1/02/2024

RECORDAR É REVIVER E VIVER!

É com misto de nostalgia e saudade que me remonto a um passado em Floriano, a minha Princesa do Sul. Foi nesta cidade de encantos mil, que tive a felicidade de prematuramente vir ao mundo, de ver pela vez primeira a luz do astro-rei, através dos laços de amor que uniu para sempre duas pessoas iluminadas, que amo e devo-lhes tudo que sou, Gervásio e Lisete.

Pois bem! Foi no dia 19 de outubro (dia consagrado ao padroeiro da cidade, São Pedro de Alcântara) na Rua Silva Jardim, nº 521, que nasci. Ali cresci saudável, feliz, brincando nas ruas, tomando banho de chuva, subindo em árvores, indo ao Cine Natal, as missas aos domingos na Igreja Matriz, rodando na Praça Dr. Sebastião Martins, pagando promessas na “Guia”, passando Semana Santa banhando no açude Mario Bezerra,( a convite de Tia Jamila e Tio Hermes que tinham casa de campo próximo,) chupando picolé do bar do Bento ou do bar do Bruno ( bar esse que ficava na extensão da minha rua e nas proximidades do “Pau-num-cessa”, lugar das moças de vida fácil-difícil).

Na Praça Coronel Borges, jogava peteca, empinava papagaio, jogava futebol, brincava de boneca ou lá no Flutuante, da beira do cais, atravessava o rio Parnaíba (Velho Monge) de pontão, se não montada em talo de buriti, para a vizinha cidade: Barão de Grajaú (sem conhecimento dos meus pais, é claro!) e sempre em companhia de minha inseparável amiguinha, minha irmã de fé, Lucinha (Lúcia de Fátima Holanda Ribeiro Gonçalves).

Lembro-me do serviço de alto-falante na Praça do Mercado próximo a Quitanda do Cirilão, homem de porte avantajado que nos meus contos de fada via como herói. Nos finais de tarde, ouvia-se a Ave-Maria; confesso que na minha pouca idade, não entendia o que o locutor, o saudoso e inesquecível Defala Attem dizia, mas sei que o ouvíamos todos os dias com a mesma precisão e respeito.

Ainda criança, fui fadinha, pertenci ao movimento Bandeirante, onde tive como chefe a sempre admirada Laurinha, hoje conceituada médica. As primeiras letras aprendi pelas mãos maravilhosas de religiosas e educadoras do respeitado “Educandário Santa Joana Dárc” (que confirmem a Madre Maria dos Anjos, irmã Filomena...e a Professora Adelaide). Adolescente, fundei o clube Orbianas Mirins, juntamente com as sempre amigas: Lúcia Holanda, Sônia Melo, Jaira Trajano, Sandra Kalume, Socorrinho Costa, Maria José Ozório, Eulália, Leila Sepúlveda, Zulma Nunes, Lúcia Barquil, Vera dos Santos, Betinha Albuquerque, Lilian Ferreira, Tereza Tourinho, Rosália Sousa.. sob a orientação da formidável Giselda Borba. Foi um dos marcos na minha trajetória de vida. Como estudante do Ginásio Santa Teresina, já situado no bairro Pedreira, onde Sr. Genésio tinha sua venda próximo ao local, comprávamos bolo frito, nos intervalos das aulas acompanhado de Ki-suco; Também D. Mercê do Dr. Bessa, nos aturava na sua residência e nos oferecia gostosos lanches; deixei muitas marcas de travessuras, principalmente ao lado de Paula Bucar, Tânia Araújo, Lúcia Holanda, Márcia Reis, Virginia Lúcia Araújo, Mary e Goreth Maia, Raimundo Maia, Zé Demes (Ieié), Fátima Carvalho, Cleonice, Maria das Dores, Celsa, Odmércia Reis, Eliana, Luzanira, Eliziene, Josimar, Raimundo Capitão, o mesmo Raimundo Carvalho, Emiliana, Odimar Reis, Tital, Totó e tantos outros.

Mergulho mais profundo na imensidade do mar das recordações e de repente me vem a mente um pedido de desculpa e uma homenagem póstuma ao Pe. Pedro de Oliveira (como lhe

dei trabalho e preocupação!)... Ah! A nossa fiel secretária do ginásio, Norma Waquim com sua elegância inegável, os professores: Teresa Chaib,(in memoriam) Teresinha Gonçalves, Mariquinha Pereira, Jovina, Rubenita, Lurdinha , Antonio Waquim... citar todos é impossível, entretanto recordar e falar de todos no momento oportuno é gratificante e pertinente, pois a saudade, o carinho que tenho por cada um é imensurável; as primeiras lições de vida que aprendi com o perfil e peculiaridade de cada um são bem vivas dentro de mim, mesmo tendo ficado tanto tempo ausente, por força das circunstâncias e da luta pela sobrevivência diária.

É com emoção e gratidão que também menciono duas pessoas que considero da minha família, não por laços sanguíneos, mas por laços de amor, refiro-me a Raimunda Cardoso e Francisca Alencar , minha Xica ( in memoriam) que me acompanharam desde a infância até a despedida da minha terra natal. Despedida esta que foi marcada com grande festa comemorativa dos meus quinze anos, no Comércio Esporte Clube.

Atesto-me uma mortal sensível, imperfeita, mas telúrica e hoje me rendo à saudade, reverencio a minha terra, meu berço natal, traço minha homenagem, meu reconhecimento, e também ressalto a satisfação e orgulho de ser sua “Lisetinha”, como aí costumava ser chamada por todos para diferenciar de minha inesquecível mãe de quem tenho o privilegio de herdar o nome.

Obrigada Floriano! Obrigada por ter me dado o privilégio de ter nascido no seu solo fértil e poder dizer que pertenço a um povo varonil. Obrigada Teodorinho, Christovão Augusto, Raimundo Neiva( Neivinha), Sérgio Guimarães, Marcelo Guimarães, Zé Horácio, Reginaldo Moreira, Edilberto Nolêto, Adelmar Rocha, Zé Alberto Sousa, Bruno, Tin, Ana Coely, Tiberinho (in memoriam) Ana Maria Nunes, Ana Maria Martins, Ana Maria Silva, Vitória Régia, Benjamim, Paulão (in memoriam) Goreth Reis, Rositinha, Tereza Emilia Albuquerque, Sílvio, Saidinho, João Holanda, Wilson (Grilo), Pivete..e tantos outros que também fizeram parte de meu show através de Juninhor, nego Junior, meu irmão.. Obrigada cidade luz!Obrigada minha Princesa do sul!

Cristóvão: Este é um conto emocionante da nossa Lisetinha que recorda Floriano e pessoas muita caras a todos nós.

Obrigado Lisetinha e meu beijo

Nenhum comentário:

O Silêncio de um homem

    (Crônica dos Anos de 1990) Extraído do livro: Flagrantes de uma Cidade (Luís Paulo de Oliveira Lopes. Quem é esse homem? De onde veio? Q...