Varig em Floriano
11/28/2023
Retratos
11/27/2023
Retratos
A Praça
A Praça de Antes |
11/24/2023
Retratos
Av Getúlio Vargas |
11/20/2023
Retratos
Os Bravos em 1968 |
Retratos
Praça João Pessoa |
11/17/2023
O Retorno do Regatas
Há uma expectativa de se criar um Parque no local onde funcionou o antigo Clube de Regatas Florianense. A prefeitura, através do prefeito Antonio Reis, está mobilizando seguimentos para avançar nessa idéia.
Regatas de 1964 |
Os amigos José Wilson Pereira e Pedro Attem ( foto de 1964 ) competiam com simpatia e determinação àquelas belas corridas de canoas. O parnaíba, ainda, era caudaloso e os seus remansos perigosos.
"Lembramos que estávamos no Regatas na época da última edição realizada (pelo Teodoro). Estava com a minha turma em 1981 se não me falha. Deve ter alguma foto no Acervo de Teodoro" - relembra o Janclerques.
Dupla de 1964 |
"Sim, janclerques, quase você acerta, o ano da última Regatas foi em 1980; e la se vão 43 anos. O Prefeito Antonio Reis está avaliando criar um Parque lá, difícil seria a manutenção, mas nós sócios daremos todo o apoio" - responde o nosso amigo Teodoro.
Para o nosso amigo Sady - "meu caro Teodoro, já que o prefeito Antônio Reis, pretende criar esse parque, que seja logo, a reeleição se aproxima, em Floriano, criar coisas nunca foi difícil, sempre deu IBOP, hábitos que se tornaram comuns quando uma obra se torna centro de atenção, será ótimo espaço, maravilhoso, BEIRA RIO, lazer e a volta da competição Regatas. Vamos todos apoiar essa Ideia, Floriano ganhará mais um ponto turístico ao trabalho Antônio Reis."
Vamos aguardar o futuro encaminhamento dessa idéia.
11/16/2023
No tempo dos refrigerantes
Refrigerantes |
Relembrando os bons tempos de Floriano, o nosso amigo Sady que hoje mora em São Luís, exalta com saudade, quando "em Floriano tudo começa e tudo acaba, como se não tivesse nascido, começou na época dos refrigerantes Mirinda, Cruch, Grapete, esse último Laranjada, foi trazido por um amigo, descendente de Italiano de nome Massari,o refrigerante era tão bom que logo acabou, sem condições de trazê-lo de São Paulo.
Ganhamos em Floriano mais um filho,Massari ficou trabalhando na cidade mais tarde conheceu Norma Waquim, bela e elegante e bonita, quem não se apaixoraria?
Foi o caso MASSARI, deu casamento e filhos, pois bem, esse novo filho florianense contribuiu para os refrigerantes a base de laranja da época áurea de Floriano dedico esse trecho de história aos amigos César e Jeanclerk, historiadores natos" - conclui de maneira saudosista.
Teodoro intervem e reclama "Sady, me lembro do slogan : Quem bebe grapete, repete; mas uma correção: era de uva e não laranja como você disse..."
Saddy logo responde - Teodoro, peço desculpas pelo equívoco, faz muito tempo,confundi porque a maioria dos refrigerantes eram a base de laranjas,me lembro uma laranjada ou outro qualquer a base de laranja com espirra era a melhor merenda,você se lembra, legal. - conclui.
E completa relembrando mais, "você lembra da Laranjada Cliper? era feita em teresina, tinha o guaraná Tufi também de lá. mas em floriano no inicio decada de sessenta o Defala Atem comprou do Senhor Hagem Mazuadd a fábrica do Guaraná Campeão, que tinha o slogan: De inverno a verão, beba campeão." - finaliza Sady
E disseram que conheceram o guaraná do Defala, que na verdade era o Pedro Attem quem dirigia a fábrica, era gostoso também.
Ah, tempinho bom!
Educandário Santa Joana D´arc
Residência Pe Pedro |
11/15/2023
Retratos
Melhor time de futebol da cidade de Nova Iorque - MA , de todos os tempos e região , nossa cidade Turística , terra do sol , água e ar , fica localizada no leste maranhense , 500 Km da capital São Luis , banhada pelo Rio Parnaíba , ladeada pela Região Sul do Estado do Piauí , sempre vivemos como uma grande família.
Conheça Nova Iorque - MA , terra querida , pacata , mãezona , de gente maravilhosa , simples , acolhedora , natureza linda em harmonia , desfrutar da praia do cajú , comer peixa assado com uma ceva gelada , beber sucos da região , violência ZERO.
Nova Iorque - MA , recebeu status de vila pela lei provincial nº. 1382 de 11 de maio de 1886 com território desmembrada de Pastos Bons e foi elevado à cidade em 1919 , a velha cidade foi inundada pela Hidroelétrica de Guadalupe - PI.
Em Pé: da esquerda para direita , Bento Rego (filho da senhora Acy Rêgo) , Ganjão (vulgo Nego Janga) Abmael (Vulgo Baé - in-memórian) , Pedro do Zequinha , Pedro do Duca , e Geraldo Rocha.
Agachados: da esquerda para a direita , Carlos Henrique Assunção (vulgo Nei) , Ivaldo Torres e Silva (vulgo Brecha) , Antônio Carlos Arara (vulgo Puruca Miranda) , Luis Eduardo Neiva Rego (vulgo Lula) e Pedro da Delina (vulgo Zé-Abobora)
Recordar é viver !!!!
Fonte: Carlos Henrique de Assunção Ferreira
11/14/2023
Retratos
De volta para o Futuro |
11/13/2023
Retratos
Os Bravos em 1968 |
Conegundes Oliveira, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Floriano, sobre Convenção Empresarial
Conegundes Oliveira |
O evento foi realizado na noite do último dia 10, sexta feira, no Hotel Rio Parnaíba, e contarou com palestrantes, entre os quais, o deputado federal Júlio César.
A programação da IV Convenção Empresarial de Floriano teve seu encerramento no sábado, dia 11 de novembro com saldos positivos para as próximos eventos em Floriano.
Fonte: piauinoticias.com
11/10/2023
Retratos
Tibério Nunes e Amigos |
TIBÉRIO NUNES E AMIGOS
Dentro do contexto romântico da política florianense, conseguimos esta ( foto ) do fundo do baú, editada no livro de memórias de dona Yeda Nunes, com o nosso saudoso prefeito doutor Tibério Barbosa Nunes ao lado de correligionários.
Observamos, ainda, da esquerda para a direita, Francisco Borges ( da rua do Amarante ), os empresários Edmundo Gonçalves, Bonasser, Pedro Attem ( Atemal ) e o senhor Ramos num descontraído bate - papo no Floriano Clube.
Hoje, há uma certa escassez de líderes políticos em Floriano, mas ainda acreditamos numa reviravolta e, de repente, quem sabe, teremos de novo alguém aí se destacando para fazer a diferença. Vamos ter que aguardar, por enquanto, por muito tempo ( ? ).
Quem viver, verá!
11/09/2023
Faleceu Nosso Amigo Luzeny
A cada ente querido e amigo que se vai, nos tornamos enfraquecidos, não por sermos pessoas fracas, mas por estarmos perdendo a raiz que nos prende à vida terrestre.
11/08/2023
FLORIANO - ESTADO DO PIAUI / BRASIL
Dados Sumários de 1925 a 1943 )
DIVERSÃO E ENTRETENIMENTO
Como não podia deixar de ser, em toda cidade interiorana que se preze, tem o seu espaço dedicado às suas horas de ócio e de lazer.
A elite social compunha-se de famílias das classes rica e média, ambas militantes do comércio de ummodo geral.
Antes da existência do "Floriano Clube", os bailes sociais da chamada época áurea, realizavam-se em residências particulares, dependendo do motivo a ser comemorado. Os convites pessoais eram feitos com antecedência, a fim de que os convidados se preparassem devidamente. As despesas decorrentes desses eventos corriam sempre por conta dos anfitriões.
Também, aconteciam nasdardes domingueiras, promovidas pela sociedade, soirés dançantes beneficentes com passeio fluvial de 12 às 18 horas, a bordo dos vapores "Europa" ou "Manoel Thomas", gentilmente cedidos pelos respectivos comandantes.
Os bailes carnavalescos, bem como os de caráter beneficente, realizavam-se no Teatro Politeama, adremente ornamentado para maior brilhantismo dos festejos citados.
As pessoas pertencentes a classe operária, com raras excessões, formavam um bloco à parte. Suas festas, de um modo geral, eram promovidas na sede da "União Operária".
CARNAVAL
Durante os festejos dedicados ao rei Momo, o chamado carnaval de rua era bastante fraco, com um ou outro bloco, arremessando confetes e serpentinas, bem como "cabacinhas de cera", contendo água colorida às pessoas presentes. Era o chmado "Entrudo". Nos bailes, formava-se blocos distintos, devidamente fantasiados de acordo.
CINE TEATRO POLITEAMA
Esta ex-casa de diversão foi construída na avenida Álvaro Mendes, sobre o riacho do "Gato", por iniciativa do coronel Hermando Brandão, a fim de servir o público na projeção de filmes cinematográficos, especialmente. Também, servia como teatro. Nele aconteceram representações de várias companhias teatrais do Rio de Janeiro. Ainda, promovidas pela sociedade local, aconteceram teatrinhos de variedades, bem como peças dramáticas da larca do senhor Eleutério Rezende, o qual também brilhava como ator. Tais récitas e dramas, quase sempre eram beneficentes.
A força e luz para funcionamento do cinema era própria. os filmes eram do tempo do cinema mudo e as projeções se faziam acompanhar de músicas executadas por orquestra contratada, sob a dereção do senhor Ranulfo Barros, exímio flautista.
CINE NATAL
Tempos depois, o senhor Bento Leão adaptou a sua residência em casa de divesão, inaugurando o cinema falado sob o título citado. Este funcionava com energia e luz próprias, pois este senhor possuía um motor para beneficiamento de arroz no qual foi adaptado um dínamo para energia elétrica.
Anexo ao cinema funcionava o Bar Natal de sua propriedade, passando este a ser o mais frequentado da cidade.
Passados alguns anos, surgiu outro cinema de propriedade do senhor Adala Attem, em prédio também adaptado, que este adquiriu de um patrício, o qual retornou à sua terr natal. ( o nome deste sírio não me ocorre, informe-se com seu mano Michel ).
AMPLIFICADORA DE SONS
Não possuindo Floriano estação de rádio-transmissora, foi criada no "Cine Natal", uma amplificadora para anunciar os filmes programados. Com o correr dos tempos, esta tornou-se um órgão de propaganda do comércio local, como também de informações, onde eram comentadas as notícias da cidade e do Estado de um modo geral. Nos intervalos das notícias eram transmitidas músicas orquestradas e cantadas, tornando-se, assim, mais um divertimento para o povo.
BARES E BOTEQUINS
O primeiro bar conhecido era de propriedade do senhor Doca Rocha, contendo além de bebidas e cigarros necessários ao bom funcionamento deste, salões para jogos de bilhar e sinuca, como também jogo de azar - carteado e outros.
Anos depois, referido bar foi adquirido pelo senhor Calixto Lobo para o senhor Moisés Kinahier, tornando-se um ponto de reunião frequente dos componentes da Colônia Sírio-Libanesa, especialmente. Estes eram conhecidos pela população piauiense pela alcunha de "carcamanos".
Também, o senhor José Cronemberger abriu um segundo bar, provido do necessário, tendo ainda amplo salão com sinucas e jogo de dominó etc. Não tinha jogo de azar. Seu estabelecimento era bastante frequentado por famílias da sociedade, destacadamente. O movimento maior era das 06 às 10 horas da noite. E nos domingos e feriados começava após a missa das 08 horas.
Outros bares - do senhor Genésio Nunes e do senhor Manuel Vieira dos Santos. Com o advento do "Bar Natal", os outros foram desaparecendo paulatinamente.
Os botequins ou tabernas funcionavam na zona boêmia, sendo os mais frequentados - o do senhor Anfilófio melo e o do senhor Francisco Gonçalves da Paixão.
BANDAS DE MÚSICA
A primeira banda de música pertencia ao saudoso professor de música - Manuel Martiniano da Costa. Depois a "União Operária" fundou a "Euterpe Florianense", sob a direção do senhor Joaquim Araújo. Este teve como sucessor o senhor João Francisco Dantas.
Anos após, e em decorrência da incrementação do futebol amador pelo comércio, surgiu uma terceira sob a direção do senhor João Martins. Este era saxofonista e procedia da cidade de Oeiras.
FUTEBOL
Este esporte bretão teve outrora grandes momentos de lazer para a sociedade e o povo em geral. Nas tardes domingueiras eram frequentes as partidas de futebol, entre os times amadoristas do comércio e do operariado.
O do comércio denominava-se "Comercial Futebol Clube", tendo como Presidente o senhor José Francisco Dutra, Gerente da firma Marc Jacob, e o da classe operária, tinha a denominação de "Artístico Fubebol Clube",cujo Presidente era o senhor Joaquim ( Quincas ) Araújo.
As torcidas de ambos vibravam com as atuações de seus times, chegando ao ponto de deiscriminação entre aqueles que militavam no comércio, e os operariados. As rivalidades eram notórias naquela época, daí o surgimento da banda de música acima referida.
Talvez, pelos motivos retro mencionados, o futebol amador tenha desaparecido de Floriano.
FOLCLORE
Nas épocas de junho, haviam congados e bumba-meu-boi e em dezembro pastorinhas e reizados, festas estas bastante animadas e apreciadas pela população. Também, em junho, faziam-se as tradicionais fogueiras, nas quais eram assadas batatas e macaxeiras, acompanhadas do célebre quentão ou gegibirra.
São tradições e eventos que estão quase desaparecendo neste País, o que é uma pena. Em contrapartida, a violência nas grandes cidades está crescendo assustadoramente.
RIO PARNAÍBA
Nos medes de verão, especialmente nos domingos, a juventude e a criançada realizavam neste rio momentos de entretenimento, não somente banhando-se nas águas e ainda, nadando e atravessando-o montados em talos de buritís, bananeiras para maior segurança de seu desiderato. Contudo, o rio Parnáiba não era apenas salutar para os banhistas. suas águas traiçoeiras, às vezes, conduziam os mais audazes às correntezas e fatalmente à morte. Recordamos com pesar os pranteados rapazinhos Alberto Drumond Neto, filho do senhor Honorato Drumond; José Crvalho, filho do senhor abdenago Ferreira de Carvalho; e Milton da Fopneca Rocha, filho do senhor Martinho Rocha. Este afogou-se, não souberam como, quando em viagem de Teresina para Floriano.
Grupo Viazul Show Vizagem 1979
11/07/2023
O Riacho do Gato
Salão Paroquial |
Mas, voltemos à razão do presente texto. Aquele terreno correspondia com as casas dos filhos do senhor Francisco Antonio Nunes - , Pedro, João, José, Euclides, Olindo e Manoel que tinham a frente para a Praça da Pedreira e se estendiam desde as proximidades do Ginásio até a esquina com o Grupo Escolar Fernando Marques, próximo onde está situada a Secretaria Municipal de Educação, se eu não me engano, desde de um dos mandatos do senhor Manoel Simplício da Silva.
Naquele trecho, por onde escorria a água do do olho d´água, somente existia muitos pés de jatobás rasteiros. Casa ali era coisa raríssima, mas só me lembro do senhor Bodocó acima do olho d´água e uma um pouco abaixo por onde atualmente passa a rua Doca Araújo ao fundo do Educandário Santa Joana D´arc.
Com o correr do tempo e dependendo do inverso, o mencionado olho d´água terminou transformando-se numa forte correnteza, atingindo onde foi a antiga rua Benjamim Constant, hoje Raimundo Castro, ali já chegava como um riacho caudaloso.
Naquele tempo só existia uma casa, a residência do senhor Antonio Paraguassu de Souisa Martins, que era edificada na esquina com a hoje Elias Oka e nada mais - cuja água tomava toda a largura da futura via pública penetrando num terreno do senhor Doutor Sebastião Martins, onde é hoje a Casa de Saúde, saindo ao lado da igreja Batista, atravessando a arenosa avenida Eurípedes de Aguiar e penetrando, também, nos terrenos dosenhor Zé Demes, passando no fundo do prédio onde funcionou o Cine Itapoã, Loja Maçônica Igualdade Florianense, prédio onde funcionou o Banco do Brasil, por baixo do Floriano Clube, escorrendo pela rua São Pedro, entrando pelos fundos do antigo prédio da Prefeitura por baixo do bar do senhor Bento Leão, atravessando a avenida Álvaro Mendes (hoje Getúlio Vargas) e passava por baixo do então Cine Teatro Politeama (atualmente onde está a firma Credinorte), desaguando na rua Fernando Marques, onde num dos mandatos do senhor Manoel Simplício foi construída uma galeria de mais de 400 metros de cumprimento indo desaguar no rio Parnaiba e agora, segundo dizem, está conectada com o serviço feito pelo senhor José Leão que se destina a despoluição das águas que procuram o leito do Velho Monge.
A história do antigo riacho é como o animal que lhe empresta o nome: - tem sete fôlegos. Hoje a rua que ainda lhe serve de leito, é uma via calçada onde estão edificadas inúmeras residências, clínicas médicas, hospital (A Casa de Saúde doutor Sebastião Martins e está no coração da nossa Princesa do Sul.
Fonte: Nelson Oliveira e suas Crônicas
11/06/2023
Hospital Tibério Nunes ampliará sua capacidade com 148 novos leitos
Ampliação HTB |
Fonte: florianonews.com
11/03/2023
Retratos
NO TEMPO DAS CALÇADAS
Dácio Melo (Filho de Mestre Walter)
No Tempo das Calçadas |
Semana da Consciência Negra
A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...
-
Torneio do Campo dos Artistas Fonte: Danúnzio Josivalter de Melo ERAM, ainda, os idos dos saudosos anos sessenta. Como sempre tenho abord...
-
Esse é o casarão do antigo Hospital Miguel Couto, no final dos anos quarenta, quando da gestão do prefeito doutor Sebastião Martins de Araú...
-
Raimunda de Matos Drumond (Mundiquinha) nasceu em Balsas-MA, filha de Presilino de Araujo Matos e Petronilha Barros de Matos. Iniciou-se no ...