Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO FLORIANO CLUBE

Fundação Floriano Clube continua no papel
florianoclube3
Salão de festa do Floriano Clube
O prédio do tradicional Floriano Clube este em ruínas. As estruturas estão desmoronando pela a ação do tempo e da falta de conservação.
A partir da comemoração de dez anos do centenário do município, em 2007, surgiu um movimento pela restauração e resgate da função social do Floriano Clube. Esta mobilização levou a transformação do Floriano Clube em Fundação Floriano Clube, presidida por Rosenilta Attem. 

“A idéia da Fundação surgiu na comemoração de 110 anos de Floriano. Escrevi uma crônica e ajudou a mobilizar as pessoas”, declarou a presidente.

Com as novas atribuições, está projetado que a Fundação Floriano Clube vai receber mudanças na estrutura física, tendo dois pavimentos e espaços para eventos, cursos, projetos e outras atividades. “Toda a parte burocrática da Fundação está resolvida. Estamos esperando somente a reforma para iniciarmos as atividades. Como o Floriano Clube possui salas de lojas e o prédio do antigo Hotel Central, vamos usar estes aluguéis para manter a Fundação”, declarou Rosenilta Attem.

Mas a obra de reconstrução está atrasada, o que impede o início das atividades da Fundação Floriano Clube.  Para o funcionamento da instituição são previstas mudanças na rua São Pedro, como a transferência de comerciante camelôs para outro espaço comercial. “Em novembro de 2009, recebemos a garantia do secretario de Infra-estrutura, Avelino Neiva, que a reforma seria feita pelo Governo do Estado. Acho que pode acontecer ainda este ano”, disse a presidente, Rosenilta Attem. ( Fonte: www.florpi.com.br )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite