Pular para o conteúdo principal

SEMANA DE INTEGRAÇÃO


Nesta Última Segunda 09/08 Ocorreu A Abertura Oficial Da Semana De Integração na cidade de Floriano/PI



Nesta última segunda-feira 09/08 aconteceu no Espaço Cultural Maria Bonita A abertura oficial da apresentação do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Educação.

Na solenidade estiveram presentes ícones importantes do cenário cultural-educativo tais como: Luciana Ocyoly (diretora da 10ª GRE), Pedro Paulo (Coordenador do IQE - Instituto de Qualidade no Ensino), César Crispim(diretor de teatro), Chagas Vale (representante da Fundac), além de vários professores minicipais, estaduais e federais.

Após a Cerimônia foi oferecido aos convidados um coquetel e o Lançamento das revistas Vida e Arte e Mestres da Cultura Florianense.

Revista Vida e Arte

A revista Vida e Arte tem como base, redações redigidas por crianças da rede pública de ensino, em abril de 2009. Essas crianças tiveram com tema central o Espetáculo da Paixão de Cristo encenada a 15 anos, pelo grupo Escalet de Teatro, onde eles deveriam assistir e conhecer os detalhes de toda a encenação.Esse projeto beneficiou crianças, adolescentes e jovens que participaram de um concurso de redação no intuito de estimular a criatividade e o dominio nescessárias a produção de textos.

Revista Mestres da Cultura Florianense

A revista Mestres da Cultura Florianense tem em seu conteúdo experiências vividas por os chamados “Mestres dos Saberes”, que são pessoas que detém de sabedoria que lhes foram passados de geração em geração.A iniciativa se deu pelo fato de seus costumes e crenças estarem se tornando escassos... A tradição oral é uma grande arma para o resgate de varias culturas que estão se perdendo ao longo do tempo devido às grandes inovações.

O objetivo do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Educação é Criar uma rede de arte educação, utilizando – se das técnicas e materiais das artes cênicas, difundindo a literatura através da produção de sites, DVD, cd e materiais lúdicos a serem colocados a disposição dos educadores, implantando núcleos de atividades, artísticas educacionais em várias escolas publicas dos nove estados do nordeste, desenvolvendo ações continuadas que possibilitem a criação de novos espaços de leituras e pesquisa atendendo a comunidade em geral, envolvendo 80 artista e 50. 000 atendimentos direto por ano. A rede estará interligada on-line para possibilitar aos educadores, agentes e educando, o acesso á leitura e produção de novas obras, á pesquisa e o entretenimento, proporcionando oportunidade de crescimento.

“O projeto está fazendo com que cada vez mais os municípios se insiram a iniciativa fazendo com que haja um crescimento com relação ao conhecimento em ralação a ele (projeto Vida e Arte – Rede Regional de Educação ). Nós queremos que o projeto atinja a todos os municípios piauienses. Afirma Luciana Ocioly (diretora da 10ª GRE de Floriano/PI)

Durante toda a Semana de Integração haverá apresentações, oficinas e exibições de filmes. No espaço Cultural Maria Bonita e No Teatro Cidade Cenográfica. A entrada é inteiramente Grátis!

Essa é uma promoção do Projeto Vida e Arte – Rede Regional de Arte e Educação que tem como realizadores o Grupo Escalet de Teatro, Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos” e Qualiescola 10ª GRE; Parceria com a Bolsa Agente Escola Viva, Bolsa Agente Cultura Viva e Lei de Incentivo a Cultura; Apoio da Seduc (Governo do Estado do Piauí, IQE – Instituto Qualidade no Ensino e Prêmio Asas e Apoio Institucional da Secretaria de Cidadania Cultural e Ministério da Cultura.

Confira o que ainda haverá na Semana de Integração!

OFICINAS

De 10 a 13 das 08 ás 12h - No Teatro Cidade Cenográfica Oficina de audiovisual (Fotografia em Still, Filmagem, Audio e edição de video) com Ligiane Duarte

De 10 a 13 das 08 ás 11h - No Espaço Cultural Maria Bonita Oficina de Teatro de Bonecos Com Chagas Vale

De 10 a 13 das 14 ás 17h - No Espaço Cultural Maria Bonita Oficina de Produção de texto para internet com a professora Keyla Pimentel

De 10 a 13 das 08 ás 12h - No Terminal Turístico Oficina de expressão Corporal com a atriz Lorena Campelo

ENTRETENIMENTO

De 10 a 13 AS 17 h – No Espaço Cultural Maria Bonita Apresentação de teatro de Bonecos

De 10 a 13 AS 19 h – No Espaço Cultural Maria Bonita Exibições de Filmes

Dia 13-08 á 19h – No Espaço Cultural Maria Bonita

Palestra como o tema “Educação e audiovisual na escola”, com exibição do filme. Tal com Cineasta Bruno Passeri Dias (Rio de Janeiro).


Ligiane Duarte
Ass. de Imprensa/comunicação
(89) 9997 0006/9418 8488

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

Tempos de Natal

  Fonte: Dácio Melo (filho de Mestre Walter)   Véspera de Natal. Os mais velhos sentados na porta, todos animados conversando e os meninos ao redor sentados na calçada. E o Papai falou bem alto pra " todos ouvirem": - Ô, Inhá, é verdade que Papai Noel num visita minino  que dorme tarde na noite de Natal?  - E mamãe disse  "eu ouço isso desde que era pequena. É verdade" . Num demorou muito a molecada foi se levantando, passando as mãos  no fundo das calças e saindo de mansinho pra estebungar no fundo da rede. De manhã cedinho, era todo mundo revirando a cabeça pra debaixo da rede. Todo mundo ansioso pra saber o que Papai Noel deixara pra gente!  A rua amanhecia cheia de minino! Uns chutando bolas zeradas, outros puxando carrinhos pelas calçadas, alguns sentados  na calçada estirando as pernas pra mostrar os chinelos novos e os tiros de revolver de espoletas. Tudo isto ao som das notas amalucadas do violão do Tete! Ahhh, tempinho Bom!

Natal Retrô

Colaboração: Dácio Melo No início do mês de dezembro o clima mudava, o tempo mudava, no ar a expectativa pelo aniversário de Jesus!  As pessoas tornavam- se mais fraternas e mais alegres. E a meninada ansiosas pelas festas, bolos, bombons, refrigerantes, q-sucos supercoloridos, mas os brinquedos, ah os brinquedos! Eram o motivo maior da ansiedade.  Nossos sonhos giravam em torno da chegada do Papai Noel. O que será que ele vai trazer pra mim..... nas rodas de conversas todos falavam de suas preferências.......ah se ele me desse uma bola, daquelas boas que duram bastante.....eu queria um revolver de espoleta..... já eu queria uma caçamba, que aguenta carregar barro, areia e pedra.....eu me contento com uma havaiana amarela.  No dia 25 todo mundo acordava bem cedo e virava a cabeça por baixo da rede com o coração disparado de emoção pra ver a surpresa que Papai Noel deixara para nós! Fosse o que fosse, todos saiam a mostrar uns para os outros o que o bom velinho tinha nos d...