Pular para o conteúdo principal

Inaugurou-se o Campo de Aviação de Floriano

Extraído do Jornal O Popular, edição de 17 de junho de 1934


Pela Aviação

Inaugurou-se o Campo de Aviação das Tabocas, nesta cidade

Tomou parte na viagem inaugural o Interventor Landry Sales

OUTRAS NOTAS

Foi, finalmente satisfeita a ânsia em que vinha se debatendo há dias, a população dessa cidade, com a vinda, em viagem inaugural, de um avião do correio Aéreo Militar, na última segunda-feira, ao campo da Aviação de Tabocas, em visitas apto a receber dos pássaros mechanicos.

            A expectativa popular era grande desde a manhã de segunda-feira, apesar de ainda não haver, certeza da viagem; mas, cerca de 2 e ½ horas da tarde, alguns foguetões tocados na ordem do Prefeito Municipal, avisavam que o avião decolara de Theresina rumo a Floriano, e então a corrida ao campo foi grande: Automóveis e caminhões em disparada, conduziam os mais felizes e grande número de pedestres de todos os quadrantes afluíam no lugar da aterrissagem para ver o primeiro aeroplano que nos visitava.

            Às 3, 50 o apparelho foi avistado e pouco depois dava algumas voltas por cima da cidade, indo depois pousar no campo, imediatamente cercado da massa do povo que o aguardava em grande satisfação e alvoroço.

            Pilotava o bravo aviador Capitão Macêdo, chefe da linha do correio aéreo Militar, com estacionamento em Fortaleza. E, sempre interessado por tudo o que diz melhoramento para o Estado, em boa hora entregue à sua direção, veio também o Capitão Landry Salles, operoso Inventor Federal no Piauhy.

            A viagem de vinda durou uma hora e vinte minutos, tendo o avião passado por Belém e Amarante. Até essa cidade, foi feito em território piauhyense e dali pra cá, em território maranhense, sendo avistado aqui ao chegar, exatamente por cima do Barão de Grajaú.

            - Ouvimos do Capitão Landry Salles, que cerca de 40 kilometrosque avistara Floriano em vistas das optimas condições de visibilidade que offerecia o dia, perfeitamente límpido.

            Hospedes do Prefeito Theodoro Sobral, aqui pernoitaram os Capitães Landry e Macêdo, tendo retornado a Theresina na manhã de Terça-Feira.

            Daqui partiu o avião ás 8 horas da manhã, e 55 minutos depois aterrissava no campo de Theresina, após optima viagem, muito facilitada pelo vento que lhe era favorável.

            Está em pleno andamento a construção de um campo idêntico ao nosso em Amarante, sendo de esperar que ainda nesse mez seja o mesmo inaugurado.

            -Espera-se, que seja regularizada a frequencia semanal de aviões de correio aéreo militar ao nosso campo, logo após a remessa do relatorio do capitão Macêdo, estando empenhados nisso o Interventor Landry Salles e o Prefeito Theodoro Sobral.

            No dia da chegada dos aviadores, deu-se um desastre de automovel. A cruzar a esquina do Sr. Gabriel Ferreira, o auto de propriedade do Sr. Benidicto Rocha, guiado pelo “chauffeur” João Araujo, alcançou o menor de nome Domingos Vicente, tendo lhe fracturado ambas as pernas.

            O chauffeurpôz-se imediatamente em fuga. A victima está gravemente ferida.

Apoio e Pesquisa: Centro Cultutal Laboratório Sobral - Sempre resgatando a Memória de Floriano
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite