Pular para o conteúdo principal

Retratos de Floriano

JULHO EM FLORIANO FÉRIAS INESQUECÍVEIS. 

MINHAS RECORDAÇÕES!

Os períodos de férias sempre foram os maiores presentes para os estudantes de qualquer lugar (quando EU estudava na Academia da Marinha, saia as 17 Hs da sexta feira direto para a rodoviária Novo Rio, Rio de Janeiro-RJ), entretanto as férias de julho em Floriano-PI, eram aguardadas com ansiedade pelos estudantes bem como os familiares. 

Regatas de 1964

Julho na Princesa do Sul, sempre foi animado, cheio de vida, eventos para todos os gostos, o tradicional Torneio de Futebol de Salão (hoje Futsal) inicialmente na quadra do Comércio Esporte Clube passando tempos depois para a quadra da AABB, com equipes como: Comércio, AABB, Regatas, Square, Escandalosa, Vende Bem, Transpiauí-Honda, Banco Econômico, Laboflor, Brasília, Agespisa, Óticas Brasil, PMPI 3º Batalhão, Narcisão, Acauã e Vingança (ambos de Cleber Ramos) e outros. Com estrelas do quilate de: Antônio Luiz Bolo Doce, Brahim, Petrônio, Serjão, Cleber Ramos, Quinto, Mocó, Eloneide, Puluca, Valdir Besourão, Robert de Eldinê, Paulão do Narcisão, Zé Lobo, Aldênio Nunes, Chico Bailarino, Grilo, Gildésio, Guilherme Ramalho, Arnaldo Pé de Pão, Pompeu, Darlan, Zé Neto Xavier, Josfran, Lelo, Ronaldo “Arara”, Nanico, Zé Bruno, Tim, Mundico, Carlito,  Fefê, Gilmar Duarte, Gilson Duarte, Hélio Futuca, Naldinho, Ieié, César Augusto de Antônio Sobrinho, Chico Patrício, Roberto Holanda, Holandinha, Herbran, Mano do Quincas, Tenente Filho, Zé Filho Braga, João Vicente, Beterraba, Carioca, Walberto, Caraolho, Salomão, Luiz Carlos Oliveira, Luis Carlos “Carcamano”, Carlinho de Benito, Carlinho Meota, Paulinho de Nelson,  e muitos mais. 

Na prainha no meio do Rio Parnaíba, as famílias iam curtir com seus filhos levando barracas, sobrinhas de praia, isopor com bebidas, as adolescentes deitadas ao sol embelezavam o cais; outra atração era o trampolim onde os jovens mais afoitos pulavam fazendo acrobacias e chamando a atenção de todos.  
O restaurante Flutuante com suas comidas típicas e convidativas sempre foi atração para os turistas e orgulho dos florianenses. 

As noites reencontros dos amigos e casais aconteciam sempre nos bancos da Praça Dr. Sebastião Martins e nos bares: Sertã, São Pedro e Carnaúba; lá se combinavam as tertúlias, as serenatas e os grandes bailes.

Culminando as férias com o grande evento de competição de canoas a vela, remos e vara para enfrentar os desafios nas águas do Rio Parnaíba. Grandes duplas foram formadas: José Wilson Pereira (campeão da 1ª Regata em 1958), Chico Pereira, Defala, Pedro Atem, João Alfredo Gaze. Cícero Damas, Hélio, Haroldo Castro, Gabriel Kalume, Fernando Adala, João Adala, Iglesias, Iram Frejat, Carlos Barreto, Adail, Duzito, Abdala Zarur, Benedito Burguês, Jofran Frejat, Gilvan Sobral, Airton Coêlho, Antônio Neiva, Os Irmãos Moura, Boi Mecânico, Dario, Professor Kent transformando num belíssimo e inesquecível espetáculo.  A exaustão era certa e o público que os acompanhavam ia ao delírio, desde a saída no caís da Beira Rio até o Pateta, depois ao Clube Regatas; os competidores recebiam suas premiações, no clube, lá existiam frondosas árvores de diversos tipos, em especial os pés de mangas, com sombras maravilhosas, onde as famílias se deliciavam com pic-nics, na animação dos conjuntos musicais, me lembro do Celestino do Sax. 

Os jovens praticavam futebol, voleibol, nadavam e o ponto alto era o desfile para o concurso da miss Regatas onde belas participantes, chamavam a atenção; a noite o encerramento das férias se dava sempre no Floriano Clube com Os Bravos e outros conjuntos. ERA UMA MARAVILHA!

Floriano(PI), 02 de julho de 2021
Pesquisa: César Augusto de Antônio Sobrinho.
Fotos; Museu Sobral, Mecânico Boi e César Augusto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite