante de Palhaço Seu Mundinho, que fui, no Circo Cometa do Norte, em 1956, e do Velho Fulô, que venho sendo desde há muito e para sempre, como os leitores poderão comprovar nos temperados Versos Sacânicos. Botando a cara na janela, realizo sonho que, da infância, se prolongou, fortalecendo-se cada vez mais, até a octogenariedade. Como no circo, aqui vocês não encontrarão novidade alguma. A magia circense é resumida nisto: tudo é repetição, o que se renova é a platéia."

Para contato com o escritor, poderão escrever para o seu e-mail: raimundofloriano@brturbo.com.br, ou o telefone: (61) 3346-7713

HISTÓRIAS QUE O POVO CONTA

CAÇADORES DE GATOS

Dácio Borges de Melo

Parte I

Nas primeiras chuvas de inverno meu pai enumerava as goteiras, localizava suas posições e contratava um bom profissional para reajuntar telhas e substituir as que estivessem quebradas.
Tudo isso causado pelas brigas pavorosas e namoros escandalosos da gataria vizinha.
Dácio Melo

Correria no telhado, gritaria e choradeira de felinos pra meninos que iam pra rede com imagens de monstros e assombrações das estórias contadas pela Dindinha. Era um caso muito sério.

Nos cobríamos da cabeça aos pés. Ainda jogávamos uma banda da rede por cima pra nos escudar do medo. De manhã estava todo mundo mijado.

Por tudo isso eu sentia uma certa conivência de nossos pais, quando formávamos patrulhas noturnas de caçadores de gatos.

Certa noite reuniu se uma turma de corajosos patrulheiros com paus e pedras nas mãos. O inverno se avizinhava e a lua encoberta pelas nuvens deixava a noite um puro breu.

A escuridão e um silêncio profundo nos enchiam de pavor, mas estávamos ali todos juntos, um dando força pro outro. Djalma, Divaldo, Danunzio, Waltinho indo e, às vezes, vinha; e eu pequeno ainda e o Gunga Din.

Todos no quintal lá de casa.

Parte II

Silêncio e escuridão. Aqui é acolá ouvia-se o pio e o farfalhar das asas dos morcegos na juçareira ao lado, saboreando os frutos maduros.

De repente como que saindo do nada eis que surge do quintal de seu Firmino dois gatos brigando numa gritaria apavorante, percorrendo o muro e vindo em nossa direção. Desceram o muro numa velocidade assombrosa e se engalfinharam debaixo de nossos pés. 

Parte III

Ave Maria!  Foi um pandemônio dos diabos, porque nós, apavorados, voltamos correndo e gritando pra cozinha, um atropelando o outro no maior desespero. Acredito que os gatos também,  assustados com nossa gritaria, tomaram rumo contrário, pro fundo do quintal e num salto voaram por sobre o muro, desaparecendo na escuridão da noite.

Fechada a cancela da cozinha, ficamos ali todos juntos nos refazendo do susto. Respiração ofegante e corações a mil. Em meio ao silêncio só ouvia-se o baticum dos corações. Tum, tum. Tum, tum. Tum ... tum. ..tum. .. Refeito do susto, alguém quebrou o silêncio num misto de raiva e medo e disse : - Gato fidumaegua! Um outro falou! - Gato filho da puta. Ainda outro. - Amanhã ele vai ver, aquele miserave. E emendou: Vamos simbora ! No que foi prontamente atendido. E fomos todos pra rua, com o rabinho entre as pernas.

Depois dessa , nunca mais. Ufa!

3/04/2016

Sindicato dos Comerciários de Floriano realiza eleição para triênio 2016/2018


Sindicato dos Comerciários de Floriano realiza eleição para triênio 2016/2018.(Imagem:FlorianoNews)


  Fonte: Florianonews.com

A eleição realizada nesta sexta-feira (4) irá definir a próxima diretoria do Sindicato dos Comerciários de Floriano para o triênio 2016/2018.

Para a eleição, a comissão eleitoral está disponibilizando, durante todo o dia de hoje, três urnas, sendo uma fixa, na sede do Sindicato, na Rua Emídio Gabriel, e duas itinerantes, que passarão nas empresas que possuem comerciários filiados ao Sindicato.


Em entrevista à reportagem do Portal Floriano News, o atual presidente do Sindicato, Antônio José de Sousa, informou que a apuração dos votos deve acontecer logo após o encerramento do horário de votação, previsto para o período de 08h00 às 17h00.

Para participar da votação o empregado precisa estar com no mínimo três meses associado e em dia com suas contribuições. É necessário também ter em mãos um documento com foto e a carteirinha social do Sindicato.

3/01/2016

RETRATOS

TIMES ANTIGOS


FLORIANO ESPORTE CLUBE
Esse time, quem tomava de conta era o senhor Avelino Coelho Resende e seus jogos eram realizadoas, ali,onde hoje funciona o Espaço Cultural Maria Bonita. O campo era conhecido como ÁREA, à época, nos primórdios de Floriano.

UBIRAJARA
O time Ubirajara existiu nas décadas de quarenta e cinquenta, formado basicamente por operários e um deles era o pedreiro Zeca do Caracol, irmão do Floriano Preto.
PAISSANDU
O time do Paissandu foi fundado pelo famoso Paulo Gamborra.
AMÉRICA
Havia, também, o modesto time do América, com os piolhos de bola Geraldo Martins da rua do Cruzeiro (já falecido), José Nunes e Olindo Nunes.
UBIRATAN
Já a equipe do Ubiratan foi fundada pelo carnavalesco Bucar Neto (assassinado naquela famosa tragédia carnavalesca no início dos anos setenta). Os outros componentes eram Zeca Demes, Luis Carlos (Boca de Flor), o músico Duzito e Everton.
SAMBAIBA
O senhor Joaquim Viana de Carvalho era quem tomava de conta.
RIVER
Era um time de juvenís, formado pelo nosso amigo Chico Camarço. Foram seus principais jogadores, os atletas Aroldo Rocha e Mario Anselmo no INPS.
VASCO
A base desse bom time era formada pelos piolhos Antonio Luis Moreira Nunes, Milton Costa Sá, Antonio Afonso Ribeiro Gonçalves e Darce Arimatéia Ferreira Lima.
BANGU
Na década de sessenta, o time do Bangu, fundado em 1962, era um time de garotos, que jogavam descalços, tipo Abdoral, Luisinho e Zé da Guia.
Época romântica do futebol florianense.

Semana da Consciência Negra

  A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...