Pular para o conteúdo principal

BOI TERROR DAS ONDAS MANTÉM UMA TRADIÇÃO DE MAIS DE 50 ANOS


Durante as festividades juninas em Floriano, além das apresentações das quadrilhas, há também a do tradicional Bumba Meu Boi, que é uma das manifestações folclóricas brasileiras mais conhecidas e populares. Trata-se de uma espécie de auto que mistura teatro, dança, música e circo.

Em Floriano o Bumba Meu Boi “Terror das Ondas” coordenado pelo mestre Ademazinho (mestre dos saberes), já está ensaiando desde o dia 1° de maio, todas as terças e quintas.

O Terror das Ondas nasceu em 1953 com o nome Amor das Moças, depois foi denominado Lírio da Noite e Terror das Florestas.

Com mais 50 anos de história, o grupo que foi revitalizado através do Ponto de Cultura “Cultura ao Alcance de Todos”, faz um espetáculo a base de muita percussão baseada no sotaque Boi de Matraca que utiliza instrumentos como a chiadeira, tambor onça e pandeiro. Os participantes são alunos que durante o ano passado participaram de todas as atividades realizadas pelos mestres dos saberes, que repassavam a tradição oral nas escolas do municípios e que agora darão continuidade a essa manifestação popular.

O figurino é inspirado na cultura indígena e usa as cores verde, amarelo, branco e vermelho.

Terror das Ondas estará se apresentando durante todo o mês de junho nas cidades de Floriano, Landri Sales (Encontro Regional de Folguedos) e Teresina (Festival de Folguedos da Fundac).

Ao todo, o grupo se apresenta com quatro caboclos guerreiros, quatro caboclos reais, Catirina, pai Chico, doutor surdo, doutor cachaça, quatro vaqueiros, 30 dançarinos e dois rapazes, sendo a maioria aprendizes do projeto ação griô nas escolas- alimentando a tradição no município.

A iniciativa é uma realização do programa Cultura Viva, através da Ação Griô, Prefeitura de Floriano através da Lei Professor Moreira e Pontão de Cultura “Cultura Viva ao Alcance de Todos”

Serviço:
Dia 13 de junho: Na cidade Landri Sales/PI no Encontro Regional de Folguedos
Dia 19 de junho: Em Teresina durante o Festival de Folguedos da Fundac
Dia 20 maio á 12 de Julho: Nos bairros de Floriano/PI


Ligiane Duarte
Ass. de Imprensa/comunicação Grupo Escalet
(89) 9975 2143/9418 8488


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite