Pular para o conteúdo principal

MEIO AMBIENTE


O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente, desde então, no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente catalisa a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Em todo o Brasil as escolas, associações de proteção ao meio ambiente, entidades governamentais e não-governamentais se reúnem para desenvolver ações especificas de preservação ao meio ambiente durante uma semana – é a Semana do Meio Ambiente.

Em Floriano a secretaria municipal do meio ambiente lançou o projeto Princesa Verde que visa a arborização da cidade para combater a poluição e melhorar a qualidade de vida dos florianenses. Palestras sobre preservação, plantação e poda legal de árvores além do plantio de mudas nativas foram realizadas pelas secretaria em parceria com estudantes.

Mil mudas de plantas nativas da região foram selecionadas para serem plantadas em Floriano. As mudas foram plantadas em cinco praças da cidade, ruas e avenidas. A avenida Senador Dirceu Arcoverde recebeu 121 mudas. No local há necessidade de sombra e de ar mais puro, já que dezenas de pessoas usam o canteiro central para praticar caminhada, além das pessoas que passam diariamente pela avenida.

As mudas foram plantadas ao longo da avenida tem altura média de 1 metro, mas em menos de dois dias de plantadas as árvores já estão sendo alvo de vandalismo. 14 árvores já foram destruídas e para manter o local arborizado, a secretaria de meio ambiente pede a conscientização de todos, a fim de, contribuir com a arborização da cidade.

E além das árvores, é preciso lembrar também do Rio Parnaíba, o velho monge é o maior exemplo de degradação do meio ambiente atualmente. Riachos poluídos que já se tornaram grandes esgotos a céu aberto desembocam no rio, matando lentamente aquele que fornece vida aos que moram perto do seu leito. ( Fonte: www.noticiasdefloriano.com.br / Foto: Agamenon Pedrosa )

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite