3/31/2013

PAIXAO DE CRISTO DE FLORIANO



Espetáculo teve início por volta das 20h, no Teatro Cidade Cenográfica. O ator global Tuca Andrada e a ex-BBB Gyselle Soares estão no elenco

Uma das mais belas histórias da humanidade foi recontada nesta sexta-feira (29) durante o espetáculo da Paixão de Cristo, no Teatro Cenográfica da cidade de Floriano, localizado a 240 quilômetros da capital, ao Sul do Piauí. A encenação organizada pelo Grupo Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) levou no primeiro dia de apresentação mais de 10 mil pessoas ao segundo maior teatro a céu aberto do Brasil.

O espetáculo chegou a sua 18ª edição com um elenco de 350 atores piauienses e participações especiais do ator global Tuca Andrada, como Pilatos, a ex-BBB Gyselle Soares como Maria Madalena e ainda Rafael Cardoso e Heitor Martinez.

Foto: by Portal de Floriano
Considerado um dos maiores espetáculos de fé no Piauí, a Paixão de Cristo de Floriano tem direção de César Crispim e Alisson Rocha. Segundo o diretor, este ano o evento trouxe novidades, como reformulações nos cenários, figurinos que utilizam materiais reciclados e mudanças nos processo de transformação dos atores.

Para César Crispim, fé e emoção definem o espetáculo que mostra a trajetória de Jesus do batismo à ressurreição. “Estima-se que a montagem do grupo Escalet já foi vista por mais de dois milhões de espectadores em mais de 160 apresentações no Teatro Cidade Cenográfica, em festivais e praças públicas do país. É considerado o maior evento cultural do Piauí, um atrativo que movimenta o turismo local, com mais de 20 mil espectadores por ano”, disse.

Além de florianenses, o espetáculo atraiu público de cidades vizinhas, onde grupos se organizam em excursões para assistir ao espetáculo. Quem foi à cidade em busca de uma experiência religiosa pôde conferir não apenas a Paixão de Cristo, mas também a Igreja Matriz São Pedro de Alcântara, Capela Padre Pio de Pietrelcina, Igreja Nossa Senhora da Guia e Mosteiro das Monjas.

Ao longo dos anos já estiveram presente artistas como, Claudio Heinrich, Mônica Carvalho, Dalton Vigh, Guilherme Weber, Caio Blat, Manoela do Monte, Camila Rodrigues, Patrícia Wernek, Marco Antônio Gimenez, Ricardo Pereira, Luciano Szafir, Thiago Fragoso, Alexandre Slaviero, Gustavo Leão e Marco Pigossi, interpretando papeis diferentes.

Fonte: noticiasdefloriano.com

3/27/2013

Grupo faz últimos ensaios para a Paixão de Cristo de Floriano

Com a proximidade da apresentação, todos os envolvidos com o espetáculo do grupo Escalet estão trabalhando intensamente para que tudo esteja pronto nos dias de apresentação.
A maratona de ensaios continua a todo vapor para a apresentação da Paixão de Cristo 2013, que acontece nos dias 29 e 30 de março, na Cidade Cenográfica de Floriano, localizada a 240 km de Teresina.

Com a proximidade da apresentação, todos os envolvidos com o espetáculo do grupo Escalet estão trabalhando intensamente para que tudo esteja pronto nos dias de apresentação. “Para mim tem sido uma experiência incrível participar desse processo. A sensação de ver o trabalho concluído é maravilhosa.”, conta Socorro Lima, assistente de produção do espetáculo há três anos.

Durante três meses de ensaios frequentes, os atores voltaram no tempo para compreenderem a época em que os personagens viviam e as situações que enfrentaram. “Participar desse espetáculo é, literalmente, sentir na pele a presença de Jesus. O resgate que fizemos da história para composição dos figurinos, cenários e adereços nos possibilitou uma melhor interpretação da Paixão e nos ajudou muito na composição dos personagens”, disse Kassyo Leal, que além de ser ator também integra a equipe de produção da Paixão de Cristo.

Criativo, tocante e emocionante. O espetáculo é reconhecido como uma das maiores encenações do Brasil, não somente pelo espaço grandioso no qual é encenado, mas também pelo número impressionante de pessoas que estão envolvidas na montagem, como atores, coreógrafos, dançarinos, artistas plásticos e artesãos. A Paixão de Cristo de Floriano também é destino de muitos turistas do Piauí, que escolhem a cidade pela beleza da encenação e também pelos atores de destaque nacional que compõem o espetáculo.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Piauí, Prefeitura do Município de Floriano, Caixa Econômica Federal, Ministério da Cultura, Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, Credshop, Grupo Jorge Batista, São Jorge Supermercado, Comercial Carvalho, R. Damasio, Casas das Linhas, Cacique Combustível, Jeva/Rommanel, Armazém Paraíba e Fiat Santa Clara.

Com informações da Cidade Verde



3/26/2013

CAMPEONATO DOS QUARENTÕES


Time do Sambaíba começa bem

Reunindo jogadores com idade a partir de 40 anos, começou mais um campeonato de futebol amador na cidade de Floriano. E o Sambaíba, time do meia Bitonho, o mesmo que marcou época como jogador do Cori-Sabbá, na década de 1990, foi o destaque da rodada de abertura, que teve a realização de duas partidas.

No jogo de abertura da competição, registrou-se empate de 1 a 1 entre as equipes do 8 de Julho e do 12 de Outubro. O primeiro gol da competição foi marcado por Paulo Nunes, para o 8 de Julho. Outro Paulo, o do 12 de Outubro, assinalou o gol que garantiu o empate, dando números finais ao marcador.

Na partida principal da rodada de abertura, vitória do Sambaíba sobre o Tiradentes, por 3 a 1, marcando Antônio Narciso (2) e Sebrae para o Sambaíba, enquanto Gilson descontou para os vencidos. Ressalte-se que, no Torneio Início da competição, o título ficou com o Barão, que derrotou O Carlito na cobrança de pênaltis, depois do empate de 1 a 1 no tempo normal.

Com informações de Agostinho Cavalcante
Fonte: sitedobuim

PACTO PELA EDUCÃO

Autoridades municipais e professores de Floriano que atuam nos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental, vão estar reunidos nesta terça-feira, 26, para a solenidade de abertura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

A abertura do evento será no auditório da Secretaria Municipal de Assistência e será aberto oficialmente às 08 horas da manhã, pelo prefeito municipal de Floriano, Gilberto Junior (PSB) e o secretário de Educação, professor Nelson Junior.De acordo com Nelson Junior, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetizar crianças até no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

Já o prefeito Gilberto Junior explicou também o Pacto Nacional pela Alfabetização se trata de um projeto que prevê a formação continuada de professores alfabetizadores e de seus orientadores de estudos; o envio de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais por parte do Governo Federal; avaliações sistemáticas; gestão, controle social e mobilização social.

FONTE: SECOM
IMAGEM: VALDEMIR MIRANDA

3/24/2013

Cori-Sabbá perde em casa para o Parnahyba



O time de Floriano chegou com mais efetividade pela primeira vez aos 21 minutos, em cobrança de falta do lateral direito Cacá, obrigando Aranha a desviar para escanteio.
 
Parnaiba venceu o Cori-Sabbá por 2 a 1 em um jogo decidido nos detalhes no estádio Tibério Nunes, na tarde deste sábado (23), em Floriano. Com a vitória, o time azulino chega aos 17 pontos – empatando em pontuação com o líder River, que joga neste domingo contra o Barras no estádio Juca Fortes.

O tubarão mostrou que ia dar trabalho logo no começo do jogo, ao tentar uma pressão nos minutos iniciais, mas sem levar muito perigo ao gol de Andrei. O time azulino valorizava a posse de bola, mas logo o Cori-Sabbá organizou o time, deixando o jogo igual. O time de Floriano chegou com mais efetividade pela primeira vez aos 21 minutos, em cobrança de falta do lateral direito Cacá, obrigando Aranha a desviar para escanteio.

O Cori chegou de novo aos 26, quando Cafezinho bateu para o gol e a bola saiu com perigo para a linha de fundo. A torcida queria o gol, e o alvinegro partiu para cima. Aranha, em tarde inspirada, salvou o Parnahyba mais duas vezes aos 30: primeiro em uma finalização “envenenada” de Ranielson, que foi espalmada pelo arqueiro do tubarão. 

Depois, Cafezinho pegou a sobra do lance e também emendou um chute perigoso, que Aranha também defendeu.

No fim do primeiro tempo, o meia Pelezinho deu sinais de que não poderia continuar por problemas físicos, e o ex-técnico e agora auxiliar Vanin (regularizado nesta semana como jogador) começou o aquecimento, aumentando a expectativa no estádio. No entanto, Pelezinho pediu para permanecer em campo. Neste momento da partida, as coisas começaram a dar errado para o Cori: Aos 45, Fagundes cometeu pênalti em Idelvando, que Daniel converteu um minuto depois, abrindo o placar.

Os dois times voltaram sem mudanças do intervalo. O Cori decidiu pressionar no início da etapa complementar e, antes dos cinco minutos, chegou duas vezes: primeiro em cobrança de falta de Pelezinho e depois em bom chute de Diego, de fora da área. Nesse contexto, o empate veio aos 10 minutos: Em jogada individual, Cafezinho recebeu na área, girou e bateu prensado com o lateral esquerdo Rian, mas a bola acabou entrando no canto direito.

Vanin finalmente entrou em campo aos 12 minutos, depois que Pelezinho sinalizou que não conseguiria mais permanecer na partida. O ex-técnico do time entrou com o papel de ser mais um homem de armação de jogadas, reforçando a parte ofensiva. O Cori tentava chegar ao segundo gol, mas quem marcou foi o Parnahyba, aos 21. Paroveitando falha grotesca do zagueiro Anderson, Fabinho ficou cara a cara com Andrei e não perdoou, ao mandar de perna esquerda para o fundo da rede.

Depois de uma atuação mediana, o estreante lateral esquerdo Dida deu lugar a Diego Santos. Nelson Mourão mandou o time com força total para o ataque ao tirar o volante Ian e mandar o atacante Franzé para o jogo. Paulo Moroni respondeu trocando Daniel por Zé Rodrigues. O próprio Zé teve boa chance de fazer o terceiro aos 30, ao subir sozinho e cabecear na grande área. O Cori-Sabbá ainda chegou perto de empatar e mandou uma bola na trave com Cafezinho aos 33. Final: Vitória do Parnahyba por 2 a 1.

Fonte: noticiasdefloriano.com.br

3/22/2013

Prefeito de Floriano apresenta planilha de custos para a realização da 43ª Feira Agropecuária



O prefeito de Floriano, Gilberto Júnior (PSB), esteve reunido na manhã dessa quarta-feira (20), com a direção da Associação dos Criadores do Médio Parnaíba (ACRIMEP), para discutir a parceria entre a Prefeitura e a entidade para a realização da 43ª Exposição Feira Agropecuária de Floriano, que acontece de 22 a 26 de maio próximo.

Durante a reunião, realizada no gabinete do prefeito, na Prefeitura de Floriano, o presidente da ACRIMEP, Carlos Bucar, acompanhado de outros representantes da entidade e agropecuaristas locais, além de Secretários municipais, acompanhou a apresentação feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de uma planilha com a previsão de gastos e com as reivindicações de auxílio para a realização do evento.

Por outro lado, os agropecuaristas apresentaram, também, várias reivindicações ao prefeito Gilberto Júnior como: auxílio em dinheiro, auxílio para garantir gratuidade no transporte dos visitantes dos diversos pontos da cidade até ao Parque de Exposições Raimundo Mamede de Castro, situado às margens da BR-343, trecho que liga Floriano a Jerumenha, a cerca de três quilômetros do perímetro urbano da cidade e auxílio logístico para a limpeza no interior do parque e retirada diária do lixo, durante o evento.

Parceria

Gilberto Júnior destacou a feira como um dos maiores eventos festivos do município e ressaltou que a exposição agropecuária ajuda a incluir Floriano no calendário do turismo de eventos do Estado pela sua tradição em âmbito regional e estadual.

“A Prefeitura de Floriano será parceira e irá apoiar no que estiver a seu alcance. Como todos sabem todos os municípios do Estado sofrem com queda de repasses, mas aqui em Floriano, apesar da redução de recursos, estamos com as contas equilibradas e é possível apoiar, não como gostaríamos, mas iremos apoiar de forma interessante. Essa mesma planilha será apresentada amanhã ao Governador Wilson Martins para que ele possa nos ajudar a realizar o evento em nossa cidade”, disse o prefeito, que no ato confirmou o apoio logístico reivindicado e ressaltou que realizará, nos próximos dias, uma reunião com a equipe técnica da prefeitura para avaliar o que poderá ser investido pelo município durante a parceria.

Fonte: SECOM / Imagem: florianonews.com

3/21/2013

Árvore considerada patrimônio do município cai sobre carro no centro de Floriano

De acordo com as pessoas que trabalham nas imediações do local, a árvore já apresentava nitidamente um estado de insegurança

Na manhã de terça-feira (19), no centro de Floriano, Uma árvore caiu sobre um veículo, poucos minutos depois de um condutor ter estacionado.

O motorista foi identificado como Caio de Carvalho Silva e contou sobre o acidente. “Eu estacionei o veículo por volta das 8h da manhã e vinte minutos depois estava no meu local de trabalho quando ouvi um estalo, mas não imaginei que fosse algo envolvendo o meu carro, mas logo em seguida foi minha auxiliar falar que tinha caído uma arvore sobre o meu carro”, disse Caio.

De acordo com as pessoas que trabalham nas imediações do local, a árvore já apresentava nitidamente um estado de insegurança. “Sentimos uma indignação em relação a essa árvore, pois só um louco não sabia que ela poderia cair a qualquer momento. Já tentaram cortar essa árvore, mas o pessoal da prefeitura fala que é um patrimônio do município, agora vamos ver se eles estarão responsáveis para arcar com as despesas desse prejuízo”, disse o proprietário do carro.  

Com informações do Piauí Notícias.

ALBEARTES CONVIDA

ACADEMIA DE LETRAS E BELAS – ARTES DE FLORIANO E VALE DO PARNAIBA – ALBEARTES

CONVITE

A ACADEMIA DE LETRAS E BELAS – ARTES DE FLORIANO E VALE DO PARNAIBA – ALBEARTES em parceria com a ACADEMIA DE LETRAS, ARTES E ECOLOGIA DO LESTE MARANHENSE – Timon – MA, têm o prazer de convidar V. Sª e distinta família para abrilhantarem com as suas honrosas presenças a sessão solene de lançamento do Livro “BAÚ DE PÉROLAS”, do escritor Dr. Nicolau Waquim Neto.

Ao término da solenidade será oferecido aos convidados um jantar típico da região.

A DIRETORIA
Programação:

Data: 23 de março de 2013

Horário: 20h00 min

Local: Sede da ALBEARTES

Rua Padre Reis, 950 – Bairro Sambaíba - Floriano-PI

e-mail: albeartes@hotmail.com - Tel. (89) 9985.3320 / 3522.3335

3/19/2013

PREFEITURA ANUNCIA PLANOS PARA GESTÃO DO TRÂNSITO

anunciou nesta terça-feira (19) um plano de gestão de trânsito com programas que devem ser implantados para o ano de 2013. O anuncio foi feito durante entrevista na sede da prefeitura.
 
De acordo com a prefeitura os estudos foram feitos nos últimos dois meses e alguns ainda estão sendo desenvolvidos. O diagnóstico, segundo Gilberto Junior, já mostrou os principais problemas relacionados à educação, engenharia de trânsito e fiscalização.

 
Segundo ainda Gilberto Junior foram definidas como áreas prioritárias para a ação: o centro da cidade que inclui a parte comercial de Floriano, além de outras áreas do município.

 
As mudanças começaram já no mês de fevereiro. O plano de gestão prevê a implantação de lombadas eletrônicas, sinalização, inclusive, para atender portadores de necessidades especiais e organização dos pontos de táxi. Serão instalados ainda placas indicativas que obedeça ao padrão internacional, semáforos inteligentes e criação de estacionamentos privativos. Gilberto Junior quer implantar também um plano de restrição de circulação de veículos de carga em determinadas áreas e horários específicos.

 
O prefeito anunciou ainda que pretende estudar o aumento da quantidade de agentes de transito, através de concurso público.

Fonte: florianonews.com

3/18/2013

ELEIÇÕES PARA DIRETORES NAS ESCOLAS


Nelson Jr. - Sec. Educação
O professor Nelson Soares da Silva Júnior, secretário municipal da Educação de Floriano, após ser procurado pela imprensa local, se manifestou sobre a posição do Ministério Público, quando faz cobranças sobre a obrigatoriedade das eleições para diretores das escolas do município de Floriano-PI, para o ano letivo de 2013, já que a maioria dos educadores assumiu por indicação política. Para o MP há nesse processo uma irregularidade que deve ser reparada.

Na entrevista que cedeu à imprensa, o professor Nelson afirmou que o Ministério Público está correto na sua ação e que nessa terça-feira, 19, deve procurar a promotoria. “Nós estaremos levando para o MP toda a documentação e relação das escolas que terão as eleições para diretores, são as escolas com mais de 200 alunos e vamos pedir ao promotor que nos oriente quanto esse processo eleitoral e devemos nos reunir com o pessoal do sindicato do município com o objetivo de buscar a disciplina dessa eleição.

Não há ainda uma definição do horário, em que o secretário Nelson Junior deve se reunir com o promotor Arimatéia Dourado, representante do Ministério Público.

Fonte: piauinoticias.com

RETRATOS

Floriano viveu, naturalmente, dentro das quatro linhas, seu apogeu numa época em que a comunidade se integrava de uma forma mais espontânea e o esporte, principalmente o futebol, amadoristicamente, deu sua contribuição a contento no contexto entre os anos de 1950 a 1970.

Na foto ao lado, boservamos os Escrotinho da Bola, em  jogo no campo do Floriano na década de 1980, em disputa acirrada pelos torneios que se dispuvam à época.

Em pé: Maurício, Messias, Pedrinho, Gilberto Sanches, Mindim, Judson, Padeco e Zé Ivan. Agachados: Antonio de Lú, Robert, Mocó, Valdo, Zé Neto, Xico Patrício e Valdeci Santos (Juvenil).

Uma certa vez, Cangati bandeirava um desses jogos no estádio Mário Bezerra. Num lance magistral, Chico Ivone cruza a bola na área e, em momento oportuno, Zequinha Futuca cabeceia no canto do goleiro João Martins, fazendo um golaço, mas Cangati, meio atordoado, marca impedimento.

Zequinha Futuca, põe as mãos nacintura, fica parado e fica olhando para Cangati, num gesto de pura adrenalina, faz um desabafo olhando para o bandeira em alto e bomsom:

- Cangati, filho de uma mãe, que banheira foi essa que tu apitou, infeliz!

3/17/2013

RETRATOS

Os torneios realizados no Campo Velho, também sempre nos trazem boas recordações, dentro do contexto lírico que foi o futebol amador do passado da cidade de  floriano.

Diante daquela realidade que se vivia, diversos desportistas davam de tudo para a realização desses campeonatos, onde o comparecimento da torcida era fator de grande magnitude.

O time do Vila Nova ( foto ) foi uma dessas agremiações que fez história naquela fase áurea de nossas jornadas esportivas, mesmo debaixo de sol quente, os nossos atletas buscavam sempre a melhor jogada para a felicidade do público presente.

Na expressão fotográfica, garimpada pelo nosso amigo Gilberto ( Bodão ), nos revela essa fantasia, esse sonho que somente era nosso, senão, vejam só a escalação do time do Vila Nova do técnico Ted Love, quando de um jogo no campo velho.

Em Pé: Natan ( in-memorian ),Tonhô, Zé Paulo, Luiz Urquiza, Euvaldo, Gilberto Sanches, Cesar Carnib e Robertinho. Agachados: Bindôla, Márcio Duque ( in-memorian ), Joãozinho, Raimundo Galeria, Pedro, Amarildo e Ted Love.

Aquelas tardes quentes traduziam o sentimento daqueles que presenciaram o desenvolvimento natural do nosso futebol, fazendo acreditar que o nosso futuro era brilhante e os sonhos nossos continuavam a ser uma contante no contexto lírico de nossas emoções.

CORI JOGA BEM MAS PERDE PARA RIVER


.
Um jogo difícil, onde o Cori-Sabbá voltou a apresentar bom futebol. Mas o River não desperdiçou a oportunidade de manter-se como lider isolado do Campeonato Piauiense e venceu o alvinegro florianense na tarde deste sábado (16), pelo placar mínimo de 1 a 0, na abertura do returno da competição.

Com a personalidade de quem lidera, o River começou bem melhor que seu adversário. E logo nos primeiros minutos começaram a aparecer as chances de abrir a contagem. Na primeira delas, o zagueiro Leo Santos chutou da entrada da área, mas a bola passou sobre a meta guarnecida por Andrey. Alguns minutos depois, Jeferson cabeceia e Andrey faz a defesa com tranquilidade.


Aos 13 minutos, entretando, Andrey tentou, mas não conseguiu evitar que a bola chutada por Maranhão, colocada, entrasse no ângulo superior, à sua esquerda, abrindo o placar no Estádio Lindolfo Monteiro. Um belo gol de Maranhão que dava a falsa impressão de que a vitória seria construída com facilidade.

Mas o Cori-Sabbá não sentiu o impacto pelo gol adversário. Pelo contrário. Cresceu em campo e passou a ameaçar a meta de Robinho que, inspirado, transformava-se, a cada investida do Cori, no grande nome do jogo. Kamar e Jefferson ainda tiveram boas oportunidades, mas o placar do 1° tempo ficaria mesmo em 1 a 0 para o Galo.


Na fase complementar, o Cori-Sabbá não tomou conhecimento do lider e buscou o empate incessantemtne. Viu morrer, nas intervenções sensacionais de Robinho, o melhor em campo, todas as possibilidades do empate ser estabelecido. E o River, mesmo com a expulsão de Bruno Carvalho, deixou o LM com a vitória e liderança da competição por mais uma rodada.

FICHA TÉCNICA
RIVER 1x0 CORI-SABBÁ

(Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais - Fase Classificatória - 8ª rodada - Taça Cidade de Teresina); Data: 16/03/2013 (sábado à tarde); Local: Estádio Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Francisco Pereira de Lima Júnior, auxiliado por Francisco Nurisman Machado Gaspar e Hélio Soares Freire.

Renda: R$ 9.860,00 com 904 pagantes (274 não pagantes).

Público total: 1.178 torcedores.

Gol: Maranhão 13 do 1° tempo.

Expulsão: Bruno Carvalho, aos 43 do 2 ; por jogo brusco (segundo amarelo).

River - Robinho; Tote, Leo Santos, Chcão e Zé Rodolfo (Jardel); Célio, Neto (Romano), Thiago Marabá e Jeferson; Anderson Kamar e Maranhão (Bruno Carvalho). Técnico: Edson Blevio Porto.

Cori-Sabbá - Andrey; Cleiton Mendes, Fagundes e Jackson; Cacá (Anderson), Yan (Franzé), Diego (Cledinaldo) e Pelezinho; Ranielson e Cafezinho. Técnico: Nelson Moura Mourão.
Fonte: sitedobuim.blogspot.com

3/14/2013

RETRATOS

O nosso amigo Gilberto Sanches, nos envia esssa maravilha do futebol amador florianense, onde constata o time  do Artístico Futebol Clube, equipe fundada para homenagear todos aqueles craques que passaram pelo velho e bom Campo do Artista.

Esse time da foto, à época, foi um super campeão no futebol amador de Floriano no fim dos anos de 1970 e 1980. 

Podemos observar jogadores conhecidos, em pé, como o Bóia, Zé Adala, Evandro, Tonhô, Euvaldo de dona Germina e Gilberto Sanches. 

Agachados, temos os piolhos Jair, Gimba, Chico Patrício, Robert, Zé Neto e Luiz Urquiza. 

Mascotes: Valmir Neto, Galdino Neto e Geovani Vieira. 

A Fotografia foi tirada durante um jogo no campo da Barraca do Bode.

Em tempo: 

Segundo nos conta Puluca ( irmão de Janjão ), um dos craques do passado do futebol ali praticado no campo dos artistas, o gol mais bonito que ele presenciou, ainda nos anos de 1960, foi um gol de voleio marcado pelo ponteiro direito Chiquinho, numa bola cruzada pelo atacante Danúnzio.

Muitos times ali se destacaram, como o Botafogo de Gusto, São Paulo de Carlos Sá, Fluminense de Fabrício, América de Bezerra e o Flamengo de Tiberinho.

Prefeito de Floriano recebe troféu de melhor Carnaval do PI

Nos dias de folia, Floriano recebeu entre 30 a 40 mil pessoas e aqueceu a economia, rendendo um aumento de 10% no comercio da região.

O prefeito de Floriano, Gilberto Junior (PSB), visitou o 180graus na manhã desta quarta-feira (13/03) para receber o troféu pelo título de Melhor Carnaval do Piauí no ano de 2013, que foi conquistado pelo município e m enquete realizada pelo Maior Portal do Piauí.Gilberto comemorou a premiação e falou sobre o que o troféu representa. “É o reflexo do objetivo que foi atingido, que era de manter a tradição e aquecer a economia, além de fazer da festa de Floriano a melhor do Piauí”, comenta o prefeito.Prefeito Gilberto Junior no estúdio Marcelo Barradas no 180graus

A FESTA “CARNAVAL DAS LUZES”

Gilberto Júnior lembra que o tema desse ano foi “Carnaval das luzes”. A ideia foi fazer de Floriano uma cidade iluminada para receber o Carnaval. “Iluminamos o percurso que ia da avenida Bucar Neto, passando pela Getulio Vargas, além da avenida Alfredo Estrela, até chegar a avenida Beira Rio”, explicou o prefeito.

Nos dias de folia, Floriano recebeu entre 30 a 40 mil pessoas e aqueceu a economia, rendendo um aumento de 10% no comercio da região.

SALDO DO CARNAVAL

O prefeito de Floriano se mostrou muito satisfeito com o resultado da festa realizada no Carnaval, tanto que já programa o evento de 2014. “Para a próxima festa, a organização será mantida, acrescentada de reformas estruturais nas avenidas do percurso, al ém de busca de mais parcerias”.

DIFICULDADES

Gilberto Junior compartilho com o 180graus que antes de chegar ao resultado de melhor Carnaval do Piauí houve muitas dificuldades. “Entramos dia 1º de janeiro e tínhamos apenas um mês para resolver tudo. Tivemos criar uma pré comissão de organização para analisar as finanças, descobrir as b andas preferidas da população, organizar a segurança, mas no fim deu tudo certo”, relembra o prefeito.

REPÓRTER: Alex Gomes

COLABORAÇÃO: Lorenna Ribeiro, Daniel Silva, Emanuell Amorim e Laysa Borges



CRUZEIRO DE BRANDÃOZINHO

Esse é o antigo time do Cruzeiro do piolho de bola  Brandãozinho ( que hoje mora em Belo Horizonte ), foto tirada quando disputava o tradicional campeonato da Vereda Grande de famosas e saudosas jornadas esportivas.

ESCALAÇÃO:

Em pé - Chiquinho, Zé Neto, Marquinhos, Genival, Raimundo Galeria e Gilberto Sanches.

Agachados - Cesar Carnib, Robert, Gulherme Júnior, Caraolho e Luizão.
 
Aqueles torneios, em outrora, tanto no campinho da Vereda quanto nos da Taboca, Sambaíba, Manguinha, Meladão, Caixa D´água, Cemitério e o da rua Sete causavam um frissom decisivo dentro do contexto romântico dos anos de 1970, principalmente. Os times se organizavam a contento e os jogos eram acirrados.
 
Foram dessas praças daí que surgiram vários craques para o futebol de frente, que se tivessem o incentivo necessário, naturalmente que teríamos avançado mais. Vejam o exemplo de Mocó, Zuega, Vilmar, Chicolé, Marquinhos, Walberto, Guilerme Júnior, Janjão e muitos outros, que por onde chegavam, decidiam e ganhavam em disputas. 

3/12/2013

FERROVIÁRIO DE PEDRO CRENTE


Ferrim de 1966
Um dos times do passado do futebol romântico de Floriano que se destacou, também, dentro das quatro linhas, foi o Ferroviário de Pedro Crente, onde contava com grandes craques daquele período dos anos de 1960.

O time de Pedro Crente, à época, era imbatível no estado lírico do amadorismo local. Só para se ter uma idéia, o time contava com os piolhos de bola, Hugo, Boi Búfalo, Cara Preta, Felix, Trinta, Gilberto Duarte, Gilberto Mota, Gaspar, Chapéu, Chico Ivone, Danúnzio, Luiz Orlando e o goleiro Galo Mago.

No momento, estamos garimpando uma foto do time de Pedro Crente. Por enquanto, acima, ilustramos aquele período efervecente de nosso futebol com o Ferroviário do ano de 1966, quando disputava o campeonato piauiense de futebol.

CORI-SABBÁ ARRANCA NOVA VITÓRIA FORA DE CASA

O Flamengo de Teresina, repetindo velhos erros e sem contar com um de seus jogadores mais lúcidos - o meia Niel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo - o rubro negro foi derrotado pelo Cori-Sabbá na noite de ontem (11), no Estádio Lindolfo Monteiro, por 2 a 0, e permitiu que o River conquistasse o simbólico título de campeão do 1° turno, com a Taça Estado do Piauí (Troféu Artur Braz) ficando em poder do time tricolor.

A falta de produtividade do Flamengo foi uma constante durante os 90 minutos. Para quem era favorito a uma boa vitória, foi decpecionante. O Cori-Sabbá mandou durante quase o jogo inteiro. Foram raros os momentos em que o time da capital apresentou lucidez. Quem foi ver Lúcio e Edson Di, saiu do LM frustrado.

Do outro lado, Cafezinho e Pelezinho deixavam o setor defensivo do Flamengo em polvorosa. No primeiro tempo, o Cori-Sabbá já poderia ter movimentado o plcar, mas os gols que garantiram sua segunda vitória no campeonato aconteceram na fase final. Logo aos 6 minutos, anum chute de Cafezinho, após receber passe de Pelezinho.

À medida que o tempo ia passando, os jogadores do Flamengo iam em busca do empate de forma desordenada. Na base do tudo ou nada, os rubro-negros foram à frente sem nada conseguir. Nos acréscimos, até o goleiro Robson foi tentar o gol, mas a equipe florianense ficou de posse da bola e Jackson recebeu primoroso passe para, com a meta desguarnecida, decretar o placar final de 2 a 0 para o Alvinegro da Princesa do Sul.

Com sua segunda vitória na competição, o Cori-Sabbá pass a somar 8 pontos ganhos e já sonha em uma das vagas para as semifinais. O Flamengo se mantém no G4, mas agora em 3° luigar, atrás de River e Parnahyba. A propósito de River, o tropeço do Flamengo garantiu ao Galo a conquista da Taça Estado do Piauí 2013.

FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 0x2 CORI-SABBÁ (Campeonato Piauiense de Futebol da 1ª Divisão de Profissionais - Fase Classificatória - 7ª rodada - Taça Estado do Piauí); Data: 11/03/2013 (segunda-feira à noite); Local: Estádio Municipal Lindolfo Monteiro (Teresina); Arbitragem: Júlio Cesar de Oliveira Gonçalves, auxiliado por José Nilton da Costa e Luiz Gonzaga da Silva Filho.

Renda: R$ 6.695,00 com 593 pagantes (108 não pagantes).

Público total: 701 torcedores.

Gols: Cafezinho 6 e Jackson 47 do 2° tempo.

Expulsão: Darlan, aos 43 do 2°, por prática de jogo brusco.

Flamengo - Robson; Duda, Rafael Araújo e Alessandro (Darlan); Jorginho, Bruno Potiguar, Marcelo, Lúcio (João Victor) e Rafinha; Neílson (Augusto) e Edson Di. Técnico: Celso Luiz Teixeira.

Cori-Sabbá - Andrey; Cleiton Mendes, Fagundes e Jackson; Cacá, Yan, Diego, Pelezinho (Cledinaldo) e Klayton Maranhão; Ranielson (Doraílton) e Cafezinho (Franzé). Técnico: Nelson de Oliveira Mourão.

Fonte: site do buim

3/11/2013

RETRATOS

Final dos anos de 1970, quando mais uma turma do Colégio Industrial São Francisco de Assis pousava para saudosistas de plantão.

O nosso amigo Gilberto ( Bodão ), à direita, atrás, fuçou o seu baú e nos celebra essa relíquia do passado do Colégio Industrial, quando Floriano ainda conseguia respirar com o sorriso no rosto daquela juventude cheia de sonhos.

Observando aí o pessoal, podemos reconhecer também a Lavínia Brandão, o Rômulo Primo, Elioano ( esse, não era dessa turma ), Itamar Mendes, Maria da Penha, Izaura Furtado, Gildete Fernandes, a professora Maria do Carmo Zarur, Mires Miranda, Sonaly Paulo, a professora de eletrônica Heloísa, o Geraldo Almeida, Leovegildo Mouzinho, José Augusto Carvalho, João Pedro Barbosa e o Helder Cavalcante.

Semana da Consciência Negra

  A Semana da Consciência Negra Kizomba promete emocionar e inspirar Floriano nesta terça-feira, 19 de novembro, com uma programação rica em...