8/06/2010

ARTE E CULTURA

Nesta próxima segunda-feira, 09 de agosto, estará se realizando no Espaço Cultural Maria Bonita a solenidade de abertura para a apresentação do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Arte Educação. O projeto Vida e Arte é um trabalho direcionado para professores e agentes culturais comunitários que inclui um debate sobre a importância das escolas criarem departamentos de cultura, eventos culturais, grupos de trabalhos setoriais: teatro, musica, comunicação, artes plásticas, literatura, cinema e vídeo, fotografia e dança.

Tendo implantado diversos projetos em parceria com entidades publicas e privadas do país, adquiriu ao longo dos anos vasta experiência na área das artes cênicas, são projetos de pesquisa pioneiros implantados na região nordeste, formando novos grupos de teatro, redesenhando o fazer cultural e descobrindo novas formas de educar através da arte. Isto é, tornar as escolas também como espaço – centros de referências cultural capazes de atrair todo produtor cultural das regiões adjacentes (vizinhas) ás escolas.

A rede de formação estará interligada on-line para possibilitar aos educadores, agentes e educando, o acesso á leitura e produção de novas obras, á pesquisa e o entretenimento, proporcionando oportunidade de crescimento. O projeto é pioneiro em nossa região, tendo como característica principal criar novas formas de linguagem entre professores e alunos da rede publica de ensino, sabendo que a arte cênica é uma forte arma a favor do desenvolvimento do ser humano.

Durante os anos o projeto obteve bastante benefícios com a revitalização dos grupos de arte popular, como: ciranda de poesias, contadores de história, dramas e teatro de fantoches; resgate e fortalecimento da cultura em nossa região, formação de profissionais: escritores, contadores de histórias, atores, e atrizes, dramaturgos, oportunidade de avaliação dos professores alunos e artistas; oferecer educação, cultura e lazer para comunidade de forma limpa e consciente; atendimento direto a muitos jovens, adolescentes, artistas durante todo desenvolvimento do projeto.

Durante a Semana de Integração haverão diversas apresentações , oficinas, exibições de filmes, Lançamento das revistas Vida e Arte e Mestre dos Saberes, o lançamento oficial do site rededeleitura.org.br e premiação para os alunos que obtiveram o 1º 2º e 3º lugares na redação da revista Vida e Arte2009.

O evento ocorrerá no Teatro Maria Bonita e Teatro Cidade Cenográfica, serão mais de 50 escolas estaduais e municipais (professores e alunos) participando do evento.

Essa é uma promoção do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Arte e Educação que tem como realizadores o Grupo Escalet de Teatro, Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e Qualiescola 10ª GRE; Parceria com a Bolsa Agente Escola Viva, Bolsa Agente Cultura Viva e Lei de Incentivo a Cultura; Apoio da Seduc (Governo do Estado do Piauí, IQE – Instituto Qualidade no Ensino e Prêmio Asas e Apoio Institucional da Secretaria de Cidadania Cultural e Ministério da Cultura.

Confira a programação abaixo:

Dia 09 – Espaço Cultural Maria Bonita ás 19h (solenidade de abertura)

- Apresentação do projeto Vida e Arte – César Crispim

- Explanação sobre educação – prof. Francisco Freitas

- Apresentação do projeto novas mídias nas escolas - prof. Brigida

- Lançamento do Site : rededeleitura.org – Ligiane Duarte

- Apresentação da Revista Vida e Arte – Irací Costa

- Apresentação da revista Mestre dos Saberes – Celene Ribeiro

OFICINAS

De 10 a 13 das 08 ás 12h - No Teatro Cidade Cenográfica
Oficina de audiovisual (Fotografia em Still, Filmagem, Audio e edição de video) com Ligiane Duarte

De 10 a 13 das 08 ás 11h - No Espaço Cultural Maria Bonita
Oficina de Teatro de Bonecos Com Chagas Vale

De 10 a 13 das 14 ás 17h - No Espaço Cultural Maria Bonita
Oficina de Produção de texto para internet com a professora Keyla Pimentel

De 10 a 13 das 08 ás 12h - No Terminal Turístico
Oficina de expressão Corporal com a atriz Lorena Campelo

ENTRETENIMENTO

De 10 a 13 AS 17 h – No Espaço Cultural Maria Bonita
Apresentação de teatro de Bonecos

De 10 a 13 AS 19 h – No Espaço Cultural Maria Bonita

Exibições de Filmes

Dia 13/08 á 19h – No Espaço Cultural Maria Bonita

Palestra como o tema “Educação e audiovisual na escola”, com exibição do filme. Tal com Cineasta Bruno Passeri Dias (Rio de Janeiro).


Mais informações nos site: www.rededeleitura.org e www.escalet.com.br ( Fonte: www.piauinoticias.com )

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...