Frota de veículos de Floriano na década de 1950 |
Um breve relato
O transporte rodoviário do Piauí surgiu com a figura de Francisco Faustino de Lima, o "Chicão", considerado o grande responsável por desbravar o estado, abrindo estradas e ligando municípios.
Com a aquisição, em 1928, de um caminhão FORD e dois automóveis Modelo T-1923, Francisco Faustino montou sua primeira empresa, que posteriormente passaria a ser a chamada PRINCESA DO SUL, uma homenagem à cidade de Floriano, Piauí, também assim designada.
De início, a empresa passou a transportar passageiros e cargas no percurso entre as cidades piauienses de Teresina e União.
A partir de 1934, quando Chicão se mudou da cidade de União para Teresina, a empresa passou a operar linhas para o sul do estado, levando o desenvolvimento para cidades como Floriano, Oeiras, Simplício Mendes, São João do Piauí, São Raimundo Nonato etc.
A linha Teresina/Floriano, por exemplo, tinha apenas quatro viagens mensais, pois a mesma durava cinco dias, devido às condições da estrada em péssimo estado de conservação, que era recuperada sempre que necessário fosse pelo próprio Chicão.
Já nas décadas de 1950 e 1960, outras empresas como ESTRELA DA MANHÃ de José Cronemberger dos Reis; BOM JESUS de Josué da Cunha Seúlveda; RÁPIDO PATUENSE de Bernardo Rego (ambas adquiridas posterriormente pela empresa Princesa do Sul); ESTRELA D´ALVA de Antonio Ribeiro de Almeida Filho e a EMPRESA JOÃO MARTINS, passaram a fazer tambémo transporte de passageiros interligando as cidades piauienses e ligando-as ao resto do País.
Fonte: Centro Cultural Laboratório Sobral
2 comentários:
Como não lembrar com muita saudade, as viagens que fazíamos da nossa querida Floriano a Teresina, nos ônibus do Sr. Chicão, com o coração cheio de esperanças de que dias melhores viriam, como efetivamente, com a graça de Deus vieram.
Francisco Faustino, meu bisavô com muito orgulho!!!
Postar um comentário