Pular para o conteúdo principal

Festa do Vaqueiro é celebrada com tradicional cavalgada em Floriano

Festa do Vaqueiro
Durante todo o sábado (16) foram realizadas comemorações referentes a tradicional Festa do Vaqueiro do bairro Nossa Senhora da Guia. Organizada através da Associação de Vaqueiros de Floriano, com parceria da COEF (Comissão Organizadora de Eventos de Floriano), o evento contou com uma programação que não deixou a desejar e reuniu centenas de vaqueiros e apaixonados por esse símbolo do sertão. 

A programação teve início às 6h da manhã com a Alvorada, no bairro Nossa Senhora da Guia, em seguida foi servido um café da manhã para os vaqueiros. Às 8h começaram os preparativos para a tão esperada corrida de cavalos, foram mais de 30 cavaleiros, distribuídos em 4 categorias, concorrendo a premiações que totalizaram R$ 3050,00. De acordo com o resultado final, 12 cavaleiros foram premiados na corrida que aconteceu no Parque de Vaquejada localizado no próprio bairro. 


No turno da tarde aconteceu a tradicional cavalgada, saindo da Barraca do Vaqueiro às 16h, com 50 cavaleiros, em média. O percurso, que totalizou cerca de 10 km, compreendeu as avenidas São Pio, Bucar Neto e Getúlio Vargas, retornando ao local de partida, com a animação por conta do Ciel Brasil. Após a missa aconteceu a festa do vaqueiro na praça do bairro. 

Em paralelo a esta organização, Floriano foi contemplada com uma outra cavalgada pela manhã. Organizada pela Quarta Comitiva Poeira na Estrada, que ofertou um café da manhã para os vaqueiros, do qual o Prefeito Joel Rodrigues e os secretários de Comunicação, Nilson Ferreira, e de Desenvolvimento Rural, Assis Carvalho, participaram. 

A cavalgada saiu do Parque do Vaqueiro Arudá Bucar e foi em direção ao bairro Nossa Senhora da Guia. Uma média de 100 cavalos e cavaleiros da circunvizinhança percorreram a Avenida Dirceu Arcoverde revivendo a cultura do homem do campo.

O prefeito Joel Rodrigues explanou sua alegria em participar mais uma vez de uma festa cultural e de tamanha importância para a história da cidade. “Reunimos centenas de vaqueiros e apaixonados por essa figura indispensável para o campo que é o vaqueiro. Mais uma ação que mostra nosso comprometimento em apoiar e incentivar práticas culturais da nossa terra”, finalizou Joel Rodrigues.

Fonte: florianonews.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite