6/06/2020

Histórias do nosso futebol

SOLETA – HOMENAGEM 

Soleta: "fiz o gol que Pelé não fez", Pedro de Alcântara Pereira, florianense do bairro Manguinha, se orgulha de ter nascido em 19.10.1949 às 09 horas da manhã na hora da missa dominical, coincidindo com padroeiro de Floriano, São Pedro de Alcântara. Esse ano completará 71 anos, casado com a flamenguista Dona Rosilda da Silva, dessa união nasceu os filhos: Rosivaldo e Rogério, carpinteiros e goleiros, jogam na posição oposta do pai, Rogério inclusive defendeu as cores do Corisabbá, e as filhas Rosilene e Rosileide ambas professoras. Soleta tem uma personalidade encantadora, está sempre usado o uniforme do Botafogo Futebol e Regatas do Rio de Janeiro-RJ, nas vitórias e nas derrotas, assim se tornou um ícone, conhecido em todos quadrantes de Floriano-PI.


Ao lado de Soleta tem o seu conhecido transporte - uma velha e boa bicicleta caloi cargueira: "é o seu ganha pão", é o seu orgulho, ele atende de um tijolo a tudo, quem manda são os clientes. 
- Quem te colocou o apelido de Soleta e o que significa?
- Foi um irmão meu adotivo, Valdemar, mas nem ele sabe o que significa. 
- Quais as suas características de atacante?
- Meu forte principal era o cabeceio, fiz muitos gols de cabeça, tinha uma grande impulsão, cabeceava de olhos abertos, vendo a movimentação dos goleiros, inclusive o comentarista Carlos Said, certa vez falou: “No Brasil tem dois cabeceadores natos, Dário do Atlético Mineiro e Soleta da Seleção Florianense de Futebol”! Como centro avante, chutava bem com os dois pés,  tinha uma arrancada e resistência, fazia a diferença. 

- Quais os times que você jogou? 
- Comércio, Ferroviário, Corintians de Joel da Ford,  Reno de Zé Amâncio joguei ao lados craques Jolimar, Chiquinho, Puluca, Janjão, Siqueira, Bonfim Futebol Clube da cidade Senhor do Bonfim - BA, o “Nego” Cleber Ramos me levou, joguei também no SBE de São Luís – MA ao lado de Tico de Chico Carão, no Corisabbá, em 1985, time ainda amador, em seguida nas Seleções de Floriano tinha como técnico o competente Rafael Ribeiro Gonçalves, de Amarante e de Regeneração. 
- Fato que marcou e chamou sua atenção? 
- Foram duas partidas em que fiz os gols, foi inusitado. 1º jogo Seleção de Regeneração X Água Branca, primeiro minuto de jogo, fiz um gol, tirou o centro com segundo minuto fiz outro gol. O fato se repetiu jogando pelo Brasil de Almeida, ou seja, primeiro minuto de jogo, fiz um gol, tirou o centro com segundo minuto fiz outro gol. 
- Você lembra do gol mais bonito que você fez? 
- Lembro, eu fiz o gol que o Rei Pelé não conseguiu, o lance foi igual a do jogo Brasil e Uruguai na Copa 70 no México, em que Tostão lança Pelé, e ele dá um drible de corpo no goleirão uruguaio Ladislao Mazurkiewicz Iglesias, e pega a bola pelo outro lado e chuta pra fora!! Infelizmente, o Rei não fez, tive mais sorte, foi um jogo entre as seleções de Floriano X Marcos Parente, o lance foi assim: Castilho lançou a bola, dei aquela arrancada lembrando dos velhos tempos, o goleiro saiu, fiz que pegava a bola e deixei a pelota passar, foi lindo! Peguei do lado e o filme passou pela minha cabeça, a Copa de 70, lembrei do negão Pelé, poxa, caramba, tenho que fazer, a impressão é que não acontecerá, chutei e fiquei aguardando a bola bater na rede, só aí vi o sonho, tornar realidade, foi uma explosão de alegria, todos correram para me abraçar, até os adversários me cumprimentaram. Quando lembro fico arrepiado! Às vezes fico pensando como Pelé deve ter sofrido por não ter conseguido fazer o mais belo gol da sua carreira. 
Depoimentos dessa natureza que nos deixa encantado!!!
- Mudando um pouco de assunto, você trabalhou como motorista de Caminhões?
- Sim, inclusive Eu tive um caminhão, trabalhei: na Construtora Mendes Júnior na construção da Barragem Boa Esperança em Guadalupe-PI, na construção da Ponte que une Floriano-PI ao Barão de Grajaú-MA, em 1976. Por falar em Caminhão, meu pai Joaquim Pereira, conhecido por “Seu Tunga”, além de ter um caminhão, ser motorista, era uma exímio carpinteiro, trabalhou muito para os Srs. Cristino Castro, Arudá Bucar, Filadelfo Castro e outros.

Floriano(PI), 06 de junho de 2020
Pesquisa: Adm.: César Augusto de Antônio Sobrinho


Nenhum comentário:

Semana da Consciência Negra

  A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...