Pular para o conteúdo principal

Mercado do Cruzeiro: Assinado Termo de Ajuste de Conduta entre permissionários e prefeitura

O prefeito Gilberto Júnior, de Floriano, acompanhado do representante da procuradoria do município, o advogado Tarcísio e do secretário de desenvolvimento rural, Edvaldo Araújo, firmou no final da tarde desta última segunda, (04/05), o contrato com os 16 permissionários do Mercado do Cruzeiro.

Os comerciantes, feirantes e açougueiros estiveram reunidos para conhecer os termos de ocupação do novo espaço, assinar o contrato e receber de imediato a chave do seu estabelecimento.

De acordo com o termo assinado entre prefeitura e permissionário, o locatário não poderá alugar, vender, modificar ou danificar o espaço, pois se trata de um bem público e não particular. Eles assinaram o termo de ocupação e terão direito ao espaço pelo prazo de 5 anos, pagando o valor base já estabelecido.

O dinheiro deverá ser aplicado na manutenção do local, a prefeitura fez as contas e o gasto mensal será de aproximadamente 15 mil reais.

“Esses 16 permissionários que já tinham suas atividades regulares, já estão habilitados a iniciar as suas atividades. Nessa data de hoje, 04 de maio foi assinado o termo de ajuste de conduta, assim como os termos de permissão pra cada um dá andamento de suas atividades. E o processo de licitação para os demais espaços está aberto e nos próximos 30 dias deverá ocorrer a licitação para ocupação dos demais espaços,” disse Edvaldo Araújo, Secretário de Des. Rural.

Segundo os comerciantes o espaço do novo Mercado do Cruzeiro pode ser mais valorizado e movimentado se houver a instalação de algum correspondente bancário ou lotérica, “estamos ansiosos para começar os trabalhos, mas seria muito bom se fosse instalado algum correspondente de banco ou até mesmo lotérica, pois as pessoas que vem de outros municípios nas vans podem aproveitar e fazer todos os serviços por aqui. Isso sem falar que vai ajudar a controlar o trânsito no centro, pois as vans vêm pra cá e o povo pode circular aqui, gerando renda no lugar,” falou Fernando Lima, açougueiro.

Os permissionários vão pagar a taxa base aplicada no edital de licitação, “Os valores foram aprovados não pela prefeitura, mas por um conjunto de entidades ligadas ao setor comercial – CDL, Associação Comercial, Sebrae e Ministério Público. Chegamos a esses valores básicos que são justamente os valores que minimamente cobrem a planilha de custo inicial para manutenção, que tem uma previsão de custo mensal entre 13 a 15 mil reais,” falou o secretário Edvaldo.

“Esses permissionários não participam da licitação, isso foi um acordo firmado com eles e com conhecimento do Ministério Público, então hoje estamos aqui para assinar esse contrato de permissão e o termo de ajuste conduta entre eles e o município para que o Complexo Mercado do Cruzeiro já possa estar em funcionamento, esse foi o primeiro passo, agora vamos abrir o edital ainda esta semana para que as pessoas que tiverem interesse por um espaço desses possa estar concorrendo a um desses espaços através da licitação,” falou o prefeito Gilberto Jr.

No prédio ainda não foi feita a ligação da rede elétrica, mas o secretário de desenvolvimento rural, Edvaldo Araújo, contou que todo o sistema elétrico esta pronto, faltando apenas a ligação que deve ser feita pela Eletrobrás, e que esse pedido já foi solicitado.

Fonte: 180graus.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

Tempos de Natal

  Fonte: Dácio Melo (filho de Mestre Walter)   Véspera de Natal. Os mais velhos sentados na porta, todos animados conversando e os meninos ao redor sentados na calçada. E o Papai falou bem alto pra " todos ouvirem": - Ô, Inhá, é verdade que Papai Noel num visita minino  que dorme tarde na noite de Natal?  - E mamãe disse  "eu ouço isso desde que era pequena. É verdade" . Num demorou muito a molecada foi se levantando, passando as mãos  no fundo das calças e saindo de mansinho pra estebungar no fundo da rede. De manhã cedinho, era todo mundo revirando a cabeça pra debaixo da rede. Todo mundo ansioso pra saber o que Papai Noel deixara pra gente!  A rua amanhecia cheia de minino! Uns chutando bolas zeradas, outros puxando carrinhos pelas calçadas, alguns sentados  na calçada estirando as pernas pra mostrar os chinelos novos e os tiros de revolver de espoletas. Tudo isto ao som das notas amalucadas do violão do Tete! Ahhh, tempinho Bom!

Natal Retrô

Colaboração: Dácio Melo No início do mês de dezembro o clima mudava, o tempo mudava, no ar a expectativa pelo aniversário de Jesus!  As pessoas tornavam- se mais fraternas e mais alegres. E a meninada ansiosas pelas festas, bolos, bombons, refrigerantes, q-sucos supercoloridos, mas os brinquedos, ah os brinquedos! Eram o motivo maior da ansiedade.  Nossos sonhos giravam em torno da chegada do Papai Noel. O que será que ele vai trazer pra mim..... nas rodas de conversas todos falavam de suas preferências.......ah se ele me desse uma bola, daquelas boas que duram bastante.....eu queria um revolver de espoleta..... já eu queria uma caçamba, que aguenta carregar barro, areia e pedra.....eu me contento com uma havaiana amarela.  No dia 25 todo mundo acordava bem cedo e virava a cabeça por baixo da rede com o coração disparado de emoção pra ver a surpresa que Papai Noel deixara para nós! Fosse o que fosse, todos saiam a mostrar uns para os outros o que o bom velinho tinha nos d...