Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Cultura , Esporte e Lazer realiza 1º "Café com o Artista"

Café com Artista
A manhã da última quinta-feira (22), foi marcada pela edição inaugural do “Café com Artista”, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, com a participação de diversos órgãos, entre eles o Colégio Técnico de Floriano – CTF, que expôs projeto em artes plásticas de assemblage, conduzido pela professora Meury Silva e os usuários do Centro de Assistência Psicossocial, com poesias. O vice-prefeito Antônio Reis, que representou o prefeito Joel Rodrigues, neste ato, ressaltou a importância das manifestações culturais na história de Floriano.

Secretários das diversas pastas municipais, marcaram presença, endossando a promoção deste projeto, que deve ser realizado mensalmente. Segundo a secretária da pasta, Elineuza Ramos, o objetivo do projeto é valorizar os artistas florianenses da música, artes plásticas, artes cênicas, literatura, realizando uma interrelação entre a comunidade escolar e a comunidade em geral, para que haja o conhecimento desta produção local e para que a Secretaria possa construir um acervo com a obra e os relatos de vida destes artistas, disponível para pesquisas e visitas.

Em sua primeira edição o músico e poeta José Paraguassú foi um dos homenageados e realizou a apresentação cultural através de música de sua autoria, dos seus poemas e de relato autobiográfico. Domingas Cruz, artesã também homenageada no evento, expôs trabalhos manuais, através de elementos de sua produção. O Colégio Técnico de Floriano, por sua vez, realizou exposição através da mostra em artes plásticas. 

A abertura do evento foi realizado pelo músico florianense Nisley Soares e outros grandes nomes da música florianense. Os trabalhos ficarão em exposição durante dez dias, no horário de 8h ás 13h, no Complexo do Cruzeiro, sede da Secretaria. O evento recebeu ainda, apresentações culturais de diversas escolas municipais, instituições e entidades ligadas as expressões artísticas de Floriano.


Fonte: florianonews.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite