1/31/2019

COEF apresenta edital para cessão de espaços para barracas no Carnaval

COEF apresenta edital para cessão
 de espaços para barracas no Carnaval
Nesta terça-feira (29), a Comissão de Organização de Eventos de Floriano - COEF, esteve no auditório da Secretaria de Educação, apresentando o Edital de Chamamento Público , que trata que trata da autorização mediante a expedição de alvará, para a utilização temporária de espaço público e exploração de durante as festividades do CARNAVAL 2019, a serem realizadas  no  período de 01 a 05 de Março de 2019.

A partir do lançamento do edital, os interessados, residentes em Floriano há pelo menos 6 meses, devem procurar a Sala do Empreendedor, no Complexo Econômico e Cultural do Cruzeiro, em até 8 dias úteis, no horário de 08h às 12h, para protocolar requerimento para o sorteio das barracas, segundo critérios estabelecidos no próprio edital. Está terminantemente proibida, a venda de bebidas em recipientes de vidro ou material perfuro-cortante, sendo ainda proibidas, churrasqueiras com brasa para produção de espetinhos e demais alimentos, permitindo apenas a utilização de chapas.

O sorteio será realizado no dia 11 de fevereiro, às 10h, caso haja vagas remanescentes, é possível a aquisição por parte dos contemplados, de mais barracas, conforme concessão ou comerciantes de outras cidades, que deverão se adequar as normas estabelecidas, que buscam contribuir com a segurança do folião. A não observância implica na perca do alvará de funcionamento, ficando o profissional impedido de comercializar no Carnaval 2019.

Para mais informações acesse o edital completo, no site: http://www.floriano.pi.gov.br/editais.php

1/29/2019

Retratos do cotidiano

À tardinha, como de costume, nas nossas visitas à terrinha, sempre é bom um passeio pela praça doutor Sebastião Martins, pela Matriz para observar o tempo, essas mudanças que ocorrem ao longo do tempo na cidade.

Essa visão ( foto ), extraída do meio da nova praça, apanhamos o casarão dos Demes, ainda suportando o tempo. As alegrias no passado eram outras, mas acontece que as mudanças vão dando um novo visual arquitetônico.

O mundo moderno é rápido nessa transição, tudo é novo, é mais bonito, mais apaixonante, mas para os saudosistas, ainda é tempo de romantismo; portanto, sempre vamos aqui lembrar dos bons tempos daquela época, do antigo bar Sertã, dos bambuais da praça, do Ponto Frio, da Rosa de Ouro, da Mascote, do bar Carnaúba e do bar São Pedro.

Vamos, portanto, aproveitar os momentos de deleite, reviver, andar nas novas ruas e praças de Floriano, para que sintamos o conforto natural dessa evolução que ainda não sabemos aonde vai dar.

1/28/2019

Cavalgada e missa do vaqueiro marcam festejos de Nossa Senhora do Desterro

Missa do Vaqueiro
Vaqueiros de Floriano e região se reuniram logo cedo na manhã deste domingo (27), para participar da cavalgada e missa dedicadas a eles, dentro da programação dos festejos de Nossa Senhora do Desterro, no Conjunto Filadelfo Freire de Castro, no bairro Rede Nova.

A concentração aconteceu no posto Ipiranga, na BR-343, de onde os vaqueiros seguiram em cortejo até a igreja de Nossa Senhora do Desterro, onde puderam ouvir a Boa Nova do Senhor e foram convidados a anunciar, em seu próprio cotidiano, a palavra libertadora que vem de Deus.

Com o tema “Comunidade de fé autêntica na partilha e oração”, os festejos de Nossa Senhora do Desterro prosseguem até o dia 02 de fevereiro, quando será celebrada a festa solene da padroeira. Todo dia acontece no templo a celebração eucarística, sempre às 19h30.

Fonte: florianonews.com

1/25/2019

Retratos de Floriano

MARIA BONITA


Vejam a nossa querida Maria Bonita nos anos vinte na demonstração colorizada do antigo Cybercafé.

Na foto percebe-se que havia algo mágico, uma certa cadência romântica, um silêncio misterioso, mas uma vontade de crescer.

Floriano já tinha dado seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento. Muitas lideranças estavam engajadas no sentido de procurar melhorar o seu dia a dia.

Os árabes, também, para aqui vieram implantar a sua coragem para exaltar o seu trabalho e a sua experiência mercantil.

Hoje, podemos vislumbrar Floriano como uma cidade que já sabe o que quer, mas ainda bastante dependente de migalhas. Ainda falta capacitação, estímulo e voluntários para mudar essa realidade.

Não podemos deixar Floriano cair à mercê da sorte!

Vamos contribuir. Chega de tanta omissão!

1/18/2019

Lançamento do Carnaval 2019 de Floriano será neste sábado

Lançamento do Carnaval 2019 
de Floriano será neste sábado
A COEF – Comissão Organizadora do Carnaval de Floriano, lançará, neste sábado (19) o Carnaval 2019, da Princesa do Sul. O evento, direcionado a imprensa, aos carnavalescos e ao público em geral, será no Cais da Beira-Rio, em frente ao Espaço Cultural Maria Bonita, às 17h e revelará a programação oficial da Folia de Momo, que este ano resgatará um tema, que deve se tornar definitivo: No Carnaval da Princesa, Você é a Majestade!

Serão divulgadas as atrações, novidades em relação aos arrastões e ao desfile, além do clima de festa, com o batuque, a animação do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018, que ainda reinam até o próximo concurso, cujas inscrições serão abertas na segunda-feira, 21 de janeiro, na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que fica no Complexo Econômico e Cultural do Cruzeiro.

Após a abertura do carnaval 2019 a festa continuará com outro evento importante, também no Cais, o Projeto Fim de Arte, que entra na sua quarta edição e apresenta artistas da terra. Neste sábado será a vez de Hiury Barros e Banda.

1/11/2019

Projeto Fim de Tarde terá nova edição

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, lançará mais uma edição do Projeto Fim de Tarde. A apresentação será realizada no Cais do Porto, no próximo sábado, 19 de janeiro. 

Após a realização do sorteio, ocorrido ontem (10), na Secretaria de Administração e Planejamento, ficou definido que a atração da vez será Hiury Barros & Banda, iniciando às 18:00 horas, em frente ao Espaço Maria Bonita.

Projeto Fim de tarde
As atrações musicais são gratuitas ao público e fazem parte do processo de revitalização do Cais da Beira-Rio, importante ponto turístico da cidade, e conta com a parceria de empresas privadas e dos músicos da cidade, buscando movimentar o local e incentivar a geração de renda. 

Segundo a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Jaqueline Mota, a iniciativa dada pela Prefeitura de Floriano e pelos parceiros locais "é uma oportunidade de promover a parte social, criando um ambiente familiar e propício ao lazer saudável", disse.

1/10/2019

3ª Copa Comércio de Futebol Society é oficialmente aberta em Floriano

Futebol Society
Foi realizada na noite da última terça-feira (8), em Floriano, a abertura da 3ª Copa Comércio de Futebol Society, que conta com a participação de 19 times de Floriano e municípios vizinhos.

Três grandes partidas no campo do Comércio Esporte Clube marcaram a abertura do evento esportivo organizado pelo desportista Júnior Bocão.
No primeiro jogo, entre os times Os Bacanas x Palmeiras Meladão, a equipe dos Bacanas levou a melhor e venceu a partida por 4 x 1.

A segunda disputa da noite ficou entre Pelada do Guarani x São Paulo do Boqueirão. No jogo os meninos do Guarani se sobressaíram e venceram o São Paulo do Boqueirão por 2 x 0.

Na terceira e última partida da noite o Atlético Florianense recebeu o time de Jerumenha. Mostrando a que veio, os visitantes deram uma verdadeira surra de gols no anfitrião florianense, vencendo por 7 x 0.

Fonte: florianonews.com

1/09/2019

RETRATOS

DE VOLTA PARA A SAUDADE

Esse é o famoso - SQUARE de Ieié, time campeão do torneio início do Férias de Inverno de setenta e dois.

Esses tradicionais torneios de futebol de salão eram realizados nas quadras do Comércio Esporte Clube e faziam a maior onda. Toda a juventude local se encontrava nesses eventos, fazendo a alegria da galera.

Na foto ao lado, vê-se Cazuza, Rafael, Roberto Holanda, Gilson (in memorian) e Gilmar de pé; Devaldino, Carlinhos Meota, Naldinho, Zé Demes e Adelmar, agachados.
Tempos bons que não voltam mais, mas que temos que ( re ) lembrar!

Amigos acompanham sepultamento do Cronista Social Hayalla

Fonte: florianonews.com
Amigos, colegas de trabalho, familiares e admiradores acompanharam, no final da tarde da última segunda-feira (7), o sepultamento do Cronista Social Francisco Marcelo, popularmente conhecido como Hayalla.

Hayalla faleceu na madrugada de segunda-feira (7), em Teresina, onde seguia em tratamento após uma grave crise de diabetes.

O sepultamento aconteceu no Cemitério São José, no bairro Alto da Cruz, onde um grande número de pessoas compareceu para dar o último adeus a figura conhecida por toda a sociedade florianense pelo trabalho realizado como comunicador, na rádio Santa Clara, e também como Cronista e proprietário do Jornal Pefil.


Fonte: florianonews.com

1/08/2019

Solenidade marca encerramento da Exposição Internacional de Presépios FranciscanoseXPOSIÇÃO

Exposição de Presépios

A Exposição Internacional de Presépios Franciscanos, organizado pelas secretarias de Cultura, Esporte e Lazer; Turismo e Desenvolvimento Econômico e Diocese de  Floriano, chegou ao fim neste sábado (5), com o tradicional "Encontro de Reis", celebração litúrgica e apresentações, na sede da Fundação Floriano Clube.

O vice-prefeito Antônio Reis esteve presente ao lado da secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Jaqueline Mota e demais secretários municipais. Frei Cláudio Santos, da Ordem Franciscana dos Frades Menores, Irmã Ana Paula da Pastoral da Criança na diocese de Floriano, ambos da comissão de organização do evento, representaram a liderança diocesana e  estiveram presentes ao lado de líderes religiosos e comunidade de modo em geral.

Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Elineuza Ramos, cerca de 1000 pessoas visitaram a exposição que foi aberta no dia 9 de dezembro,  permanecendo durante todo o mês, sempre de quinta à sábado. O acervo incluia peças de diversos continentes, unindo em um só lugar, várias culturas. 

As peças agora, devem voltar para o acervo franciscano em  Bacabal. Foi a primeira mostra desta natureza na cidade de Floriano. Segundo o Frei Cláudio Santos, em São Luís do Maranhão, a devoção ao presépio é muito forte, levando sempre a reflexão sobre o nascimento de Jesus, que deu sua vida para nos salvar, ressaltou.

1/07/2019

Dispersão Poética


Acalma-te, poeta, n'alma, essas dores de amores; sem traumas nem rancores; apenas deixa quietos, na vida, esses teus dissabores.

1/05/2019

Retratos do nosso futebol

TORNEIO DO CAMPO DOS ARTISTAS


Era ainda a época romântica de nosso futebol. Como sempre temos abordado, o campo dos artistas era o palco dos tradicionais campeonatos amadores de Floriano, o qual tinha como pano de fundo um frondoso cajueiro ( foto atual ao lado ), onde agrupavam-se atletas, cartolas, enfim, todos aqueles que de certa forma ajudavam ou atrapalhavam os espetáculos.Pois bem, chegara, então, o dia do torneio início daquela temporada, torneio esse que preambulava o campeonato principal.

Para a realização do evento, o Gusto, dono do Botafogo e seu presidente e, também, como membro da liga organizadora do campeonato, encomendara, ao seu Raimundo Beirão, renomado carpinteiro da cidade ( tratado carinhosamente ( ? ) pela sua digníssima esposa dona Joaquina, de Raimundo Beirada ), as traves que seriam postadas no estádio.

Como combinado, tudo foi feito. Confeccionados os arcos, foram estes cuidadosamente fincados nos extremos do campo, nos seus mínimos detalhes, como exigido nas regras do futebol.

O campo dos artistas estava uma beleza e o dia maravilhoso para a prática do futebol, dado que até São Pedro mandara uma boa rajada de chuva para sedimentar e esfriar o areião.

Dada a magnitude daquele belíssimo espetáculo de futebol, outro não poderia deixar de ser, o árbitro da partida, senão o grande Vicente Xeba.Tabela pronta, times equipados, disputariam a primeira partida o Santos de Cuia e o Botafogo de Gusto, sendo que todas as equipes, como Caiçara, Flamengo de Tiberinho, Ferroviário de Pedro Crente, Fluminense de Fabrício, São Paulo de Carlos Sá e outras já se encontravam equipadas e aquecidas para os embates.

Tudo bem, não fosse o incidente surgido naquela ocasião, em virtude de o dinheiro arrecadado pelo nosso amigo Gusto não ter sido suficiente para ocorrer como pagamento ao artífice Raimundo Beirão.

Ante esse fato, incontinenti, seu Beirão mandou arrancar as traves de volta, não obstante os apelos e as promessas de todos os que ali se encontravam de que a grana não demoraria.

Sem os travessões, restou aos cartolas a discussão sobre a realização ou não do torneio, muito embora soubessem que esta realização, em última instância, seria decidida pelo grande Xeba.

Assim sendo, dirigiram-se todos até o famoso rifirí, sendo que este, de dedo em riste, bradava:

- Num quero nem saber; num quero choro; vai ter jogo; faz as traves de talo de coco; num precisa travessão; num precisa dizer que gol só vale rasteiro!

Dito isso, apitando bem alto e forte, Vicente Xeba adentrou o campo numa corrida cadenciada, em marcha a ré, concitando com as mãos, alternadas, a entrada dos alvinegros ao centro do belo areial.

Em tempo:

Gilberto Lima disse...

Janclerques!

As suas reminiscências sobre a cidade de Floriano, seus logradouros e sua gente nos faz voltar ao passado, e, até parece que foi ontem.

Belas lembranças.

Quem não se lembra das boas "peladas" e competições acirradas no "campo do artista"?

No caso do citado torneio, o grande artífice (marcineiro) Raimundo Beirão e sua esposa Dona Joaquina foram os meus padrinhos de batismo, pessoas amáveis, de quem guardo fraternas recordações.

Abraços.
Gilberto Lima - São Luís-MA

"Esta obra estruturante é o sinal do nosso trabalho", diz Gustavo Neiva em visita a Floriano

Durante a visita às obras de esgotamento sanitário da Galeria Fauzer Bucar, em Floriano, ocorrida na manhã da última sexta-feira (4), o deputado estadual Gustavo Neiva (PSB) falou da importância da realização da mesma, ressaltando que a concretização de grandes obras é uma marca registrada de seu trabalho na Princesinha do Sul Piauiense.

“Estamos hoje aqui fazendo uma visita a essa grande obra, esta obra estruturante que é o sinal do nosso trabalho na cidade de Floriano, sempre trazendo obras estruturantes para a cidade, e essa é uma delas”, disse Gustavo Neiva.

Na ocasião Gustavo Neiva aproveitou para agradecer mais uma vez aos votos obtidos na cidade de Floriano e reassumiu seu compromisso em defender os anseios da população local.

“Quero agradecer mais uma vez o voto de confiança que mais uma vez recebi do povo de Floriano, na certeza de que irei procurar honrar esse voto de confiança, com muito trabalho e com muito esforço e, sempre defendendo os interesses da cidade de Floriano. Brigar por mais saúde, um Hospital Regional com mais qualidade, que os funcionários possam receber em dias seus salários e que o povo possa ser atendido de uma maneira mais humana, mais segurança e mais educação”, finalizou.

Fonte: florianonews.com

1/04/2019

Comunidades rurais de Floriano recebem obras de recuperação e ampliação de estradas

Algumas comunidades rurais de Floriano estão recebendo obras de recuperação e ampliação de estradas. 

Na tarde da última quinta-feira (3), o prefeito Joel Rodrigues ao lado do vice-prefeito Antônio Reis, de secretários municipais e vereadores, visitaram as obras na estrada que liga o Assentamento Santo Antônio, comunidade Cabaceiro e Assentamento Coelho.

Segundo o prefeito Joel Rodrigues, a obra atende as reivindicações das comunidades e visa cooperar ainda com a locomoção das crianças que usam o transporte público em Floriano.

De acordo com a moradora Joselita Barbosa, a obra facilita ainda o acesso de ambulâncias de emergência para atendimento das comunidades.

Fonte florianonews.com

1/01/2019

Retratos da cidade

Casarão do senhor Zé Bem

Este é o velho casarão, residência do casal, seu Zé Bem e dona Dora, localizado na praça do Cruzeiro, com sua arquitetura e contornos ainda preservados.

O detalhe é que, fazendo um tour junto aos arredores de Floriano, notamos uma constante alteração no contexto arquitetônico da cidade, mudanças e reformas para atender melhorias de consumo.

Seria de suma importância, por exemplo,  buscarmos parcerias junto aos seguimentos produtivos locais para discutir uma pauta importante para a preservação e revitalização desse conjunto que ainda sobrevive na velha e centenária Floriano.

Senão, daqui há pouco, já é muito tarde e, para recuperarmos o tempo perdido, teríamos que sonhar bastante; de qualquer forma, podemos começar, já, a busca de propostas diversas para compor essa pauta, para que a transição seja imputada. 

Semana da Consciência Negra

  A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...