6/12/2018

Curso Técnico em Rádio e Tv em Floriano permanece com inscrições abertas


Continuam abertas as inscrições para o Curso de Comunicação Social Técnico em Rádio e Tv, promovido pelo Instituto Comradio do Brasil e a Brücke Le Pont da Suíça, em parceria com O Instituto Federal do Piauí e Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Comunicação.

O curso será realizado através do Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, formação técnica em comunicação social, habilitação em Rádio e TV, para a cidade de Floriano-PI, cuja formação exigida é o Ensino Médio, mas que pode ter inscritos de outras cidades. 

A proposta é formar radialistas profissionais, habilitados a atuar em rádio, televisão, assessoria de comunicação e internet, com Registro Profissional emitido pelo Ministério do Trabalho e válido em todo o Brasil, conforme a Lei nº 6615/78, de 16 de dezembro 1978. 

As inscrições começaram em 07 de junho e vão até 25 de junho de 2018, ou enquanto houver disponibilidade de vagas e podem ser feitas no sitewww.comradio.org.br
O início do curso será no final de semana de 07 e 08 de Julho de 2018 de 8h as 12h e 14h as 18h no sábado e 8h as 12h no domingo. 

São oferecidas 40 vagas, mais formação de cadastro de reversas, para pessoas com idades entre 16 e 29 anos de idade e que tenham concluído ou estarão concluindo o ensino médio e profissionais que atuam nos veículos de comunicação da região. 
As aulas presenciais serão realizadas na sede do Instituto Federal do Piauí – IFPI ,Campus Floriano – Localizado na Rua Francisco Urquiza Machado, 462 - Meladão, em Floriano-PI. Os participantes são classificados pela ordem de inscrição. 

O curso é gratuito, mas os candidatos aprovados, ao final, deverão pagar uma taxa para emissão do diploma, no valor de R$ 160,00. 

Serão considerados aptos a receber o Diploma, emitido pela Escola Comradio do Brasil e o Registro de radialista profissional emitido pelo Ministério do Trabalho e Válido em o Brasil, apenas o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete) nas avaliações; assinar o termo de compromisso com o Instituto Comradio do Brasil no início do curso; ter no mínimo 80% de presença nas aulas teóricas e práticas; apresentar, no primeiro dia de aula 1 (uma) cópia dos seguintes documentos: Carteira de Identidade (RG), CPF, comprovante de residência, cópia autenticada do diploma e histórico escolar do ensino médio; e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.

Confira a programação das aulas presenciais teóricas e práticas: 

07 e 08 de julho, disciplina: RECURSOS DE OPINIÃO. A história e a linguagem especifica dos meios de comunicação (televisão, rádio, impresso) e o ambiente de comunicação na internet. Como fazer uma entrevista; o Comentário no rádio.

11 e 12 de agosto, disciplina: EMPREENDER NA COMUNICAÇÃO. Dicas de como abrir uma empresa (MEI, ME); Plano de Negócios; empreender na comunicação. Como montar uma fanpage; dicas de um post de sucesso. 
Aula Extra: Participação do Sindicato dos Radialistas: O marco legal da profissão de Radialista.

01 e 02 de setembro, disciplina: TÉCNICAS DE LOCUÇÃO. Dar sentido e tornar mais atrativo um texto falado. Dicas para a produção de texto escrito para ser lido e escrito para ser falado. Os princípios básicos da formação da voz, a importância da fonoaudiologia na rotina profissional do/a radialista. Técnicas de leitura, entonação, ritmo, volume da voz, técnicas para a boa oratória, falar em frente as câmeras de televisão.

22 e 23 de setembro, disciplina: OPERAÇÃO DE ÁUDIO E FUNDAMENTOS DA ACÚSTICA. Como o som é produzido, recursos das mesas de áudio, tipos e usos do microfone, etc. Técnica de edição de áudio; prática: gravação e edição de campanha radiofônica. 

27 e 28 de outubro, disciplina: FOTOGRAFIA: CAPTAÇÃO, EDIÇÃO E DIREÇÃO DE IMAGEM. Da ideia ao roteiro; gravação; edição de vídeo; os planos, os ângulos, a composição e o enquadramento. Fundamentos da edição, utilizando software de edição de imagens fotográficas. – PRÉ-REQUISITO PARA A PRODUÇÃO DE VÍDEOPROGRAMA.

17 e 18 de novembro, disciplina: PRODUÇÃO DE VIDEOPROGRAMA. Roteirização, gravação e montagem de vídeo programa com temática voltada para a convivência com o Semiárido. Avaliações, Aula de imersão em evento local, Finalização dos trabalhos de curso.

15 de dezembro: Formatura.

Além das aulas presenciais fazem parte do curso: Atividades na plataforma EAD, do Instituto Comradio do Brasil; gravação de programas de rádio, campanhas e outros recursos radiofônicos; gravação de vídeo-programas; participação em eventos; coberturas especiais; elaboração e apresentação do Trabalho de Curso (TC). 

O secretário de Comunicação de Floriano, Nilson Ferreira, lembra que este é o último curso técnico em rádio em tv, neste projeto, promovido pela Comrádio e, por isto, é uma oportunidade ímpar para a profissionalização nesta área. “Fizemos a solicitação e conseguimos a aprovação do Comrádio e da Brücke Le Pont para que este curso viesse para Floriano, por isto, esperamos um bom número de inscritos”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...