Pular para o conteúdo principal

GUILHERME RAMALHO, GOLEIRO QUE FEZ HISTÓRIA

HOMENAGEM GOLEIRAÇO GUILHERME RAMALHO! 

Fez recentemente 81 anos, empresário atuante, praticante de exercício. Nasceu em Patos-PB em 20.08.1938, conheça um resumo da história desse cidadão de primeira qualidade.

Como subgerente do Grupo Narciso Maia no interior de Pernambuco, o FUTSAL o projetou naturalmente, onde chegava era destaque nas áreas profissional bem como na esportiva (FUTSAL).

Seu desempenho como goleiro mesmo jogando no interior chamou atenção dos olheiros e foi convocado para a Seleção Pernambucana de Futsal, porém não foi possível jogar pela Seleção, pois estava assumindo um compromisso profissional, foi convidado para  abrir e gerenciar uma loja na Princesa do Sul no período carnavalesco, chegou no dia 21 de fevereiro de 1967.



São portanto 52 anos (bebeu água do Rio Parnaíba) de amor a cidade que o acolheu de braços abertos, com sua esposa e juntos criaram 8 filhos, dentre eles o primogênito o craque Guilherme Júnior, que jogou em diversos times, dentre eles CORISABBÁ. Guilherme Ramalho, com sua habilidade de cativar amizades foi logo entrosando com a "patota", consequentemente convidado para "bater" uma bolinha na AABB, os times o disputava a "tapa" pela sua qualidade jamais vista! 

Foi campeão nos Torneios Férias de Verão e Inverno, realizados inicialmente no CEC-Comércio Esporte Clube e depois na AABB, os jogos eram realizados com as quadras lotadas e torcedores vibrantes, pois a safra de craques são inesquecíveis: Antonio Luis Bolo Doce, Cleber Ramos, Mocó, Arnaldo, Puluca, Zé Bruno, Tim, Mundico,  Aldênio, Beto Lobo, Chico Bailarino, Naldinho, Ieié, César Augusto, Carlinhos Meiota, Paulinho, Beterraba, Walberto, Caraolho, Luciano, dentre outros...  Foi campeão pela AABB (4), Narciso Maia (2) Brasília (2), Casa Salomão (2), Comércio (1), Paulistana (1).  

Fotos e pesquisa de César Augusto de Antônio Sobrinho. Floriano(PI): 30.09.2019.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite