8/13/2021

Retratos de Floriano

 

Ouriversaria Franco
Flagrantes de uma Cidade

Crônica dos aos de 1990

O professor Luiz Paulo, em seus belos flagrantes, vem nesse texto relembrar com precisão da fachada de um dos estabelecimentos  comerciais desta cidade, a Ouriversaria Franco de propriedade de Raimundo Pereira Franco.

Mais adiante, o professor cita o interior das oficinas (foto) da ouriversaria. Era um grande estabelecimento comercial e para a época se constituía uma pequena fábrica de jóias de ouro especialmente ansie, cordões,  brincos, ulseiras, copos de prata e de ouro, avbotoaduras e brochas comincrustações de pedras preciosas.

Segundo informações, diz a crônica do professor, esse comércio existiu nos anos de 1909 mas a foto é de 1910. Na primeira foto, vemos o proprietário do estabelecimento e na segunda foto observamos os operários em atividade nas oficinas.. Não se tem notícia do exato local onde se situava esse estabelecimento comercial.

Finalizando, o poeta da crônica florianense, desabafa dizendo que fica para nós o registro fotográfico desse exemplar estabelecietoo comercial de Floriano.

Nenhum comentário:

O Silêncio de um homem

    (Crônica dos Anos de 1990) Extraído do livro: Flagrantes de uma Cidade (Luís Paulo de Oliveira Lopes. Quem é esse homem? De onde veio? Q...