Pular para o conteúdo principal

SESC de Floriano - Trilhas Literárias

O Sesc Floriano, por meio do projeto Trilhas Literárias, realizou na noite do dia 31 de outubro, no auditório do Sesc/Senac - Centro Cultural Conegundes Gonçalves Sarau Literário em homenagem ao escritor, jornalista, empresário, desportista e presidente da Academia de Letras e Belas Artes de Floriano e Vale do Parnaíba (ALBEARTES), José Bruno dos Santos.  

A programação do evento contou com a presença do homenageado e de seus familiares, poetas, estudantes, membros da ALBEARTES e amantes da cultura.

Tiveram apresentações diversas desde recitação de poemas, cânticos, músicas. etc, a maioria da leitura dos textos foram retirados e adaptados dos livros Coletânea de Causos e Casos e Transpondo Barreiras de autoria do homenageado, uma das autoras que possuem textos na coletânea que leram seus escritos na ocasião foram as educadoras e membros da ALBEARTES Edmilsa Santana e Marisol Simplício. 

Já a apresentação musical ficou por conta do músico, poeta, compositor José Paraguassú que cantou as músicas preferidas do homenageado da noite, os poetas Francisco Almeida, Miguel Vieira, Maria José Siqueira e os estudantes Hivisson Dantas e Kelson Martins também declamaram poemas, o musico Josué e o artista mirim Heverson Sousa também se exibiram com seus talentos no canto e violão e flauta, respectivamente.

Ao final do evento tivemos as considerações e homenagens poéticas pelos familiares e pessoas importantes para o senhor Bruno e também para a cultura florianense, além das palavras de gratidão e estima do ovacionado da noite. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite