Pular para o conteúdo principal

DECISÃO


Tratava-se de uma decisão extremamente importante dos torneios que eram disputados na quadra da velha Escola Normal. A curriola juntou-se para decidir o campeonato dentro de um clima acirrado e os ânimos bastante exaltados dada a magnitude dos eventos que ali se disputava.

Tudo bem. A rua do Fogo jogava contra o time da rua do Cruzeiro; as equipes, decididamente, mostravam seus principais craques para ganhar o torneio. O tempo estava nublado, dando um termômetro lírico naquela tarde de domingo.

Dos foguenses, por exemplo, apareceram o Cazuza, Nilmar, Jotinha, Netinho, Leal e Ribinha e Alan Kardeck; já a agremiação da rua do Cruzeiro queria ganhar a taça com Juvenal, Deló, Josair, Silva de dona Julita, Bá e Adroaldo, mas o seu principal jogador não constava da relação.

Foram correr atrás de Neguinho, na casa do senhor Zé Vieira, perguntaram pelo piolho de bola, mas a dona Inésia dissera que ele tinha ido ao INPS, fazer exame de fese ( naquele tempo, o material do exame era colhido mesmo através de uma velha caixa de fósforo ), o que lamentavelmente, comprometia o resultado do campeonato.

A rua do Cruzeiro perdera o torneio daquela temporada, pois a ausência de Neguinho era de suma importância para os prognósticos de sua equipe.

Soubemos, mais tarde, que o nosso amigo Neguinho tinha que tomar uns cachés de " mesarim " ( lembram? ), soltando tudo o que vinha pela frente. Era cura total e mais do que recomendável essa medicação à época.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOLCLORE ÁRABE - FLORIANENSE

ATITUDE SUSPEITA Salomão Cury-Rad Oka Na época áurea do comércio árabe-florianense, os clubes sociais e os clubes de serviço se caracterizavam por sua exigência em selecionar os freqüentadores. Nos idos daquele tempo, fazer parte da seleta casta freqüentadora de agremiações como o Rotary Club de Floriano, Clube de Regatas, Maçonaria e o tradicional Floriano Clube ( foto ) demandava coleguismo, filantropia, caráter e, naturalmente, contatos sociais e dinheiro. Na boa e democrática Floriano de hoje, basta interesse em servir ou em aparecer. Aliás, atualmente, ter o “perfil” de rotariano ou de maçom é mais importante que ter dinheiro ou posição social. Durante um grande período do século XX, ser de origem árabe também era um fator importante a ser considerado ( talvez, por causa do enorme montante de valores que circulava nas mãos dos carcamanos ). Obviamente, existiam importantes famílias brasileiras que também eram partícipes dos movimentos sociais em Floriano. Assim, pode-se dizer que ...

RETRATOS de Floriano

  Raimundo Carvalho  Raimundo Carvalho  Quem guarda, tem. O nosso amigo Raimundo Carvalho, um dos filhos de seu Joãozinho Guarda, hoje economista aposentado pelo Banco Central e, atualmente, morando em Brasília, estudou nos anos sessenta no tradicional Colégio Estadual Osvaldo da Costa e Silva. À época havia uma das atividades e matérias de grande destaque, que era a aula de Educação Física, orientada e sob o comando de Abdoral Alves do Nascimento (o craque da camisa 9).  Naquele tempo você tinha que adquirir a blusa de educação física, o calção e o k-chute para praticar o esporte e frequentar de forma personal as aulas que eram praticadas na quadra do Colégio. Pelo que sabemos, somente o nosso amigo Raimundo conseguiu guarda o uniforme completo bem conservado (fotos) e nos presenteia esta pequena matéria para relembrar aqueles bons tempos

Convite