Pular para o conteúdo principal

Câmara Municipal de Floriano realizou primeira Sessão Ordinária da segunda quinzena de junho



Foi realizada na noite da última segunda-feira (17), no auditório Milad Kalume, da Câmara Municipal de Floriano, a primeira Sessão Ordinária da segunda quinzena do mês de junho.

No início da Sessão Vereador Maurício Bezerra (PTB), que estava como Primeiro Secretário da Casa Legislativa, fez a chamada nominal dos parlamentares, a leitura da Ata da Sessão anterior e a leitura das Proposições para apreciação em Plenário pelos vereadores presentes.
Na Sessão foram debatidas em plenário 17 Requerimentos, 1 Projeto de Lei, 1 Projeto de Resolução, 1 Emenda Aditiva e 3 Ofícios enviados a casa.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Simplício (PV), abordou na tribuna sobre a distribuição das casas do Conjunto Habitacional Filadelfo Freire de Castro, no bairro Meladão. O parlamentar não concorda com a forma com que a distribuição foi feita, pois segundo ele, muitas das pessoas que são sorteadas já têm moradias e utilizam as casas para aluguel.

Para Manoel Simplício, deveria ser utilizado um critério diferente para distribuir as casas a quem realmente precisa.

“O Governo que diz estar ajudando os pobres está desajudando dessa maneira, porque aquele que precisa não está recebendo as casas”, disse.

O vereador Antônio Reis (PSDC), tratou de vários assuntos, mas especificamente falou da questão do abastecimento de água na cidade de Floriano.

Em contato com a Agespisa o parlamentar pôde identificar alguns problemas, como parte de captação de água. O município tem apenas uma bomba de grande vazão, que está com a sua vida útil quase esgotada.

“Nós precisamos fazer com que a Agespisa possa executar a aquisição desse equipamento. Floriano pode entrar a qualquer momento num colapso de água”, alertou.

Ainda em relação ao problema de falta de água na cidade, o vereador Antônio Reis recebeu informações de que está sendo feita a interligação do bairro Rede Nova com o bairro Taboca, o que promete dentro de poucos dias solucionar o problema de falta de água na Taboca.

“Nós vamos encaminhar sete Requerimentos a Agespisa de Teresina para que ela possa tomar providências urgentes, porque senão Floriano terá em breve um grande problema de abastecimento de água”,
disse Antônio Reis.
O vereador André Melo (PT), abordou o Projeto de Lei n.º 049/2013, institui o Parlamento Jovem de Floriano e os Requerimentos n.º 315/2013, solicitando a realização do I Seminário de Discussão das Diretrizes de Incentivo à Cultura e ao Esporte de Floriano - SEDDICE-FLO e de n.º 316/2013, solicitando que seja realizado o I Encontro de Discussão das Ações e Políticas Públicas para a Juventude - EDAPPJU.

O vereador Mauricio Bezerra (PTB) apresentou o Projeto de Resolução nº 001/2013 que dispõe sobre a Implantação da Ouvidoria do Parlamento Municipal de Floriano, ampliando os canais de comunicação entre a população e os parlamentares. A medida visa a efetivação da democracia, fomento ao exercício da cidadania e organização dos trabalhos da Câmara de Floriano.

O parlamentar solicitou ainda o reajuste dos servidores, que ainda não foi feito este ano e uma melhoria na parte da limpeza da cidade. Mauricio Bezerra não concorda com a forma que está organizada a limpeza, através do mutirão nos bairros e explicou que os bairros não podem esperar tanto tempo para serem limpos.

“Estamos pedindo que a Prefeitura possa contratar mais homens para esse trabalho. Ao nosso modo de ver, da forma que está sendo feita hoje será resolvido o problema, mas se contratar mais homens, mais emprego será gerado e o problema será resolvido com maior rapidez”, explicou.

O parlamentar falou ainda sobre o micro-ônibus de fisioterapia, que por algum problema mecânico está atualmente parado.
O vereador Miguel Vieira de Barros (PTB) usou a palavra para fazer novas cobranças ao Poder Público Municipal em relação a melhorias na cidade.

“Falamos sobre os temas que merecem relevância em nosso município, que é a prestação de serviço público a comunidade carente e nosso papel aqui, enquanto representantes do povo, é cobrar, para que o Poder Público acelere o passo no sentido de levar as comunidades a serviços de qualidade” esclareceu.

Segundo o vereador Fabio Braga (PP), a Sessão Ordinária foi muito proveitosa. No calor dos debates a Sessão se estendeu um pouco além do tempo normal, mas de acordo com o parlamentar isso é sinal de que os colegas querem trabalhar, buscando o melhor para acidade de Floriano.

“A Sessão foi muito participativa, onde a gente pôde discutir os problemas da cidade e principalmente apontar possíveis soluções, porque o papel do vereador é fiscalizar, sugerir, reivindicar, mas também apontar soluções para colaborar com o Poder Executivo”,
finalizou Fabio Braga.

Fonte: florianonews.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite