Pular para o conteúdo principal

CULTURA POPULAR FLORIANENSE

O Grupo tem o intuito de profissionalizar artistas nas artes cênicas para suas montagens.


Imagem: Divulgação

Grupo fortalece a cultura popular de Floriano
A Associação Brincantes do Folclore Nordestino surgiu da necessidade de grupos e fazedores culturais da cidade de Floriano em cultuar e proliferar a cultura popular de nossa região. Formada por fazedores da cultura popular, brincantes, pesquisadores e amantes da cultura popular nordestina.

Tem uma política cultural sistemática e definida, promovendo de forma efetiva o resgate da cultura regional, dando oportunidade à livre expressão, tendo em vista sempre a realidade econômica, social e cultural, trabalhando em seu contexto o teatro, a dança, o circo e audiovisual. Em 2005 deu inicio as atividades da quadrilha junina “A Mais Forte” envolvendo quarenta e oito profissionais em dança.

Em 2008 apresentou o espetáculo “Francisco, o Cavaleiro de Assis” em praça pública tendo um público estimado de oito mil espectadores na cidade de Tamboril do Piauí. Ainda no mesmo ano estreou o espetáculo “Desentupa o Vaso, Por Favor!” uma comédia que fez reativar o teatro na cidade de Floriano-PI.

Em 2008 foi contemplado pelo I Concurso de Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura com o projeto “A Arte Incentiva a Leitura”. Realizou cursos de forma gratuita de tecido aéreo e perna de pau, tendo como resultado apresentações de tecido aéreo e pernas de pau em escolas públicas de forma gratuita. Em 2009 o grupo estreou o espetáculo de dança “A Mais Forte do Sertão - Paixão pelo Piauí” e vem sendo premiado onde passa. No mesmo ano foi contemplado pelo prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2009, com o projeto “Piauí – Nossas Raízes”.

O Grupo tem o intuito de profissionalizar artistas nas artes cênicas para suas montagens. Jovens e adolescentes participando de cursos e oficinas de teatro, dança e circo no Espaço Cultural Maria Bonita de forma Gratuita.( Sul do Piaui )

Comentários

Anônimo disse…
gostaria de ver algumas imagens do colegio primeiro de maio, dos desfiles de comemoração de aniversario do colégio, no inicio dos anos 80. É possivel?
Agradeço!!!

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite