Pular para o conteúdo principal

Eneas Maia e a agenda da oposição

Jalinson Rodrigues – Jornalista

O candidato vice campeão de votos em Floriano, Eneas Maia (PSDB), inevitavelmente, assume a condição de motor da oposição ao governo que começa. Pelo que declarou ao Portal Piauí Notícias, lógico, que será uma oposição no bom sentido, apontando as situações em que a Prefeitura Municipal poderá otimizar os serviço destinado ao bem estar da população florianense. Isso é bom porque afasta o totalitarismo assumido por muitos prefeitos, que ao assumirem a gestão pública, muitas vezes acompanhados de um grupo de subservientes, imaginam que podem tudo.

Muito simpático na entrevista concedida após a eleição, ficou nas entrelinhas que Eneas Maia vai continuar seus intentos políticos e convocou o seu grupo a permanecer em alerta, quando afirmou: “eu posso e quero comunicar a cada um dos eleitores florianenses que não nos afastemos da política, iremos permanecer lutando, comunico ainda que nós iremos tentar ajudar da forma como nós podemos a nossa cidade (sic)”. Assim, fica estabelecida a agenda da oposição.

Sem dúvidas, outros agrupamentos políticos do município podem, também, assumir o papel de fiscalizadores das ações do novo prefeito Gilberto Júnior (PSB). É normal que isso aconteça e muito salutar para a democracia. Afinal, o que está em discussão é o progresso do município e a consolidação da moralidade no trato com os recursos da população. Sem isso nenhuma sociedade pode almejar vencer os obstáculos do cotidiano.

Contudo, a oposição terá que exercer o seu papel com responsabilidade, pois o novo prefeito foi eleito pelo sentimento de expectativas positivas dos eleitores que o sufragaram nas urnas. O prefeito Gilberto Júnior merece todos os créditos inerentes a sua função, atribuída pelo voto, de redentor da lisura administrativa na Prefeitura do Município de Floriano.

Constatamos isso porque o último gestor foi um retrocesso político, quando aportou a família e apaniguados na Praça Petrônio Portela e se especializou em montar obras de construção civil de orçamentos, na minha opinião, suspeitos. Basta ver o que mostra o Portal da Transparência.

Portanto, o Eneas Maia, juntamente, com a ex-vereadora Ana Cleide (DEM), serão importantes na pluralidade de questionamentos que, doravante, nortearam as críticas a gestão do município de Floriano. E salve São Pedro de Alcântara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite