Pular para o conteúdo principal

Floriano preserva sua memória

Volume 4
Fonte: O Passado Manda lembranças/Jornalista Deoclécio Dantas

Com 381 páginas, o 4º volume da Coleção Florianenses destaca a história de vida de 28 personalidades, homens e mulheres de vínculos memoráveis com aquela cidade

Não para de crescer o prestígio da Coleção Florianenses, publicada em forma de livro, uma vez por ano, a cada 7 de julho, data do aniversário de Floriano, 240 quilômetros ao sul de Teresina.

No último dia 7, quando do lançamento do 4º volume, foram vendidos mais de 200 exemplares, em solenidade realizada no Rio Parnaíba Hotel.


O evento reuniu florianenses e descendentes destes radicados em São Luís, Recife, Brasília, Fortaleza, Goiânia, Salvador, Teresina e em outras cidades do Piauí e do país.

Com 381 páginas, o 4º volume da Coleção Florianenses destaca a história de vida de 28 personalidades, homens e mulheres de vínculos memoráveis com aquela cidade.

Foram homenageados, nesta edição, os seguintes senhores e senhoras que ali marcaram época no desempenho de atividades importantes para a história do município:

Doca Borges, Eurípedes de Aguiar, Nilmar Rocha, Heonir Rocha, Barjonas Lobão, Dom Edilberto, Mestre Eugênio, Chico Reis, Gervásio Medeiros, Affonso Nogueira, Rafael Rocha, Olindo Nunes, Gonçalo Castro, Zé Fontes, Adala Attem, Manoel Almeida, Defala Attem, Mário Bezerra, Nicodemos Sousa, Pedro Maranhense Costa, Cazuza Ribeiro, Bento Leão, Francisquinha Silva, Raimundinho Caboré, Pedro Castro, Gilberto Guerra, Cícero Rocha e Nazareno Araújo.

Cristóvão Augusto Soares de Araújo Costa, Luís Paulo de Oliveira Lopes, Rosenilta de Carvalho Attem e Teodoro Ferreira Sobral Neto, idealizadores e editores da Coleção Florianenses, já trabalham nas pesquisas que, em julho de 2016, permitirão a publicação do 5º volume, este enriquecido por outros registros de episódios significativos que ali aconteceram.

Merece destaque o fato de que o prefeito Gilberto Guerra Júnior, consciente da importância dessa coleção na construção da história do município, autorizou a compra de exemplares para leitura e reflexão dos alunos que frequentam as escolas de Floriano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite