2/14/2015

Blocos alternativos marcam abertura oficial do Carnaval de Floriano

Irreverente e bem humorada. Assim foi a abertura oficial do Carnaval de Floriano, na noite da última sexta-feira (13), onde milhares de pessoas, entre florianenses e turistas, aproveitaram o primeiro dia do Carnaval dos Novos Sonhos de Floriano, com os blocos alternativos Os Piratas, Bloco das Virgens, Farinhalcool e Banda Peleja.

O Bloco das Virgens, um dos maiores do interior do Piauí, abriu oficialmente o carnaval do município. A concentração aconteceu no Bar do Zé Gatão, reunindo um grande número de foliões que acompanharam o desfile que existe a nove anos na cidade.


Bloco Farinhalcool(Imagem:FlorianoNews)
Coordenado pelo comerciante Zé Gatão, o Bloco das Virgens teve origem por meio de uma brincadeira, quando o mesmo se fantasiou de mulher para se declarar para sua então namorada, hoje sua esposa.

Outro tradicional bloco alternativo de Floriano, o Bloco Os Piratas animou os foliões na Taverna do Pirata. Fundado em 1954, o bloco é considerado um dos melhores grupos carnavalescos de Floriano.

das Virgens(Imagem:FlorianoNews)

Neste sábado (14), a principal atração é o arrastão com a Banda Voa Voa, que levará milhares de foliões para a Avenida Beira-rio. No Cais, a festa fica sob a animação de Roberto e Banda e Frank e Eduardo Elétrico.

Fonte: florianonews.com


2/10/2015

Coc anuncia ordem do desfile dos Blocos e Escolas de Samba

Fonte: 180Graus.com

CURSO DE INGLES
ABC
Cada escola de samba terá 40 minutos para se apresentar e blocos 25 minutos. A ordem do desfile foi definida através de sorteio.
No domingo, dia 15/02 o desfile começa ás 18h;
18:20H – CAIPIRAS
18:50H – ACADEMICOS DO IRAPUÁ
19:20H – CHANAS CHEIROSAS
19:50H – ESTRELA CADENTE
20:20H – MOCIDADE
20:50H – SE LIGA
21:20H – UNIDOS SAMBA
21:50H – GAVIÕES DA FIEL

Fechando com os blocos Os Ingratos e Tradição.
Na terça, dia 17/02, o inicio do desfile ás 19h;
19H – ROSA DE OURO
19:50H – CHANAS CHEIROSAS
20:40H – ARROCHA UM APERTA O OUTRO
21:30H – BEIJA FLOR DA PRINCESA

Encerrando com os blocos Tradição e Os Ingratos.

2/05/2015

RETRATOS

Colaboração: Professor Luís Paulo Lopes

EM 1938 o Sr. Afonso Nogueira, presentou seu filho Ataliba Nogueira, que ia contrair núpcias, com Celi Nogueira, com esse lindo palacete. O sobrado apresenta várias novidades para a época: o telhado muito inclinado, e o uso de telha francesa, que vinha de Parnaíba,PI. 

O recorte das águas do telhado, a utilização de jardineiras nas janelas, o óculo frontal, coberto por telhas. A construção é de dois pavimentos, recuada, com jardim frontal. Um mini-telhado cobre as janelas inferiores da fachada frontal e o uso de tábuas de empena (aqui feitas em massa). São alguns dos novos elementos usados na construção. É uma construção detalhista. 

O equilíbrio dos elementos construtivos é também relevante, dando um ar de imponência ao sobrado Na fachada principal dois terraços laterais são abertos por arcos. O superior, em arco pleno sustentado por duas baixas e grossas colunas, arredondadas, e com guarda-corpo de alvenaria vazada. O inferior, com um tipo de arco alteado. As esquadrias da parte inferior dessa fachada são de madeira com vidro. As vergas são retas e as bandeiras de vidro, repartidas. Essas janelas formam um conjunto triplex de janelas e é saliente e coberto por um min-itelhado. Uma janela de duas folhas, centrais, e duas de folha lateral. 

Uma grande jardineira foi incluída à soleira das janelas. As janelas superiores, também triplex, foram feitas de madeira e vidro, mas agora a janela do meio, com duas folhas, aparece com verga em arco pleno. As bandeiras são também de vidraça. A jardineira foi incluída e,como as duas janelas inferiores, é única para a janela triplex, estando sustentada por cachorros. Em cima das janelas, na parte superior, existe uma cornija de massa que cobre as vergas das janelas. Há ainda um grande óculo coberto de madeira (venezianas). 

(OBS.: Este texto foi extraído do livro ASPECTOS DA ARQUITETURA DE FLORIANO, de autoria de José Nunes Fernandes, editado em 1991, e que faz uma panorâmica da paisagem arquitetônica da cidade de Floriano, PI).

PRESENTEMENTE, essa bela casa pertence a empresária do Boticário, Maria das Graças Costa e Silva. Foi restaurada recentemente, para alegria de todos os florianenses que valorizam a preservação histórica e arquitetônica da cidade. Conhecer seu interior preservado é uma viagem, de volta ao passado.

1/31/2015

Carlos Prestes desmentiu jornal da Coluna

Fonte: O passado manda lembranças/Deoclécio Dantas
Luís Carlos Prestes, quando de sua última visita ao Piauí, fez revelação que desmentiu o jornal da Coluna Prestes
Em janeiro de 1970, mês do padroeiro da cidade, visitei Uruçuí, 460 quilômetros ao sul de Teresina. Repeti a visita no ano seguinte, quando conversei por várias horas com o prefeito Ribamar Coelho, ali nascido em 1929.

Coelho cresceu ouvindo relatos sobre a passagem da Coluna Prestes por sua cidade, quando a população, apavorada, fugiu da zona urbana, enquanto os liderados de Prestes saqueavam os poucos estabelecimentos que vendiam gêneros alimentícios.

Dele não ouvi uma única palavra sobre confronto sangrento entre os soldados enviados pelo governador Matias Olímpio e os homens da Coluna, mas eram abundantes as informações dando conta de que os militares do Piauí, tão apavorados quanto a população, desceram o Rio Parnaíba usando precárias embarcações feitas com talo de buriti.

Em 1995, no seu livro “As Noites das Grandes Fogueiras”, o jornalista Domingos Meireles revela que, na sexta-feira, 6 de novembro de 1925, “As forças comandas por Prestes e Siqueira Campos avançam, pela outra margem do Rio Parnaíba, do lado do Piauí, para alcançarem Uruçuí, um os portos fluviais mais importantes da região”.

Ainda de acordo com o livro de Meireles, “O tenente do Exército Jacob Manuel Gaisoso e Almendra, chefe de Polícia de Teresina, comanda pessoalmente um grupo de 40 soldados da PM do Piauí, com a missão de barrar o avanço das tropas rebeldes na cidade de Benedito Leite. A retaguarda legalista, com 1.500 homens do Exército, está entrincheirada do outro lado do rio, em Uruçuí. O tiro de parabélum de um dos homens do destacamento de Djalma Dutra soa como disparo de um canhão.
Os rebeldes usam uma munição especial que faz muito barulho, por eles apelidada de “inquietação”. O pânico envolve tanto a tropa de Benedito Leite como a de Uruçuí, que fogem, enlouquecidas, abandonando armas e equipamentos”.

O livro também ressalta que “Os soldados estão assombrados com história de uma preta velha feiticeira que dança nua entre as metralhadoras dos revolucionários. A lenda espalha-se rapidamente pelo Vale do Parnaíba e chega à capital do Piauí”.

Passados 90 anos desse jocoso episódio, leio uma cópia do jornal “O Libertador”, editado pela Coluna Prestes, em gráfica de Floriano, no dia 25 de dezembro de 1925.

Na primeira página desse jornal, que pertence ao historiador Cristóvão Augusto S. de Araújo Costa, editor da Coleção Florianeses, aparece editorial do qual destaco o seguinte trecho: “À uma de oito, o inimigo começou a recuar, procurando embarcar em navios que se achavam um pouco abaixo da Vila de Uruçuí, e quando amanheceu, fugia desabaladamente, muitos em canoas e balsas de talo de buritizeiros e outros por terra, abandonando armas, munições, barracos e tudo quanto pudessem estorvar-lhes a formidável fuga, bem como numerosos feridos e PARA MAIS DE DUZENTOS MORTOS”.

Nada mais falso. O próprio Luís Carlos Prestes, quando de sua última visita ao Piauí, fez revelação assim descrita pelos editores de fascículo publicado pelo jornal O Dia, quando do transcurso dos 160 anos de Teresina: “Já idoso, esteve em Teresina, a convite de estudantes universitários. Palestrou e riu muito, relembrando dos soldados de Gaioso que teriam corrido com medo dele em Uruçuí”.

No mesmo fascículo, manchete de capa ironiza o Piauí no episódio de 1925: “Governo, polícia, população civil: todos se pelam de medo. Também o bispo?” 
Nenhuma linha sobre a “sangrenta batalha” descrita pelo editorial do jornal da Coluna Preste, em sua edição de 25 de dezembro de 1925.

Aliás, o único fato de repercussão quando da passagem daquele grupo pelo Piauí, foi a prisão, efetuada pelo major Antônio Costa Araújo, do capitão Juarez Távora, um dos mais influentes homens da Coluna liderada pelo ”Cavaleiro da esperança”.
Foto: Acervo pessoal Cristóvão Augusto S. de Araújo Costa) - Jornal “O Libertador”, editado pela Coluna Prestes, em gráfica de Floriano, no dia 25 de dezembro de 1925

1/29/2015

FALECEU O NOSSO AMIGO BOBÔ

Depoimento: Marcelo Brandão

O NOSSO ADEUS A EDVALDO DE MOURA LIMA (BÔBO)!

Hoje amanheci mais pobre e muito triste com o desaparecimento prematuro do meu amigo/irmão Edvaldo (Bôbo). Pobre, porque entendo, que a maior riqueza que podemos construir nesse plano espiritual são as verdadeiras amizades. E Bôbo, foi um grande amigo, e porque não dizer, um grande irmão.

Fomos vizinhos por muitos anos, tivemos o privilégio de desfrutar do seu convívio durante a infância e adolescência. Jogamos muita bola na quadra da Escola Normal, banhamos no Parnaíba, viajamos, etc. Fundamos juntamente com o meu irmão Cesar Brandao, a PECAN,FAFIPAROPA, FAFIPACOPA, BAFÓDIA. 

Edvaldo era um cara de uma inteligência invejável, muito criativo e brincalhão. Todas as vezes que nos reencontrávamos, sorríamos bastante, relembrando as nossas peraltices de adolescentes. Como é difícil acreditar e aceitar a idéia dessa separação ! Esse é o lado ruim da vida!

Que você descanse em paz, você é um amigo que sempre será lembrado por mim e por todos os meus familiares, a nossa amizade é imortal !


" AMIGO É COISA PRA SE GUARDAR NO LADO ESQUERDO DO PEITO, DENTRO DO CORAÇÃO "


" QUALQUER DIA AMIGO EU VOLTO PRA TE ENCONTRAR, QUALQUER DIA AMIGO A GENTE, VAI SE ENCONTRAR "

CARNAVAL É UMA FESTA SEM DONO



Artigo: Jalinson Rodrigues - poeta e jornalista

O carnaval florianense mantém a tradição de crescimento e conquista importância econômica na geração de oportunidade de renda. Na foto ao lado, flagrante de dois grandes carnavalescos do carnaval romântico de Floriano: Carlos Pechincha e Clovis Ramos.


O carnaval em Floriano sempre foi frenético, alegre e convidativo. Em todas as épocas conquistou posição de destaque entre as folias do Piauí. Com o passar dos anos se tornou referência para os roteiros de viagens de muitos brasileiros.

A história do carnaval é a saga da alegria. Este período de festas profanas existe desde o mundo cristão medieval. Nos primórdios, iniciava geralmente no dia de Reis e se estendia até a quarta-feira de cinzas, data que começavam os jejuns da Quaresma. Eram manifestações pela liberdade de atitudes críticas e eróticas. Outra origem para o carnaval está há mais de 2000 anos, quando na Europa, no mês de março, era comemorada a chegada de bons tempos para a agricultura. Como festa popular, o carnaval não tem uma origem exclusiva e durante a sua existência passou por muitas inovações.

As primeiras festas com características de carnaval, no Brasil, aconteceram no período colonial e foram chamadas de enduro. Era uma brincadeira grosseira, com a finalidade de atirar baldes d’água, misturas de bebidas, pó de cal e farinha entre os participantes. Este formato de carnaval agressivo estimulou as festas de salão, por volta de 1840, inspiradas nos bailes de mascaras europeus. Neste cenário surgem os confetes, rodelinhas multicores de papel, que atirados entre foliões representavam amabilidade e galanteio. Com a miscigenação étnica e a formação de uma cultura plural, o carnaval no Brasil escreve uma história com diferenças regionais.

Em Floriano, no Piauí, o surgimento do carnaval foi assim também: manifestações de rua, festas privadas, depois bailes em clubes. A expressão carnavalesca do florianense é tão histórica que em 1940 o bloco “Os Águias” participava da festa tocando pelas ruas marchinhas, com percussão e violão. Na década de 1960 o bloco “Os Malandros” teve bastante destaque com seus entrosados passistas e sambistas. Nas décadas seguintes, 70 e 80, foi mantida a efervescência da nossa folia de rua. Os imemoráveis bailes aconteciam no Comércio Esporte Clube, Floriano Clube e, posteriormente, também na AABB. Existia neste período o Bloco dos Sujos, que mesclava algumas características do enduro colonial com o carnaval moderno de flertes e paixões. Era um carnaval tão simples: bastava uma velha camisa, um calção e um tênis “já sambado”. A festa estava feita e o Reino de Momo instalado.

Nesta evolução de ritmos e ritos consumistas, os blocos se transformam em escolas de samba. Atualmente vivemos o carnaval das massas, quando milhares de pessoas ocupam a cidade gerando, assim, o turismo de eventos. A chegada dos blocos, com trios elétricos, difundindo a música baiana “axé music”, nos anos de 1990, trouxe para a nossa festa o folião turista.
O carnaval florianense mantém a tradição de crescimento e conquista importância econômica na geração de oportunidade de renda. São cinco dias de festa na maior tranqüilidade. Neste cenário, o Rio Parnaíba tem fundamental destaque. Possuímos ainda infra-estrutura limitada para uma atividade industrial do carnaval. Na minha singela opinião, as agências governamentais tratam o turismo como uma agenda de eventos e esquecem a qualidade de vida de quem vai chegar e de quem mora no local.
Na trajetória do carnaval daqui, a hospitalidade da cidade é marca registrada. Muitos jovens e famílias de florianenses, que residem em outras cidades, planejam as férias para Floriano no período do carnaval, oportunidade para encontros de gerações.
Contudo, o carnaval é a grande folia popular do florianense. É uma festa sem dono.

1/27/2015

RETRATOS


Mais uma preciosidade, enviada pelo nosso amigo César do Bloco Os Piratas. 

No caso, exalta o grande sucesso da banda "Os Geniais", formada por Orlando (cantor), Carraspano, Mascarenha, Cancão, Vandin, etc...

"Os Geniais" era do Crato-CE, volta e meia tocava direto em Floriano, foi ficando, ficando, quando acordou já não dava para sair. 

O Floriano Clube era o ponto de encontro da galera, e o público era cativo, o salão era cheio do início ao fim da festa. 

Orlando com a sua voz espetacular, além de romântico e tinha um repertório que chamava atenção; mas lá pelas tantas com algumas doses, havia uma canção que ele gostava tanto, que repetia várias vezes durante o baile,mas para não chamar atenção, ele usava um artifício para repetir: Ele, com aquele vozeirão todo, dizia: "A PEDIDOS", esta frase ficou na história dos bailes florianenses! 

Reportagem: César de Antonio Sobrinho

Semana da Consciência Negra

  A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...