Pular para o conteúdo principal

RETRATOS


POVO FLORIANENSE

Acaba de chegar a esta cidade o Reverendíssimo Padre Pedro da Silva Oliveira, recentemente nomeado Vigário de Floriano.

O Reverendíssimo Padre Oliveira, sacerdote de abnegado espírito e piedosa formação está apto para satisfazer os ardentes desejos deste povo que há muito vinha sentindo a necessidade de um padre.

O “ Apostolado da Oração “, “Arconfraria do Perpétuo Socorro “ e “ Irmandade de Nossa Senhora do Carmo “, exuberantes de jubilo, convidam, pois, a todos os florianenses para assistirem a posse do novo vigário, que se realizará com toda solenidade na Matriz de São Pedro de Alcântara, amanhã, 16 do corrente às 8 horas do dia.

Floriano, 15 de janeiro de 1938.

Fonte: flagrantes de uma cidade / luiz paulo lopes


Comentários

Unknown disse…
Poucos foram os Florianenses,( de minha época), que não passaram pela Pia Batismal recebendo através do Pe. Pedro as Bêncãos do Espirito Santo.
Ao ler essa esse documento datado de 1938!!!!!!!! Quanto tempo! Fui Batizada 3 décadas depois, por ele e lembro até hoje o nome de sua irmã com quem o mesmo morava.( Sra. Beatriz). A residência... continua em minha memória.
Reviver boas lembranças da nossa história, é sentir na pele a dôr de uma saudade!!!!
Há muitos anos saí de Floriano. Morei algum tempo no Goiás. Anos se passaram e hoje vivo fora do País há mais de 10 anos. Formei em 1970 no C.E.Osvaldo da C. e Silva ( Magisterio). Aqui continuo lecionando: Dou aulas de Português para Americanos.
Obrigada pela oportunidade de fazer o comentário.
I'll talk to you later!
Miss you Floriano!!!
Deusa Noonan
gilberto lima disse…
O seu blog é fantástico.
Nos enchem de felicidade e nostalgia as lembranças trazidas de nossa querida terrinha.
Também tive a dádiva de ter sido batizado pelo Pe. Pedro.
Gilberto de Moura Lima, S. Luis/MA.
Anônimo disse…
Certa vez, de férias em Floriano, eu e meu cunhado encontramos Pe Pedro na praça. Cumprimentamos-nos e, como sabíamos que Pe Pedro era um entusiasta pelo progresso de Floriano, um de nós fez a seguinte pergunta: então padre como está a cidade? Prontamente ele nos respondeu. "Transformou-se numa grande exportadora de garrafas vazias". Embora crítico de alguns comportamentos da época, não deixava de se entusiasmar com o progesso local e passou-nos a relatar algumas novidades.

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite