Pular para o conteúdo principal

FIGURAS FOLCLÓRICAS DE FLORIANO

ANIZINHO
(Anísio meneses Filho)
Fazia-se de besta, mas o famoso Anizinho era sabido que só. Quando menino, gostava de imitar políticos discursando ou qualquer pessoa que tivesse o dom da oratória.
Ficou mais conhecido como vendedor de jornais (jornaleiro por vocação), além de gostar de dançar na frente dos blocos de carnaval. Por outro lado, não perdia uma tetúlia e gostava de agradar as meninas oferecendo-lhes bombons. Era um exímio paquerador. Um dos fatos mais curiosos é que Anizinho, quando queria alguma coisa, ficava colado no pé da pessoa e só saía quando conseguia realizar o seu intento ou quando era expulso.
Uma de suas tiradas mais engraçadas e pitorescas, foi quando recebeu 100 cruzeiros para devolver 99 de troco a um conhecido médico a quem vendera um jornal por 1 cruzeiro.
- Vou bem ali trocar o dinheiro e volto já. Fique com o resto dos jornais como garantia.
Até hoje o médico espera o troco.
Outra bela tirada de Anizinho, quem descobriu foi o nosso amigo César de Antonio Sobrinho. Anizinho fora várias vezes o campeão da feiúra, um quadro promovido pelos circos de arena que passavam por Floriano. O último concurso que ele participou, o apresentador do espetáculo perguntara para o campeão:
- Como você se sente vencendo mais este evento?
Anizinho, com a simplicidade que Deus lhe deu, respondera, com moral e categoria:
- Rapaz, a coisa tá é feia! A cada concurso que passa, fica mais difícil ser campeão! O meu amigo Tiberim tá na área. A concorrência está grande, amigo!
Anizinho, certa vez, sofrera um acidente num parque de diversões. Faleceu há alguns anos, ainda novo.
......................................................................................................................
Fonte: Floriano de hoje e de ontem /Teodoro F. Sobral Neto

Comentários

Anônimo disse…
Anizinho, foi várias vezes campeão da feiúra promovido pelos circos que passavam por Floriano. O último concurso que ele participou, o apresentador do espetáculo perguntou, campeão, como você se sente vencendo mais este evento? Anizinho, com a simplicidade que Deus lhe deu, respondeu categoricamente. - A cada concurso que passa fica mais difícil ser campeão! A concorrência está grande!

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite