Pular para o conteúdo principal

Retratos

Floriano Clube em processo de recuperação
O Floriano Clube foi fundado em 1937, tendo sido o casarão comprado do comerciante o senhor Eliziário, que havia migrado para o Rio de Janeiro.

O seu primeiro Presidente foi o doutor Theodoro Sobral e o seu filho, Amilcar também presidira o Clube na década de setenta. Já o nosso amigo Teodoro Sobral Neto está na frente da Fundação Floriano Clube atualmente.

O antigo proprietário do prédio do Floriano Clube, segundo nos informa o nosso amigo Cristóvão Augusto, foi o senhor Deocleciano Ribeiro.

O antigo Clube, que esta passando por uma reforma e revitalização. está completando este ano seus 80 anos de sua fundação.

Na verdade, o Clube foi palco de eventos inesqueciveis, como os bailes de carnaval, tertúlia, bailes dançantes, aniversários, jogos de sinuca, resenhas, fins de tarde, festas com Os Geniais e muitosw outros eventos diversos.

Com a sua recuperação atual o Clube, agora, transofrmou-se em Fundação para agregar oficinas, museu, bibliotecas, salas de video e disponibilizará outras atividades que possam agregar parcerias através da sociedade de um modo geral no que tange principalmente à cultural da comunidade.

Comentários

Brasília,DF, em 30 de setembro de 2017
J A N C L E R Q U E S,
As suas recordações lúdicas sempre nos trazem, a todos, recordações dos nossos bons e saudosos tempos do Floriano Clube, agora sob a tutela do nosso competente Teodoro Sobral Neto. Foi nas festas inesquecíveis do Floriano Clube, pela metade da década de 1960, que tive a prazer de conhecer a minha esposa APARECIDA CRONEMBERGER SILVA(Cidinha, filha do casal José Ribeiro Soares/Laura Cronemberger - Loja BAHIANA), e estamos casados há mais de 50 anos. Não é legal isso, e de muito saudosismo...
José Silva
Saudações Brasilienses/Florianenses

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite