10/23/2015

RETRATOS


ESPELHO DO CINE NATAL

Fonte: Flagrantes de uma Cidade/Luís Paulo Lopes
(Crônica escrita nos anos de 1990)

Muitos perguntarão: “O que será isso?”

Na verdade é um velho espelho de cristal que existia na sala de espera do antigo Cine Natal aqui em Floriano (foto); no entanto, eram dois espelhos: um de cada lado da sala.

Pousados sobre a parede, entre os grandes cartazes dos filmes que seriam exibidos, cômo: “A Dama das Camélias; ...E o Vento Levou; Disque M para Matar; Sublime Tentação; Capitão Kid; El Zorro; Os Três Mosqueteiros; Carnaval no Fogo”; ou entre os lindos rostos de Dorothy Lamour, Ava Gardner, Eleonor Parker, Gina Lolobrigida, Ana Mangano, e até junto a Errol Flynn, John Ford, John Wayne, Fernando Lamas... E tantos outros monstros do cinema.

Vendo-o, hoje, pendurado na parede da “Florir”, loja de floricultura da Márcia Beatriz Drumond, pois seu sogro Honorato Drumond de Carvalho era um dos proprietários do Cine Natal, ficamos a imaginar quantos rostos nele se mostraram, quantas donzelas da nossa melhor sociedade diante dele retocaram o carmim e o cílion e quantos senhores arrumaram o nó da gravata para o filme das oito e meia da noite.

Nenhum comentário: