Pular para o conteúdo principal

Flor do Mandacaru estará em cartaz nos dias 29 e 30 de setembro no Teatro Maria Bonita

Imagem: Giramundo Produções
Fonte: florianonews.com

Nos dias 29 e 30 de setembro estará em cartaz a comédia nordestina “Flor de Mandacaru” no Teatro Maria Bonita sempre as 19h em Floriano - PI. O espetáculo foi estreado e premiado recente no 7º Festival Nacional de Teatro realizado pelo Grupo Escalet de Teatro, com o prêmio de melhor maquiagem, ator revelação para Bruno Rodrigues e indicação de melhor texto (Jônea França), melhor figurino e direção.

A peça Flor do Mandacaru é um espetáculo de teatro genuinamente brasileiro. O espetáculo é da Cia Giramundo Produções Artísticas, dirigido por Annysia Carvalho e texto de Jônea França e tem a proposta inovadora nos parâmetros do teatro folclórico nordestino, buscando resgatar a nossas raízes e reescrever o teatro no Piauí.

A peça se passa em um vilarejo do sertão piauiense e mostra de forma divertida e poética os costumes e as tradições de um povo marcado pela seca, onde os habitantes estão esperançosos: é véspera do dia de São José e se chover, a colheita vai ser farta e boa. A flor do mandacaru desabrocha é sinal de que vem chuva, por isso ela é tão valiosa no sertão. Sabendo disso, Candeeiro, o malandro da região, rouba a flor e pretende vendê-la. Só que Pedro e Madalena que por ali moram, descobrem a trapaça e criam um plano para resgatar a flor.

“O foco é valorizar o folclore, as danças, músicas e peculiaridades do sertão nordestino, despertando o interesse de crianças e adultos pela cultura popular brasileira, principalmente pela cultura regional, destacando problemas ambientais como a falta de água na região dando lugar a seca, dando importância aos artistas locais e produções dos pequenos grupos de Teatro que procuram se destacar no meio artístico", declara a diretora Annysia Carvalho. 

Ainda segundo a diretora a Cia espera um público de 500 pessoas durante os dois dias de apresentação.Uma nova linguagem cênica através da expressão corporal dos atores fará a diferença ao espectador, que participará diretamente na história do espetáculo, se envolvendo e dando boas gargalhadas. 

Com uma direção inovadora dentro dos parâmetros locais e grande elenco que se intensificam em interpretar mais de um personagem, a montagem tem a proposta de uma nova linguagem teatral, buscando novas formas, efeitos cênicos e sonoros no palco. Com 50m de duração, os espectadores vão se deleitar numa Comédia simples, com um final inusitado, sem termos apelativos ou clichês.

FICHA TÉCNICA


Produção: Giramundo Produções Artísticas.
Direção: Annysia Carvalho.
Texto: Jônea França.
Elenco: Bruno Rodrigues, Fabiane Carvalho, Weslley Thiago e Wesbenilton Almeida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite