7/09/2021

FLORIANO, A CIDADE QUE EU AMO

FLORIANO nos seus 124 anos

08 de Julho de 2021

Colaboração: José Osório Filho

Hoje você comemora a sua idade, diante da aurora e da saudade, o teu dia já vem embaçado pelas nuvens cinzas que cobrem o azul do teu céu. Os pássaros migram em silêncio em homenagem a ti, o sol cai sobre o sabor da brisa e, embora sejas uma personalidade jurídica, eu sempre a considerarei e a amarei, como se você fosse uma pessoa física.

Floriano está dentro de mim, assim como eu estou entranhado nela e no seu espaço geográfico. Eu admiro o seu relaxar, o seu sono noturno e o seu luar. Diante disso, eu fico a observar o seu suspirar ofegante, com as ruas e avenidas entrelaçadas, espero o tempo passar, só existe um amor na minha vida e você é a cidade que eu sempre irei adorar.

Você, num passado remoto, foi meu berço esplêndido de acolhimento e carinho, quando deixei a zona rural de Amarante e aqui vim estudar. Fui recebido e tive um abrigo para morar, tudo isso faz-me te reverenciar. O amor e o apego que tenho contigo, é transparente, até no meu gesto de olhar.

As tuas ruas encaracoladas são inesquecíveis, a minha infância e o meu corpo foram molhados pelas águas do Rio Parnaíba. Lembro quando caminhava no areal até a Escola Ribeiro Gonçalves para estudar, esses fatos passaram-se na minha adolescência. Por essas e outras razões, você é um amor que eu sempre irei venerar, é a grande paixão que  nunca deixarei de  amar.

Ando só, a pé, por tuas ruas e avenidas calorosas, somente para observar, mantenho um diálogo com a infinitude do teu olhar. Na extremidade de uma superfície do Rio Parnaíba, tudo podemos visualizar, inclusive a cidade e a sua beleza. Quem te conhece, a cada dia passa a gostar. Quem não a conhece, quando te visita, se apaixona e não quer de ti se separar.

O Rio Parnaíba foi o símbolo da tua origem e a Igreja São Pedro de Alcântara é parte do teu encanto. Quanto olho para ti, meus olhos se enchem em um só pranto, não sei qual seria o sentido da vida se você não existisse. Tu és o fundamento sublime em cada ser, eu até poderia gostar de outra cidade e lá viver, mas nunca deixaria de intensamente amar você.

Nenhum comentário:

Prefeito de Floriano e equipe avaliam avanços na reforma do Mercado Público Central

  Na busca pela revitalização do coração comercial e turístico da cidade, o prefeito de Floriano liderou uma visita técnica decisiva ao Merc...