Pular para o conteúdo principal

ESTADO DO GURGUÉIA: PRÓS E CONTRAS

<><><>Proposta tramita no Congresso e deverá passar por um plebiscito

O Gurguéia



Os deputados João de Deus (PT) e Edson Ferreira (DEM) participaram de debate no Notícia da Manhã de hoje (29) sobre a divisão do Piauí para a criação do Gurguéia. João de Deus, que é contra, confirmou a instalação de uma coordenação na Assembleia, com a participação de intelectuais e estudiosos, que fará eventos para divulgar os argumentos contra. A proposta tramita no Congresso Nacional e deverá passar por um plebiscito, após aprovada.

Edson Ferreira afirma que o Piauí não perderá nenhum tipo de recurso com a divisão, que é um sonho antigo de quem vive no sul do Piauí. "Haverá um somatório de oportunidades, riquezas e recursos. O Piauí recebeu, em 2010, R$ 2 bilhões. Com a divisão terá R$ 4 bilhões. Teresina recebeu o que Palmas recebeu no ano passado.

Teresina ficará com o mesmo recurso que recebe hoje. Será um mar de oportunidades para todos", declara.
Segundo o deputado do DEM, outros estados, como o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins se desenvolveram muito mais após se dividirem porque cada um passou a receber o dobro de recursos do que recebia.

Já para João de Deus, o gasto com a montagem de uma nova estrutura de governo seria desperdício. Ele acredita em alternativas, como a criação de uma secretaria, ligada ao gabinete do governador, para gerenciar o desenvolvimento da região do Gurguéia, sem precisar de divisão.

"O importante é organizar propostas que desenvolvam o Piauí, como uma secretaria de articulação para aquela região, vinculada ao gabinete do governador. Com a divisão vamos ter a criação de uma Assembleia com 24 deputados, um novo Tribunal de Justiça com 7 desembargadores, um Tribunal de Contas com 3 conselheiros. O dinheiro vai entrar para construir uma estrutura de governo", argumenta.

A proposta de divisão do Estado está tramitando no Congresso Nacional. O deputado federal Júlio César (DEM) colheu assinaturas para que seja requerida urgência na votação. Tão logo seja aprovada, o plebiscito ocorrerá em cerca de 6 meses e a população dará a resposta final.

Fonte: Cidadeverde.com - Por Leilane Nunes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite