Pular para o conteúdo principal

ELEIÇÕES 2010

O voto é a chave da qualidade de vida
Por - Jalinson Rodrigues
urna
O voto é livre e secreto
O dia 3 de outubro de 2010 é uma data emblemática por que, justamente, marca o momento em que devemos pensar mais no coletivo da sociedade. O dia do voto carrega um significado importante na construção de uma vida mais digna para todos. Os brasileiros, agora pós- Lei Ficha Limpa, necessitam, mais do que nunca, seguir nesta linha de postura crítica. O Brasil ainda precisa avançar na aplicação de políticas públicas eficientes. No Piauí a situação não é diferente. O voto pode ser transformador da realidade vigente em qualquer região do país.

Somente o voto livre de amarras poderá reverter a força da política para o bem coletivo. Desde os problemas mais simples até os mais complexos, numa relação entre o povo e poder, necessita de uma correlação de força equilibrada. Se a população não escolhe seu representante sintonizado com as suas necessidades é mais do que óbvio que nada vai mudar. Também, muito, importante é o acompanhamento dos nossos políticos após a eleição. Na democracia é fundamental a participação política para qualificar o exercício da cidadania. Como vencer os problemas da população sem a participação da sociedade?

É providencial, até o dia da votação, fazer um levantamento sobre a contribuição que os políticos em reeleição realizaram pelo Brasil, estado e município. Os candidatos neófitos devem receber o mesmo tratamento, com o cuidado de conferir se são fichas limpas, por que muitos escaparam das malhas da Justiça e estão por aí, na espreita de conquistar seu precioso voto.

Contudo, o momento do voto é a oportunidade em que o cidadão participa mais diretamente da vida política. Muitos acham sem importância votar. Estes cometem a omissão. Neste sentido, contribuem para que as forças estabelecidas continuem a mandar na condução da gestão pública. Comportamentos assim, muitas vezes, perpetuam conservadores, oligarcas, déspotas e corruptos na condução dos bens da população.

A participação política sempre foi o melhor alimento para os avanços conquistados no Brasil. Assim, o voto é a chave da qualidade de vida. Nem tudo aconteceu agora. Em outros momentos existiram as contribuições dos movimentos populares, sindical e estudantil na construção da democracia brasileira. Está provado que vale a pena a participar politicamente das decisões no nosso Brasil.

 Jalinson Rodrigues – jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite