Pular para o conteúdo principal

FESTIVAL DE CULTURA DE OEIRAS


Será lançado em Teresina, na terça-feira (15), a sexta edição do Festival de Cultura de Oeiras, no auditório do SEBRAE, a partir das 20h. O lançamento em Oeiras está marcado para o dia 18 de setembro, no Café Oeiras, localizado na Praça das Vitórias, um dos principais pontos turísticos da cidade e palco do evento, marcado para os dias 22, 23 e 24 de outubro.

Realizado desde 2003, o Festival de Cultura de Oeiras transforma a primeira capital do Piauí no centro da cultura piauiense, trazendo grandes nomes do cenário estadual e nacional, como Leo Gandelman, Yamandu Costa, Orquestra Sinfônica do Piauí e os cantores Chico César, Vavá Ribeiro, Vanda Queiroz, Roraima, além dos artistas locais, como Vanúsia Marques, Luciana, Karine Vieira, Vivaldo Simão e também grupos teatrais de Brasília, Teresina, Oeiras e Os Bandolins e Congos de Oeiras.

Oeiras é uma das cidades mais belas e importantes do Piauí por trazer em sua História o título de primeira capital do Estado. Para conservar a memória de tantos momentos ilustres para o Piauí e para o país, Oeiras foi um dos municípios brasileiros incluídos no Monumenta, um programa do Governo Federal de recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro.

Durante o Festival, a Praça das Vitórias, cenário de grandes decisões políticas para o Piauí, vira um grande palco e recebe milhares de visitantes que além de assistir às apresentações musicais, conferem lançamentos de livros, apresentações teatrais, além das feiras de artesanato e gastronômica.

Oeiras também foi uma das primeiras cidades a receber as oficinas de capacitação, que viraram marca da Fundação Cultural do Piauí – FUNDAC, nos eventos de cultura em todo o Estado. Desde o início da realização dos Festivais, crianças, jovens e adultos oeirenses e de cidades vizinhas participam de cursos em diversas áreas, que vão desde a Elaboração de Projetos a Fabricação e Manipulação de Bonecos.

A cada ano, uma personalidade do município é homenageada. Para a sexta edição foi escolhido o nome do escritor e médico José Expedito Rego, autor da letra do Hino de Oeiras. Toda a programação do evento será definida em reunião a ser realizada na próxima semana entre a presidente da FUNDAC, Sônia Terra e a Secretária de Cultura e Turismo de Oeiras, Carla Martins.

O VI Festival de Cultura de Oeiras é uma promoção do Governo do Estado, através da FUNDAC, SETUR e PIEMTUR, em parceria com a Prefeitura de Oeiras, pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e o SEBRAE/PI.


Fonte: Assessora de Imprensa/ Fundac
Foto: www.ferias.tur.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite