8/06/2020

Parte de casarão histórico desaba no centro de Floriano




Parte de um prédio histórico da cidade de Floriano desabou ontem, em um acidente já previsto, dada a situação de abandono da construção, localizada na Rua São Pedro. É um casarão construído por Salomão Mazuad, segundo fontes da própria cidade, no qual moraram tradicionais famílias de Floriano até tornar-se sede de uma agência do Banco do Brasil.

O desabamento ocorreu ontem à noite e, felizmente, ninguém se machucou. O que aconteceu nesta terça-feira em Floriano é o triste retrato do descaso com o patrimônio histórico e arquitetônico das nossas cidades, entregues tão somente à ação corrosiva do tempo.

O desabamento registrado lá poderia ter ocorrido aqui também em Teresina, onde muitos prédios antigos, sobretudo no centro comercial, estão abandonados, sem qualquer manutenção, em visível processo de deterioração. Alguns, inclusive, já vieram ao chão; outros, foram demolidos impiedosamente para transformarem-se em estacionamentos de veículos.

Não se veem ações de preservação do patrimônio histórico das cidades piauienses. Prédios de significativo valor histórico e arquitetônico estão em processo de total degradação, apagando, aos poucos, a memória urbana, que vai cedendo espaço a caixotes de cimento e vidro muito semelhantes entre si. Uma pena!

Fonte cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Sábado do Riverside

  Normalmente, aos sábados, no Riverside Shopping, a turma da velha guarda se reúne para relaxar e relembrar os bons tempos com resenhas e a...