Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL


Grandes Nomes Do Cinema Nacional Estão Confirmados Para o Festival Nacional de Cinema e Video dos Sertões de Floriano-Piauí.

O Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, que este ano será realizado entre 17 e 21 de novembro, terá a presença de grandes cineastas brasileiros como: Sergio Rizzo( Jornalista e Mestre em Artes/Cinema de São Paulo), Cleumo Segond (Direção de Fotografia), Cícero Filho(Cineasta Piauiense) e João Vieira Junior(Produtor de Cinema) , que são mestres do cinema e já realizaram trabalhos em Filmes, TVs, Documentários, etc.

Sergio Rizzo

Sérgio Rizzo é jornalista, mestre em Artes/Cinema (com dissertação sobre Woody Allen) e doutorando em Meios e Processos Audiovisuais (com tese sobre o audiovisual e a educação) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.


É colunista do portal Yahoo! e das revistas "Educação", "Escola Pública", "Língua Portuguesa", "Ideia Socioambiental" e "Viração", além de colaborador de outras publicações, como "Set", "Cult" e "Mundo".


É professor nos cursos de graduação em Jornalismo e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, nos cursos de especialização em Crítica Cinematográfica, Jornalismo Cultural e Jornalismo Esportivo da FAAP, no curso técnico em Direção Cinematográfica da Academia e Internacional de Cinema e na Casa do Saber.

Cleumo Segond

Cleumo Segond, é formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense em 1986, atuou como assistente de câmera em longas como “Òpera do Malandro”, de Ruy Guerra e “Eu sei que Vou te Amar” de Arnaldo Jabor.

Como diretor, realizou o documentário em 16mm “Violurb”, média metragem, que foi visto por mais de 500.000 pessoas no cinema, ampliado para 35mm, retratando o tema Violência Urbana em 1986.

Fotografou diversos curtas e médias em 16 e 35mm entre eles o “Profeta das Cores” de Leopoldo Nunes, premiado como melhor documentário no Festival de Brasilia de 1995.

C

João Vieira Junior

Estudou Direito e Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco.Em 1998 criou a REC Produtores Associados com os sócios Chico Ribeiro e Ofir Figueiredo, empresa produtora de filmes e documentários.

Produziu “Cinema, Aspirinas e Urubus”, primeiro longa-metragem de Marcelo Gomes, premiado na mostra Un Certain Regard e indicado brasileiro ao Oscar de filme estrangeiro em 2007.

Produziu KFZ-1348, documentário de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, estreou nacionalmente no SBT no dia 05 de agosto de 2007, recentemente reconhecido com o Prêmio Especial do Júri na Mostra Internacional de S. Paulo/2008.

Atualmente, desenvolve os projetos de longa-metragem “Boa Sorte, Meu Amor” (de Daniel Aragão), “Tatuagem” (de Hilton Lacerda) e “Era Uma Vez Verônica” (de Marcelo Gomes) e prepara o lançamento nacional do filme “Viajo por que preciso, volto porque te amo”, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz, que participou da seleção oficial do Festival de Veneza 2009.

Em cinco anos de exibições o festival já percorreu diversas cidades do Piauí e já foram exibidas mais de 150 obras audiovisuais entre curtas e longas de produtoras independentes e pontos de cultura.

O festival organiza sua programação em três mostras competitivas: a primeira para filmes de longa-metragem nacionais; a segunda para filmes de curta-metragem produzidos em Pontos de Cultura; e a terceira para filmes de curta-metragem de produtoras independentes.

Durante a 5ª edição do festival haverá oficinas, palestras, exibições de filmes na mostra competitiva e não competitiva, além de premiações, debates e homenagens.

O 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é uma promoção do Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”, tendo como agente cultural o Grupo ESCALET, o apoio da Petrobras, Secretaria da Cidadania Cultural - Ministério da Cultura, dos governos Estadual e Federal.

Somente poderão ser exibidos nas mostras competitivas do 5º Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, filmes de longas e curtas-metragens que tenham sido finalizados a partir de janeiro de 2008 e que ainda não foram exibidos No Festival Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 20 de setembro através dos sites

www.escalet.com.br , www.cinemadossertoes.com e www.rededeleitura.org

Mais informações pelo e-mail cinemadossertoes@yahoo.com.br e grupoescalet@yahoo.com.br

Telefones para contato:

+55 89 9978 6996

+55 89 9997 0006

Ligiane Duarte
Ass. de Imprensa/comunicação
(89) 9997 0006/9418 8488

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

Tempos de Natal

  Fonte: Dácio Melo (filho de Mestre Walter)   Véspera de Natal. Os mais velhos sentados na porta, todos animados conversando e os meninos ao redor sentados na calçada. E o Papai falou bem alto pra " todos ouvirem": - Ô, Inhá, é verdade que Papai Noel num visita minino  que dorme tarde na noite de Natal?  - E mamãe disse  "eu ouço isso desde que era pequena. É verdade" . Num demorou muito a molecada foi se levantando, passando as mãos  no fundo das calças e saindo de mansinho pra estebungar no fundo da rede. De manhã cedinho, era todo mundo revirando a cabeça pra debaixo da rede. Todo mundo ansioso pra saber o que Papai Noel deixara pra gente!  A rua amanhecia cheia de minino! Uns chutando bolas zeradas, outros puxando carrinhos pelas calçadas, alguns sentados  na calçada estirando as pernas pra mostrar os chinelos novos e os tiros de revolver de espoletas. Tudo isto ao som das notas amalucadas do violão do Tete! Ahhh, tempinho Bom!

Natal Retrô

Colaboração: Dácio Melo No início do mês de dezembro o clima mudava, o tempo mudava, no ar a expectativa pelo aniversário de Jesus!  As pessoas tornavam- se mais fraternas e mais alegres. E a meninada ansiosas pelas festas, bolos, bombons, refrigerantes, q-sucos supercoloridos, mas os brinquedos, ah os brinquedos! Eram o motivo maior da ansiedade.  Nossos sonhos giravam em torno da chegada do Papai Noel. O que será que ele vai trazer pra mim..... nas rodas de conversas todos falavam de suas preferências.......ah se ele me desse uma bola, daquelas boas que duram bastante.....eu queria um revolver de espoleta..... já eu queria uma caçamba, que aguenta carregar barro, areia e pedra.....eu me contento com uma havaiana amarela.  No dia 25 todo mundo acordava bem cedo e virava a cabeça por baixo da rede com o coração disparado de emoção pra ver a surpresa que Papai Noel deixara para nós! Fosse o que fosse, todos saiam a mostrar uns para os outros o que o bom velinho tinha nos d...